quarta-feira, junho 27, 2007

PORTA-VOZ DA ASSEMBLEIA IRANIANA DOS SÁBIOS AFIRMA QUE A CONDENAÇÃO À MORTE DE SALMAN RUSHDIE ESTÁ EM VIGOR

Ahmad Khatami, da Assembleia Iraniana dos Sábios, afirmou no sermão da última sexta-feira (dia sagrado do Islão), em Teerão, que «O velho, decrépito e colonialista regime inglês apresenta-se como o defensor dos direitos humanos, no entanto atribuiu uma medalha um indivíduo corrupto e maligno (Salman Rushdie), que ofendeu os valores sagrados de mais de mil e quinhentos milhões de muçulmanos. São estes os seus direitos humanos?

(A multidão brada «Morte à Inglaterra»)

É esta a sua civilização? Este governo velho, decrépito de Inglaterra deveria saber que os dias das suas aspirações imperialistas já passaram, e hoje é considerado como um escravo da América. Deve também saber que a onda da restauração islâmica no mundo já começou, quer eles gostem quer não. Sob estas circunstâncias, conferir a mais alta honra de Inglaterra a um corrupto, que carece de qualquer espécie de talento... Ele não é considerado um proeminente novelista ou autor. Foi premiado só porque falou mal do profeta. Nestas circunstâncias, dar uma medalha a tal homem implica um conflito com mil e quinhentos milhões de muçulmanos em todo o mundo, e não ganhará nada com isso. A única coisa que vai acontecer é testemunhar o mundo islâmico a bradar em uníssono. No Irão islâmico, esta fátwa revolucionária ainda existe. É inalterável e, com a Graça de Deus, tem de ser levada a cabo.»

Vídeo com as declarações acima traduzidas para Português.
Enfim, a bazófia arrogante do costume, a completa incapacidade de entender o valor da liberdade de expressão (as perguntas de retórica sobre «os direitos humanos» e «a civilização» dizem tudo) e, claro, a ameaça da praxe, dissimulada ou nem por isso.