sexta-feira, junho 08, 2007

PAÍS IRMÃO PROTEGE O SEU PATRIMÓNIO NATURAL CONTRA O PRIMADO DO «UTILITÁRIO» - TAMBÉM EM PORTUGAL SE VAI FAZENDO ALGO PELA FAUNA HISPÂNICA


Via Fórum Nacional,

Espanha chumba auto-estrada de 300 km para salvar lince ibérico
01.06.2007 - 00h16 Lusa

O Governo espanhol decidiu anular a construção de uma auto-estrada de 300 quilómetros entre Toledo e Córdova para proteger muitas espécies de animais em perigo, em especial o lince ibérico.
O Ministério do Ambiente espanhol emitiu um parecer desfavorável à obra por considerar que ameaçava a vida dos linces ibéricos (felinos em vias de extinção), águias imperiais e abutres negros da Serra Morena e dos Montes de Toledo.
De acordo com um porta-voz do Ministério do Ambiente, os promotores da construção da auto-estrada terão que, eventualmente, encontrar um traçado alternativo.
O lince ibérico, que habita na Península Ibérica e apresenta um porte superior ao do gato doméstico, é uma das espécies de animais mais ameaçadas do mundo e pode tornar-se o primeiro felino a desaparecer desde a Pré-História, segundo o Fundo Mundial para a Natureza (WWF).

Portugal vai criar linces em cativeiro
Actualmente existem 200 a 300 exemplares da espécie em liberdade, sobretudo no Parque Nacional de Donna, perto de Sevilha.
No início do século XX, a população de linces ibéricos rondava os cem mil felinos.
Há três semanas, os governos espanhol e português acordaram um pacto de defesa do lince ibérico, na base do qual será fundado em Portugal um centro para a criação de linces em cativeiro.
Espanha está a estudar ainda a possibilidade de acolher um segundo centro com as mesmas características, que poderá localizar-se numa quinta da Confederação Hidrográfica do Tejo, na Estremadura.

7 Comments:

Blogger Oestreminis said...

Vá lá... é bom de lembrar que por cá deixamos o lince extinguir-se (se bem me lembro os últimos vestígios t~em mais de 10 anos).

Criação em cativeiro é um princípio, que deve ser seguido da reintrodução nos seus habitats naturais, que devem ser protegidos e selados de qualquer tentativa economicista em nome do "progresso". O lince ibérico tem mais direitos a esta terra do que muitos que andam por ai em duas patas.

8 de junho de 2007 às 14:19:00 WEST  
Blogger Caturo said...

O lince ibérico tem mais direitos a esta terra do que muitos que andam por ai em duas patas.

Sem dúvida.

8 de junho de 2007 às 14:21:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

muito bem! já chega de alcatrão.

9 de junho de 2007 às 12:34:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

A Sarinha tem razão. Chegou a hora das penas.

9 de junho de 2007 às 22:07:00 WEST  
Blogger Silvério said...

Infelizmente não sou tão optimista, duvido que o lince tenha uma integração fácil enquanto não houver uma renovação da classe politica em Portugal. A questão dos habitats pode estar comprometida num país em que a industria da celulose prepara terreno para lançar as suas manapulas a cada vez mais áreas florestais. Esperemos que a sua sobrevivência não tenha de depender de algum esquema comercial antiquado. Mas a ver vamos espero que esteja enganado. :)

10 de junho de 2007 às 16:28:00 WEST  
Blogger Silvério said...

E claro deixemos de usar papel para limpar a casa e coisas do género, é sempre bom deixar de dar pretextos para a destruição do nosso património.

10 de junho de 2007 às 16:31:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

O Silvério tem toda a razão, se todos fizermos alguma coisa, as coisas podem mudar, não podemos passar a vida à espera dos governantes.

14 de junho de 2007 às 14:23:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home