quarta-feira, maio 16, 2007

CRIME ABJECTO EM INSTITUIÇÃO DO ESTADO

"No dia 27 de Março de 2007 foram abatidos indiscriminadamente 16 cães que estavam no Canil Municipal de Beja. O que me leva a denunciar esta triste ocorrência é um conjunto de situações que descambou neste triste fim.
Os animais errantes do concelho de Beja são capturados e levados para o canil municipal que se divide num canil exterior com cerca de 3 por 7m e um edifício com quatro levas que, por sua vez estão divididas em boxes de 80 por 80cm.
Durante meses, os animais capturados foram "empilhados" dentro do espaço exterior. Cadelas com cio misturadas com vários machos, cachorros misturados com animais doentes...
Por várias vezes foi esta situação reportada pessoalmente no gabinete do Pelouro responsável. Foi feito envio de fotos por email mas a situação manteve-se.
Chegou ao ponto de o nº de animais dentro do canil exterior de 3 por 7m ascender a 30. O animais nem tinha espaço para mexer-se.
O Cantinho dos Animais de Beja, cujo canil está alojado paredes-meia com o Canil Municipal (o terreno pertence à Autarquia) disponibilizou-se a, em conjunto com as duas associações estrangeiras (uma sueca e outra alemã) tirar fotos dos animais e a tentara encontrar donos para os mesmos, inclusivé em detrimento dos animais da Associação, tal não era a situação precária em que se encontravam.
Isto passou-se entre 20 a 22 deste mês. Tínhamos já agendado a data para tirar fotos e fazer análises ao sangue (sem qualquer custo a imputar à Câmara!) quando, na sequencia de contacto com o encarregado do Canil, o sr. informa que já não tínhamos autorização para tirar as fotos.
De imediato contactou-se pessoalmente o Pelouro e foi-nos confirmada a não-autorização mas que, em alternativa, um funcionário da Câmara iria fazê-lo. Embora a situação fosse caricata aceitou-se a decisão.
O referido funcionário tirou fotos a apenas 18 animais, sem dúvida os que teriam melhor aspecto. O fim dos outros ficou determinado a 27 de Março quando, sem pré-aviso algum, a Veterinária Municipal, fazendo-se acompanhar de um auxiliar, dirigiu-se às instalações para abater todos os seus ocupantes.
O funcionário da associação, que há muitos anos conhece o procedimento de tratamento e abate da Veterinária Municipal intercedeu junto da mesma para que não continuasse, ao que foi ameaçado com a pessoa do Vereador e a Polícia.
Talvez a forma como o nosso funcionário intercedeu na matança não fosse a melhor, mas é ele quem, dia após dia, testemunha as situações, tendo por várias vezes feito tratamento a alguns animais porque a Veterinária apenas se desloca ao Canil para abater cães vadios ou para vacinar os cães em tempo estipulado pela legislação. Por várias vezes, vários amigos do Cantinho arcaram com as despesas de eutanásias devido à ausência/incompetência da Veterinária. Ontem o método de abate que foi testemunhado foi o seguinte: a Veterinária e o auxiliar usaram luvas de aço (iguais às usadas nos talhos), colocaram açaimes nos focinhos dos cães e injectaram o produto directamente no coração provocando uma tortura atroz que nem sempre causava a morte (alguns animais ainda estavam vivos enquanto os atiravam para a pilha de cadáveres). Além das óbvias questões de ética que se levantam, cabe-nos divulgar este tipo de acontecimento para que não se repita no futuro. Para tal, contamos com o V. apoio para mostrar à Câmara Municipal de Beja a força das associações, agrupamentos e particulares que lutam pelos Direitos dos Animais.
Por favor, enviem a V. mensagem de desagrado para geral@cm-beja.pt
Obrigada"
Podem acompanhar o desenolvimento deste massacre em http://www.companhiadosanimais.pt/forum/viewtopic.php?t=25671&highlight=canil+municipal+beja

Há rios de dinheiro para integrar os imigrantes, para perdoar dívidas aos palops, mas não há meia dúzia de tostões para permitir uma vida condigna a animais inofensivos e amigáveis - ou, pelo menos, para vigiar e punir severamente este tipo de crimes?
Vergonha terceiro-mundista.

23 Comments:

Anonymous Anónimo said...

ouvi dizer que o pantera sabe onde está a madeleine

16 de maio de 2007 às 13:39:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Fui fazer uma visitinha ao site do pnr e encontrei este apelo lacinante: "Vasco Leitão, Dirigente Nacional do PNR, preso por delito de opinião. Liberdade já!".
Já pensaram pedir solidariedade à Amnistia Internacional ou à Sociedade Protectora dos Animais?

16 de maio de 2007 às 15:26:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

mas o leitão já está solto......

16 de maio de 2007 às 15:36:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Já tá solto?
E estão à espera de quê para voltar a prender o porquinho?
Vou já telefonar para o DIAP. a Dra. Francisca Van Dunnen tem de tomar uma atitude!

16 de maio de 2007 às 22:34:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Desculpem a imprecisão. A senhora já não é do DIAP.
Agora é procuradora distrital de Lisboa.

17 de maio de 2007 às 00:03:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

sempre disse, o grau de civilização de um povo vê-se pela forma como tratam os seus animais...

17 de maio de 2007 às 12:32:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Mas pelos vistos andam por aqui uns animais inrracionais, uns verdadeiros atrasados mentais como o "deixa-me rir".
Será que nem pelos os pobres Animais tens respeito?

Visigodo

17 de maio de 2007 às 13:45:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Oh Visigodo, em primeiro lugar uma pergunta pretinente: por acaso já fizeste a prova anual de pureza racica? Olha que, se não o fizeres dentro do prazo, podes perder a certificação DOP.

Quanto à afirmação que fazes, deixa que te diga que estás enganado, respeito muito os animais. Não respeito nada é o leitão e outros porcos que por ai andam.

17 de maio de 2007 às 15:25:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Respeito, mas estou-me nas tintas para o que lhes façam.

17 de maio de 2007 às 15:45:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Eh pá, este ultimo deixa-me rir não é o deixa-me rir. O verdadeiro deixa-me rir sou eu. Nada de usurpações.

17 de maio de 2007 às 16:36:00 WEST  
Blogger Vera said...

Como se tivesses muito para usurpar.

17 de maio de 2007 às 17:21:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Como se tivesses muito para usurpar.

Ahahahhahahhhh...

17 de maio de 2007 às 19:07:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Vera, minha linda, cada vez que me dizes qualquer coisa fico todo derretido.

És tão boa fisicamente como de espirito? Temos de ir beber um copo!

17 de maio de 2007 às 21:32:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

E tu oh Caturo, estás a rir-te de quê? Grande palhaço!

17 de maio de 2007 às 21:33:00 WEST  
Blogger Vera said...

Vá lá, não o irrites, caturo.. Ele fica ofendido!

17 de maio de 2007 às 21:54:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

É verdade oh Verinha, o gajo irrita-me mas tu dás-me cá um tesão.

17 de maio de 2007 às 22:59:00 WEST  
Blogger Vera said...

Tu dás-me pena... nem sabes quem nem por onde atacar, disparas para todos os lados...sem saber ao certo porque o fazes :) Diz-me lá, é porquê? stress acumulado, tempo livre, falta de informação...?

17 de maio de 2007 às 23:41:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Atrasado Mental

18 de maio de 2007 às 16:41:00 WEST  
Blogger Vera said...

Também é uma boa hipótese!

18 de maio de 2007 às 23:14:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

E... ainda uma outra, é:



Retardado

19 de maio de 2007 às 07:06:00 WEST  
Blogger Caturo said...

É verdade oh Verinha, o gajo irrita-me mas tu dás-me cá um tesão

A ti ninguém dá tesão, ó capado.

21 de maio de 2007 às 15:06:00 WEST  
Blogger Caturo said...

E tu oh Caturo, estás a rir-te de quê?

Estou-me a rir da tua humilhação, que levas porrada de todos os lados sem te conseguires defender, ó filhadaputa. Porquê, há azar?

21 de maio de 2007 às 15:20:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Não tenho culpa do que os meus donos me fizeram. Transformaram-me neste dejecto canino com todas as suas experiências de mistura de genes. Hoje não sei o que sou, nem tenho sentido para a minha vida, preciso de ajuda, mas este tique nervoso de respingardar contra toda gente toma conta de mim. Só me resta continuar nas minhas práticas consumistas se conseguir arranjar forças para sair do computador onde levo esta vida miserável.

25 de maio de 2007 às 11:12:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home