PAQUISTÃO CONTINUA A RECEBER APOIO MILITAR NORTE-AMERICANO
O Tio Sam continua a deixar que saia do seu país apoio militar em armamento destinado ao Paquistão - agora, a empresa Lockheed Martin Corp enviou mais dezoito aviões de combate F-16 para o único país islâmico que possui armas nucleares e que está em perigo crescente de ser tomado por fundamentalistas.
É uma chatice, quando os negócios se põem por cima da política.
É uma chatice, quando os negócios se põem por cima da política.
14 Comments:
Caturo, isto é um pouco "off-topic" mas, numa recente incusão pela Wikipedia tropeçei em Beira, a Deusa Céltica (Escocesa) do Inverno, sendo considerada a mãe dos Deuses e estando envolvida nos mitos da criação do Mundo.
Terá isto algo a ver com o topónimo "Beira" da região Centro Norte do país ou é já muito forçado fazer tais comparações.
Como a Wikipedia nunca foi uma boa fonte, venho aqui saber se o Caturo sabe qualquer coisa...
Obrigado.
Nunca ouvi falar dessa Divindade, mas a ideia, se bem que ousada, não deixa de ser interessante.
É também curioso observar que Beira estaria relacionada com Cailleach, outra Deusa céltica escocesa, tida como Ancestral mítica do povo - e o Seu nome faz lembrar o dos Galaicos.
Tenho entretanto reparado na semelhança entre o topónimo português «Beira» e o britânico «Deira».
lol essa é demais ds2, e se pensasses um bocado antes de perguntar.
Beira foi o nome dado a essa regiao muito recentemente. Antes era Lusitania e depois Condado Portucalense.
Como pode o nome de uma deusa de ha mais de 2000 anos ter a ver com um nome posto a uma regiao à cerca de uns 300 anos ou menos ou talvez mais, ainda por cima com linguas diferentes.
O nome Beira é como o nome Alentejo, significa algo. Além do Tejo, Beiras não sei bem, talvez seja por estar à beira do original Portucale?
Essa tua pergunta é tão estupida que até me faz lembrar aqueles que perguntam se o nome Alba tem alguma coisa a ver com os muçulmanos.
como sempre o pagão sem paganus encontra analogias :)
beira-deira-peira-peida
hahahahaha excelente anonimos
O nome Beira é como o nome Alentejo, significa algo. Além do Tejo, Beiras não sei bem, talvez seja por estar à beira do original Portucale?
Esqueces que pode haver mais duma etimologia para uma palavra. Já agora, saberás donde virá a palavra «beira» no sentido em que estás a tomar?
como sempre o pagão sem paganus encontra analogias :)
Tu querias dizer «sem pagus»...
caturo-caturro-casmurro... blah
é palhaço mesmo.
Espera, espera...
Palhaço - palácio - palacete...
Não, essa voz vem do esgoto.
Caro anónimo, bem sei que o "Beira" é uma designação geográfica relativamente recente, do tempo da reconquista.
Mas os topónimos não caem do céu.
Não seria de todo innvulga uma tradição oral ancestral dar nome a um topónimo. Ppoderia derivar de "Terra da Beira" ou sabe-se lá o quê.
A realidad é que, rejeitando o paganismo actual, as coincidências são demasiadas para serem apenas coincidência.
Beira não tem have com "estar-á-Beira" tal como Alem Tejo ou Trás-os-Montes.
num tempo em que eram fanaticos cristaos e pouco cultos ou seja quase ninguem saberia de historia e de religiao paga, lembremos que quase ninguem ia à escola, nao havia escola. Acho impossivel que tenham dado um nome pagao à região.
Creio que foi uma grande coincidencia. Nesse tempo se dessem nome religiosos às regioes, então seriam nomes cristãos e não pagãos.
Mas na internet deve-se achar a origem do nome Beiras. Tentei procurar mas não consegui encontrar nada, talvez vocês tenham mais sorte.
Evidentemente que em tempos cristãos ninguém baptizaria uma terra com um nome pagão.
Ou não o faria conscientemente. E é aqui que bate o ponto. Há palavras de raiz arcaica que vão ficando de geração em geração, adoptando eventualmente significados diferentes, até ao ponto em que a generalidade das pessoas desconheça por completo as suas raízes. Por exemplo, a Ilha de Man, entre a Grã-Bretanha e a Irlanda, tem um nome de origem pagã - Deus Mannanan Mac Lir - mas foi inteiramente cristianizada, disso não restam dúvidas. Mesmo ao lado está um dos países mais acerrimamente católicos da Europa, o Eire, mas o topónimo Eire deriva do nome duma Deusa ou duma figura mitológica pré-cristã, Eriu. A padroeira deste país é Santa Brígida, nome que lhe vem muito provavelmente da Deusa Brigit, uma das mais importantes Deidades da Irlanda pagã.
E mesmo aqui em Portugal, quantos nomes de terras não terão origem em teónimos arcaicos?
Para já, sabe-se que Alcácer do Sal é a arabização de Salácia, cidade que recebeu este nome em honra da Deusa Salácia, Divindade marítima, esposa de Neptuno...
Não é impossível que a cidade de Lugo, na Galiza, derive o seu nome do Deus Lug, o maior do Ocidente Céltico, se bem que esta etimologia seja fortemente contestada.
Mas, mais a nordeste, é sabido que a cidade francesa Lyon deriva de Lugdunum, que significa, seguramente, «Fortaleza de Lug».
Mas que bonito, o Sebastião e o Caturo em amena troca de palavras, a propósito do paganismo.
A presença judaica em Portugal é comprovada através das lápides na "freguesia de Lagos da Beira" desde o século VI
Enviar um comentário
<< Home