terça-feira, janeiro 29, 2008

IGREJA CRISTÃ DESAGRADA COM EVENTO PAGÃO NA ESCÓCIA

Na brumosa e fria Albion, a Igreja Baptista está incomodada com as actividades pagãs e aproveita para advertir contra a prática de bruxaria.

A Federação Pagã do Reino Unido agendou um campo de Verão na Escócia, em Inchberry, perto da localidade nordestina de Fochabers, evento com a duração de três dias que se realizará em Julho e constituirá uma celebração do culto das forças da natureza.
A iniciativa contará com a presença de gentios, feiticeiras, modernos xamãs e neo-druidas de todo o País e será composta de um ritual de abertura e de várias palestras e conversas.

Perante isto, o reverendo Graham Swanson, da Igreja Baptista de Elgin, afirmou: «tenho muitas preocupações e reservas relativas à realização deste evento. Como cristão, acredito que a Bíblia nos previne sobre mexer em coisas tais como a bruxaria.»

No ano passado, a Federação Pagã realizou a sua conferência escocesa na Universidade de Edimburgo, o que irritou a União Cristã, a qual acusou a universidade de praticar uma política de dois pesos e duas medidas, visto que não autorizou uma conferência cristã sobre os perigos da homossexualidade.

19 Comments:

Blogger Treasureseeker said...

Não está a mostrar coerência nenhuma,não senhora!
Não será uma situação do género "façam o que eu digo,mas não façam o que eu faço",mas anda por lá perto.
Eu não estou,de modo algum,a tomar partido por este ou aquele lado em particular,dado que sou neutra neste campo,mas daquilo que li,a ilação que tiro é que os membros da Igreja (não Católica,é certo,mas Igreja ainda assim),não estão a mostrar abertura para com não professa a sua fé,e em vez disso,sentem um certo desejo secreto,de silenciar quem viva uma espiritualidade inteiramente oposta à sua,que é dominante,no caso concreto da Escócia,um país de maioria Protestante,religião da qual os Baptistas são um dos muitos ramos.
E aqui entra igualmente a sua reacção a um tema visto como tabu por muito líder religioso,como é a homossexualidade,ainda muito diabolizada e excomungada.No fundo,o que se viu foi uma coisa como a história da avestruz que enterrou a cabeça na areia!...

29 de janeiro de 2008 às 21:43:00 WET  
Blogger Treasureseeker said...

Errata:` com quem ´

Não fazia sentido nenhum.

29 de janeiro de 2008 às 21:46:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Cá em Portugal o padre Fontes organizou durante anos a fio o congresso de medicina popular de Vilar de Perdizes onde se discutiam praticas cuja origem em alguns casos remonta, penso eu, aos tempos do paganismo pre cristão.
No entanto o Bispo local acabou por se fartar da situação, que considerava prejudicial ao bom nome da Igreja Catolica, e proibiu-o de continuar a organizar o congresso, tendo o Padre Fontes acatado a ordem do Bispo.

29 de janeiro de 2008 às 22:25:00 WET  
Blogger Inês said...

A igreja tenta silenciar muitas manifestações de religiosidade popular. Algumas vezes até fecham as igrejas para tentarem desmobilizar pessoas que se desloquem a celebrações não reconhecidas pela igreja e que podiam aproveitar para passar pelos templos cristãos.

29 de janeiro de 2008 às 22:51:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Ainda gostaria de saber, o que é que a igreja faria se, de um momento para o outro, as pessoas começassem a abandonar a sua fé cristã, se se vissem sériamente ameaçados...o que fariam? Teria o Vaticano poder para subjugar à sua vontade os governos do mundo e, assim, organizar mais uma perseguição, veriamos nós novamente nascer uma espécie de Inquisição?!...pois eu creio que, mesmo pensando que, hoje em dia, nunca admitiriamos que uma coisa dessas acontecesse, as pessoas tendem a deixar-se surpreender por eventos inesperados, sem saberem reagir, prontamente, a essas mesmas situações. Há um periodo de inactividade, perante um acontecimento súbito, antes de haver alguma revolta. Por isso, uma ideia assim, não é tão descabida. A igreja não se sente ameaçada,têm deixado os "soldadinhos de chumbo" brincarem, porque são só soldadinhos de chumbo, nunca lhes passa pela cabeça que possam ganhar vida...

30 de janeiro de 2008 às 05:36:00 WET  
Blogger Caturo said...

A igreja tenta silenciar muitas manifestações de religiosidade popular.

O que mostra bem que a Igreja continua no mesmo combate totalitário, anti-pagão, desde há dois mil anos.

30 de janeiro de 2008 às 10:39:00 WET  
Blogger Caturo said...

A Igreja, cara Shivafaa, já não tem o poder que tinha. Se o tivesse, não havia por aí tanta «pouca vergonha» e essa mania de cada qual tem direito a pensar por si e cair na blasfémia de escolher a sua própria religião... pois, como dizia certo beato lacaio da Igreja que eu conheço, «como é que eu posso escolher o meu Deus?»... :)

30 de janeiro de 2008 às 11:33:00 WET  
Blogger Caturo said...

sentem um certo desejo secreto,de silenciar quem viva uma espiritualidade inteiramente oposta à sua

Sempre foram assim, mesmo antes de chegarem ao poder em Roma. Por isso é que foram perseguidos por alguns imperadores. Mas os Romanos, no fundo, foram geralmente ingénuos, e deixaram que muitos desses cristãos escapassem.

30 de janeiro de 2008 às 11:36:00 WET  
Blogger Caturo said...

No entanto o Bispo local acabou por se fartar da situação, que considerava prejudicial ao bom nome da Igreja Catolica, e proibiu-o de continuar a organizar o congresso, tendo o Padre Fontes acatado a ordem do Bispo.

Eu nem sabia que o padre Fontes tinha cessado de organizar o congresso...
Mais uma demonstração do que é de facto a Igreja Católica - fundamentalmente incompatível com a verdadeira essência espiritual do Povo.

30 de janeiro de 2008 às 11:38:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

CALA A MATRACA JUDEU MAÇON CONSPIRADOR E FILHADAPUTA!!!


VAIS VIRAR CARNE DE PORCO MARRANO NA BRASA.


BENDITO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.

30 de janeiro de 2008 às 12:53:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Este vai ser o teu justo castigo.
As tuas queridas amigas,uma vai ser espurgada do veneno pagão e bacoco pela lança fàlica abençoada por Deus e a outra,vitima da mentira ateista,vai ser torturada até á exaustão por um monstruoso falo polinésio da Nova Zelandia.

Preparem-se minhas lindas.Agora é que vai ser bom!!!


E quem são essas lindas?...Tu e o Ratzinger??...Hummmm...então vai ser mesmo Bom!!!

30 de janeiro de 2008 às 13:04:00 WET  
Blogger Caturo said...

Pois, cara Shivafaa... acresce que a lança do sujeito já não tem conserto, qual benção de Deus qual quê... o gajo tem é de fazer uma peregrinação a Fátima, para ver levanta a lança...

30 de janeiro de 2008 às 13:10:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"O que mostra bem que a Igreja continua no mesmo combate totalitário, anti-pagão, desde há dois mil anos."

Caturo, sabes bem que a ICAR é uma igreja aberta ao dialogo. Estás esquecido da celebração ecuménica em que um sacerdote hindú rezou na capelinha das aparições em Fátima?

30 de janeiro de 2008 às 13:57:00 WET  
Blogger Caturo said...

Tu é que estás esquecido que a Igreja acabou com essa «brincadeira», ameaçando, ou concretizando mesmo, retirar o controle do santuário aos portugueses... não te recordas?

30 de janeiro de 2008 às 14:08:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Não há peregrinação que lhe(s) valha!!

30 de janeiro de 2008 às 14:16:00 WET  
Blogger Treasureseeker said...

Ainda na sequência deste post,quero deixar a minha perspectiva,mais uma vez,sobre o modo como a Igreja Católica tem lidado com o mundo dos que lhe são diferentes e opostos,mas desta vez,não me referindo de um modo mais geral a situações ocorridas ao longo dos tempos,mas a uma figura em particular:Giordano Bruno.Este notável filósofo e cientista italiano do século XVI,teve um percurso e uma obra de grande importância para o desenvolvimento da Astronomia e da própria Filosofia ,(Espinoza recomheceu o quanto as linhas fundamentais do seu pensamento são devedoras a Giordano Bruno)deixando,ainda,a sua marca na actividade científica de um nome como Galileo Galilei,que retomou fórmulas iniciadas por Bruno.
Humanista de formação e convicção,foi uma mente inquieta,que buscou respostas para o mistério da vida para além do planeta Terra,e teve o desplante de escrever e ensinar que não estaríamos sós no Universo,que muito mais haveria por cima das nossas cabeças terráqueas,e,tomando por referência a teoria Copernicana desafiadora do Geocentrismo,proposto por Aristóteles e Ptolomeu,que impregnou,verdadeiro dogma intocável para a Igreja Católica,todo o pensamento medieval,dominado por ela,surgiu como propulsionador do Heliocentrismo,que afirmava que o Sol,e não a Terra,não sendo o centro do Universo,como o Geocentrismo afirmava,se encontrava junto ao centro,girando o nosso planeta e demais corpos celestes,junto a ele.Claro que isto foi um verdadeiro acto de blasfémia,e logo,Bruno arranjou problemas com o Papa.Mas,surpreendentemente,não foi esta a causa da perdição do filósofo:foi o seu chocar contra o dogma trinitário,pois afirmava que não existiam três essências divinas,mas sómente uma única vontade e querer.Nisto,Bruno aproximava-se de um verdadeiro Panteísmo:a ideia de um ser universal,com o nome que se lhe quisesse dar,presente em todos os aspectos terrenos,nos sentimentos e acções dos seres humanos.Numa palavra,uma essência superior reinante sobre o Universo.
Acusado de blasfémia e heresia,foi chamado várias vezes a Roma para se retractar e voltar atrás nas suas teorias relativas à natureza divina.Mas,certo dia,diz-se que por traição de um amigo chegado,Bruno foi surpreendido durante a noite,em sua casa,e detido por agentes da Inquisição,que o levaram para Roma,onde foi objecto de um simulacro de julgamento.Manteve-se indefectível até ao seu último momento,enfrentando corajosamente o seu terrível fim.Queimado vivo numa grande praça romana,foram-lhe pregados pregos na língua,para que,disse-lhe o padre que o acompanhou na execução,"não blasfemasse de que forma fosse".
O seu legado é vasto.Realizou um interessante apanhado dos ensinamentos platónicos,fundindo-os com a estrutura ideológica do Humanismo do seu tempo,tudo isto envolvido na sua grande vontade de aprender e compreender os mecanismos do mundo e do espírito.


Tirei este exemplo,com a intenção de demonstrar a atitude com que organismos poderosos e totalitaristas,como o Vaticano do século XVI,encarava o livre pensamento e a especulação científica:como um alvo a abater sem demora.O Catolicismo romano dessa época encintrava-se endurecido doutrinalmente,devido às deliberações do Concílio de Trento,realizado para fazer face à onda reformista protestante do norte da Europa,que haveria de cindir o continente em duas facções.Não havendo qualquer abertura de espírito da parte clerical para tentar perceber,através do diálogo e observação,a mensagem de Giordano Bruno,era de prever que o desfecho fosse trágico.Recentemente,a Igreja decidiu-se a reabilitar a memória de mais esta sua vítima,uma vítima a juntar a muitas outras,não só pagãs,como também judaicas e cristãs dissidentes,caídas perante a acção arrogante e destuidora do poder papal,tantas vezes intolerante e calculista,em defesa dos seus dogmas.

30 de janeiro de 2008 às 16:23:00 WET  
Blogger Treasureseeker said...

Errata: `encontrava-se´

30 de janeiro de 2008 às 16:25:00 WET  
Blogger Caturo said...

Ainda no século XIX o papa negava o direito à liberdade de culto e de consciência...

30 de janeiro de 2008 às 16:56:00 WET  
Blogger Treasureseeker said...

O Concílio Vaticano II,por mais sinais de abertura que tivesse patenteado,quando analisado no seu todo,deixava entrever,aqui e ali,nas suas entrelinhas,alguma timidez face a algumas matérias.
Tanto que,ainda hoje,questões quentes como o direito à interrupção voluntária da gravidez,a homossexualidade ou o celibato dos padres continuam a não ser questões pacíficas.
Eu acho que a constituição do credo católico apostólico obedeceu,na sua elaboração,a condicionantes geradoras de uma certa opressão mental,para não dizer,de um paternalismo conservador em demasia.

30 de janeiro de 2008 às 17:22:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home