sexta-feira, junho 08, 2007

CENSURA NO PARAÍSO CUBANO

Los comunistas cubanos desconfían aún más que los chinos de la libertad y pluralidad de Internet. Desde este semana queda cerrado el acceso abierto a Internet desde la empresa estatal de Correos, que solo ofrecerá servicio de correo electrónico a través de la Intranet cubana.
La dependencia del Ministerio de Comunicaciones ofrecía el servicio abierto, quedando ahora solo disponible en los hoteles internacionales, es decir inalcanzable para la gran mayoría, puesto que una hora representa 96 pesos cubanos, casi la tercera parte del salario medio.
Los internautas isleños se tendrán que despedir de sus correos de Yahoo o Hotmail. Solo podrán enviar o recibir mensajes a través de una cuenta de correo electrónico abierta con un servidor cubano y por tanto sometido a las intromisiones del régimen. Y aún esta posibilidad esta restringida. El gobierno ofrece a los especialistas autorizados en moneda nacional cuentas de correos electrónicos y navegar por los buscadores cubanos. Por ejemplo, un médico -tras las debidas comprobaciones- puede conectarse a Infomed, una red para profesionales del sector de la salud. Pero no está disponible el acceso a otras páginas de la web, que quedan a casos especiales y extranjeros.
"No sé qué voy a hacer ahora. Al cerrar el Correo tendría que ir a conectarme a Internet en los hoteles, pero cualquiera de ellos cobra casi 12 dólares por una hora. ¡Imáginate qué desastre! No tengo dinero para eso. Y ahora no podré chatear con mi novio que es músico y vive en España. Solo podré enviarle correos, pero no es lo mismo". El lamento, que resume la situación, proviene de Janet Rodríguez, una trabajadora estatal cubana de 40 años, a quien su enamorado le ayudaba a pagar los 4 dólares que costaba hasta el momento la hora de comunicación a la red de redes en las oficinas estatales de Correos.



Agora venha-se dizer que a culpa da censura cubana também é do «boicote ianque!!!»...

20 Comments:

Blogger Oestreminis said...

Bem, seria hipócrita da minha parte não comentar.

Dada a distância temporal da revolução socialista em Cuba qualquer tipode censura não pode ser justificada como armas para "travar a reacção". Em especial quando se trata da internet... o avança tecnológico transformou a Internet num bem de usufruto público cujas tentativas de censurar escondem mais os medos dos regimes do que um objectivo político bem definido. Como tal, e tal como na questão dos presos políticos, estou contra: qualquer tentativa de construção de sociedade socialista - mesmo que tenha uma génese revolucionária - tem que ser baseada na educação e livre acesso à informação de forma genérica, dotar a população de armas intelectuais para fazerem a sua própria análise e não pensar que é através da supressão da realidade que se mantém um regime.

8 de junho de 2007 às 20:00:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Pois é, ao regime cubano interessa mais proteger-se e aos seus tachos do que realmente zelar pelo seu povo...
O que me faz mais confusão é malta de cá (e conheço alguns) que ainda acreditam que Cuba é o paraíso socialista e que 'o povo está com o Fidel'.

9 de junho de 2007 às 12:37:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

O que me faz mais confusão é malta de cá (e conheço alguns) que ainda acreditam que Cuba é o paraíso socialista e que 'o povo está com o Fidel'.

São uma cambada de anormais , usam o esterco da t'shirt guevara mas não aguentavam aquela trampa de regime nem um mês.
Morte ao comunismo.

9 de junho de 2007 às 14:26:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

cadê o simpatizante do socialismo cientifico ? alô miazura, estou falando com você

9 de junho de 2007 às 16:26:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

O cobarde do Miazura quando surgem problemas pira-se e esconde-se.

9 de junho de 2007 às 19:05:00 WEST  
Blogger Oestreminis said...

Mas não precisa de estar cá o Miazura, que nem sei se adepto do "socialismo cientifico".

Mas estou cá eu.Têm algo a acrescentar oh cambada de reaccionários com a língua tão dentro do cú dos Americanos? É que Cuba, com ou sem censura, tem dos mais altos níveis de desenvolvimento humano de toda a América Latina. E isto com o bloqueio. Não vos vejo a ladrar tão alarvemente quanto vão à República Dominicana darem trocos a crianças que nem têm para comer. Não, Cuba é que é o problema.

Só o facto de Cuba incomadar tanto a direitazinha reaccionário é sinal de que algo está bem. Quanto a questão do "povo cubano", devem ter telepatia para saberem que o povo Cubano é todo como os da Flórida, bem pagos pelo Tio Sam.

Para "nacionalistas" bem me saiaram uns lacaios dos américas que vai lá vai.

9 de junho de 2007 às 19:40:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Para "nacionalistas" bem me saiaram uns lacaios dos américas que vai lá vai.

Ó comuna , ser contra o fidel e o seu regime , não significa ser lacaio dos américas , mete isto na tua cabeçinha manipulada , de uma vez por todas.
Morte ao comunismo.
Viva o Fascismo!!!

9 de junho de 2007 às 21:11:00 WEST  
Blogger Oestreminis said...

Pois não, de facto não é e uma coisa não implica directamente a outra, mas não deixa de ser quando levantam mais as orelinhas. O imperialismo Americano só vos incomóda quando vos interessa - não é inédito de resto,o imperialismo soviético tb não incomodava grandemente os comunistas, mea culpa. Da mesma forma com a censura.

Quanto a "cabecinhas manipuladas" não me faças rir, argumento vazio de quem aparece quando lhe convém e se escuda assim das críticas que lhe podem ser dirigidas. Caro "fascista", exponha lá então os seu modelos. Crie um utilizador e comente de forma a poder ser apanhado a glorificar os camisas negras ao mesmo tempo que parece tão preocupado com o que se passa em Cuba. Mandar uma bocas e uns "vivas" talvez lhe faça bem à alma mas é pouco, muito pouco, para qualquer discussão.

9 de junho de 2007 às 21:25:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Oh Oestreminis então ainda perdes tempo a dar troco a estes vagabundos?
Estes fascistasinhos são uma cambada de cretinos.

9 de junho de 2007 às 22:19:00 WEST  
Blogger Silvério said...

Calma que chega para todos, ou muito me engano, ou brevemente vamos teremos um Portugal cubano, pelo menos a ver pela quantidade de palmeiras que há por aí, e depois vemos quem tem razão.

9 de junho de 2007 às 23:41:00 WEST  
Blogger Oestreminis said...

deixa-me rir: Enfim... já que comento nos outros, vou comentando nestes também. Não tenho ilusões sobre o peso que tem a minha opinião, mas serve de catárse.

Silvino: eu compreendo que é piada mas aproveito para esclarecer um pormenor: eu não quero um "Portugal cubano"... se coisa aprendi é que aplicar modelos externos como panaceia mágina é um erro monumental(e isto sem falar no facto de não concordar com partes importante do modelo cubano, como disse na minha primeira mensagem), porque dificilmente passarão de corpos estranhos (até o liberalismo sofre deste mal desde o séc. XIX...). Estou próximo da tradição municipalista portuguesa no "meu" modelo de socialismo - curiosamente alguns dos bons textos sobre esta tradição encontram-se no Integralismo Lusitano - embora como será de esperar não subscrea a sua linha política. Se é verdade que não é preciso ser "original" em tudo acredito que Portugal tem uma matriz municipalista interessante que pode servir de base a uma organização orgânica da sociedade.

10 de junho de 2007 às 03:48:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

É que Cuba, com ou sem censura, tem dos mais altos níveis de desenvolvimento humano de toda a América Latina.

MENTIROSO , MENTIROSO , MENTIROSO.
Se te deres ao trabalho de consultar o último relatório sobre os indicadores de desenvolvimento humano , vais aprender que a Argentina , Uruguai e o Chile têm um nível de desenvolvimento superior.
Se a análise se fizer abrangendo a componente das liberdades individuais , aí então cuba fica no fim da linha a par da venezuela do demente chavez.
Fico à espera de uma resposta objectica e concreta e não de uma comunicação do comité central.
(vocês são mesmo uma praga , ai , ai, é melhor não falar em Praga).

11 de junho de 2007 às 12:02:00 WEST  
Blogger Oestreminis said...

Oh anónimo, não se empolgue tanto. Onde é que está a mentira? Querem ver que no continente americano só existem 5 países? Eu não disse que era o mais alto, e sim dos mais altos (ver http://tinyurl.com/3x72lh ou http://tinyurl.com/y2kfcu ). Além disso em indicadores como a saúde Cuba é o *único* pais num primeiro escalão, ao lado dos EUA e Canadá (http://tinyurl.com/3yhrw2) - os links acima são da Wikipedia (mas o mapa é feito com base em dados oficiais) e WHO. Considerando que também é o único país que tem um bloqueio total, directo e indirecto, da maior economia da região não me parece pouco.

Não vejo necessidade, mais uma vez, de ir por ai. Existem sem dúvida muitas coisas criticáveis em Cuba, mas uma delas não será o acesso à saúde e educação. Tal como existem muitas coisas altamente criticáves nos EUA, mas não será uma delas os limites objectivos á liberdade de expressão.

Quanto ás liberdades individuais já falei nelas anteriormente, ver acima. E a nível de direitos humanos será bom de ver que eu incluo-o junto da liberdade de expressão o acesso à saúde e educação. Criticas um é meritório, mas já agora dêem uma olhada no resto da America latina para comparações.

A piadola do "comité central" é deslocada. Até agora não foi garantidamente da minha parte que sairam objecções vagas e respostas padrão. Aliás, essa boquinha é ela própria elucidativa dos "tiques" repetitivos que infestam a pseudo-direita portuguesa, indecisa em ser simplesmente reaccionária ou a dar ares de neo-liberal.

Fale de Praga o quanto quiser. Aconselho-o até a visitá-la, bonita cidade.

E, já agora, repito o pedido de avançarem com os vossos modelos. Isto de criticar os outros às escondidas revela pouca firmeza nas próprias convicções. Pediu "respostas objectivas", creio que já as dei neste e outros comentários. Devem estar a confundir-me com um "teenager" anti-sistema que usa um Che e um lenço palestiniano. Metam isso nas vossas "cabecinhas manipuladas" (anonimo dixit).

11 de junho de 2007 às 15:34:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Veja lá os relatórios das Nações Unidas , concretamente o Indice de Desenvolvimento Humano , depois já pode repetir "enganei-me , enganei-me , enganei-me". Se não é um teenager ainda tem menos perdão , por se deixar embebedar com teorias que sempre conduziram à pobreza e decadências dos povos.

11 de junho de 2007 às 15:45:00 WEST  
Blogger Oestreminis said...

A sua mensagem foi de uma falta de deatalhe completo. Eu utilizei os documentos da ONU na minha resposta.Já que gosta de respostas concretas agradecia que me dizesse quais os documentos em questão e porque razão eu estou enganado neste ponto em particular.

Continua sem descrever a sua posição política, contudo... qual o seu "alcóol", usando a sua metáfora?

11 de junho de 2007 às 16:07:00 WEST  
Blogger Oestreminis said...

Pensando melhor não precisa de dizer o seu alcóol. Para ser absolutamente honesto não acredito que seja preciso comparativos para se poder criticar, pelo que estava a ser desnecessáriamente provocatório neste ponto.

11 de junho de 2007 às 16:20:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

A sua mensagem foi de uma falta de deatalhe completo.

Os relatórios do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento ). São os mais crediveis pois utilizam o IDH (Indice de Desenvolvimento Humano ) que combina , como sabe , uma série de indicadores de desenvolvimento.
O meu alcóol é Portugal e os portugueses.
PÁTRIA
HONRA
FAMILIA
DISCIPLINA
DIGNIFICAÇÃO do TRABALHO

11 de junho de 2007 às 18:58:00 WEST  
Blogger Oestreminis said...

Pois, mas o meu segundo "link" acima é o relatório do PNUD. Usei o "tinyurl" porque os endereços não "quebram" decentemente nos comentários por serem muito grandes.

Mas seja como for duvido que muito mais saia daqui... por muito que se queira até os números são passíveis de interpretações diversas. Falo de ambos, bem entendido.

Quanto ao seu "alcóol", não me parece mau. A disciplina talvez figure entre pares mais nobres, apesar da sua importância.

11 de junho de 2007 às 19:54:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

MENTIROSO MENTIROSO MENTIROSO

olha olha, então leitão porcalhão, saíste do teu chiqueiro para vir mandar umas bojardas?

Volta lá para o esterco de onde vieste e não venhas para aqui resfolegar que já já cheiras mal.

14 de junho de 2007 às 14:35:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

olha olha, então leitão porcalhão, saíste do teu chiqueiro para vir mandar umas bojardas?

Volta lá para o esterco de onde vieste e não venhas para aqui resfolegar que já já cheiras mal.

O medo tolda-te as ideias.

14 de junho de 2007 às 16:39:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home