domingo, julho 22, 2007

LEMBRAR A VIOLÊNCIA CRISTÃ CONTRA ELÊUSIS

Triptólemo a receber espigas de trigo de Deméter e bençãos de Perséfone

Elêusis era o local de um santuário consagrado a Deméter e a Perséfone onde se realizavam, desde pelo menos 1500 a.c., as cerimónias esotéricas (iniciáticas) mais importantes da Grécia antiga e, talvez, de toda a Antiguidade Europeia. Os chamados «Mistérios de Elêusis», ou seja, os ritos aí realizados, mantidos em segredo, eram destinados a unir o adorador aos Deuses de maneira tal que a sua imortalidade bem-aventurada estivesse assegurada após a morte.
Cícero escreveu (em «Leis II, XIV, 36) , a respeito desta iniciação, o seguinte:
«Entre as muitas excelentes e de facto divinas instituições que Atenas criou e com as quais contribuiu para a vida humana, nenhuma, na minha opinião, é melhor do que a desses mistérios. Pois através deles fomos tirados ao nosso modo de vida bárbaro, selvagem, e educados e refinados até alcançarmos um nível civilizacional; e sendo os ritos chamados «iniciações», aprendemos deles os princípios da vida, e ganhámos o poder não apenas de viver em felicidade, mas também de morrer com melhor esperança.»
No dia 22 de Julho de 395 d.c., uma horda cristã - Visigodos cristianizados conduzidos por cristãos - profanou e destruiu o santuário de Elêusis e massacrou os sacerdotes de Deméter.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++É um facto: os cristãos em regra são pacíficos, mas não deixam de poder cometer actos de violência.

25 de julho de 2007 às 01:23:00 WEST  
Blogger Paulo said...

A mentalidade da época,infelizmente,proporcionava estas situações.
O Cristianismo é pacifista,na sua essência,todavia,houve ocasiões de extremismo,lideradas por autoridades intolerantes,lamentáveis,é verdade.
Os erros do passado devem servir para melhorar o presente.
Sou Cristão e contra a violência e intolerância religiosas.

28 de julho de 2007 às 01:11:00 WEST  
Blogger Caturo said...

A mentalidade da época,infelizmente,proporcionava estas situações

A mentalidade da época, não... a mentalidade cristã, isso sim, visto que nessa época não havia pagãos a destruir templos alheios para abolir outros cultos...

30 de julho de 2007 às 17:18:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home