quarta-feira, junho 20, 2007

A PRESIDENTE INDIANA CONTRA A OPRESSÃO TRAZIDA PELO INVASOR MUÇULMANO

Pratabha Patil, a primeira mulher a tornar-se presidente da Índia, e tida como hindu moderada, está no centro duma polémica que agita o país, depois de ter declarado o seguinte:
«As mulheres foram sempre respeitadas na cultura indiana. O purdah (véu) foi introduzido para as proteger dos invasores muçulmanos. Todavia, os tempos mudaram. A Índia é agora independente e portanto este sistema deve também mudar. Agora que as mulheres estão a progredir em todos os campos, devemos apoiar moralmente e encorajá-las a deixarem tais práticas para trás.»

Acto contínuo, os líderes muçulmanos acusam-na de insultar o Islão. Ultrajados pelo comentário da presidente segundo o qual o véu foi importado para a Índia pelos invasores muçulmanos, estão a pedir ao Congresso que a deitem abaixo e escolham um candidato presidencial mais secular.


Os muçulmanos constituem cerca de catorze por cento da população da Índia (que é de mil e cem milhões de pessoas) e muitas muçulmanas usam ainda véus. Algumas hindus também o fazem perante familiares mais velhos do sexo masculino, embora tal não seja uma obrigação na sua religião.


4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Estes monhés são uns castiços.
"diz o roto ao nu: porque não te vestes tu?"

25 de junho de 2007 às 16:59:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Tem toda a moral para falar, a presidente indiana, uma vez que a Índia dos hindus pauta-se habitualmente pela liberdade e tolerância religiosa.

25 de junho de 2007 às 17:16:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Num país onde não há trabalho infantil, onde as mulheres não são assassinadas por questões de dote...

Por acaso tem tem toda a moral para falar.

25 de junho de 2007 às 21:04:00 WEST  
Blogger Caturo said...

O que está em causa é a liberdade, não o barbarismo ou os direitos das crianças.

E, em Liberdade, a Índia dá lições.

26 de junho de 2007 às 12:29:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home