terça-feira, junho 26, 2007

NOTÓRIO ESQUERDISTA ADMITE QUE O MULTICULTURALISMO CONDUZ À DESGRAÇA

Uma das principais figuras da Esquerda liberal anglo-saxónica, o norte-americano Robert Putnam, académico de Harvard, proferiu recentemente declarações pertinentes e contundentes contra o multiculturalismo, dirigindo contra a ideologia da mixórdia algumas das mesmas críticas que os nacionalistas há muito disferem contra o politicamente correcto anti-racista.

Assim, Putnam afirma que as pessoas das zonas com mais mistura étnica confiam menos nos seus vizinhos e vivem existências mais isoladas.
E porquê?
Porque quanto maior a diversidade, mais fracos são os laços da comunidade e mais afastados uns dos outros vivem os habitantes.
Assim, segundo a pesquisa do professor Putnam, as pessoas que vivem em áreas etnicamente misturadas têm tendência para se fecharem no seu canto. Passam mais tempo a ver televisão, fazem menos trabalho de voluntariado e participam menos em actividades comunitárias.

Pelo contrário, as pessoas que vivem em comunidades mais homogéneas vivem mais tempo e com mais satisfação; a democracia e a economia funcionam melhor.

É possível que esta análise do professor Robert Putnam esteja já a surtir efeitos - pensa-se que a exposição dos seus pontos de vista já estão a influenciar o governo, estando assim por trás das recentes declarações governamentais em apoio duma maior coesão, especialmente porque o novo primeiro-ministro Gordon Brown enfatiza o valor da identidade nacional.

Pela primeira vez, há professores, conselheiros, médicos, homens de negócios e outros «maiorais» seriamente preocupados com os efeitos da imigração - e até o partido trabalhista tem feito mais reuniões a respeito do assunto.

Putnam diz que a longo prazo os efeitos da imigração são bons (segundo a sua perspectiva esquerdista, claro está - criação dum «nacionalismo civil», à volta de símbolos e de vivências, como aconteceu na América) mas que, a curto prazo, as más consequências não podem ser ignoradas. O mesmo estudioso afirma o impacto da diversidade é maior para os brancos, embora também afecte gente de outras raças.