quarta-feira, janeiro 03, 2007

UM POVO SEM MEMÓRIA É UM POVO SEM FUTURO




A Ciência parece confirmar isto mesmo, ao seu modo idiossincraticamente prosaico...
«As regiões do cérebro relacionadas com a memória e com a habilidade para recordar imagens vividas em experiências passadas também permitem a cada pessoa projectar o futuro, revela um estudo da Universidade de Washington, citado pela Lusa.
(...)
«No nosso dia-a-dia, gastamos provavelmente mais tempo a projectar o que iremos fazer no dia seguinte ou mais tarde do que a recordar, mas pouco é sabido acerca de como damos forma a essas imagens mentais sobre o futuro», disse Karl Szpunar, autor do estudo e aluno de doutoramento em psicologia da Universidade de Washington.
«As nossas descobertas sustentam a ideia de que a memória e o futuro do pensamento estão altamente relacionados e ajudam a explicar por que é que o pensamento sobre o futuro pode ser impossível sem memórias», acrescentou.
O estudo permite começar a compreender como a mente humana confia na recolha de dados vividos em experiências anteriores para se preparar para desafios futuros, sugerindo que visionar o futuro pode ser um pré-requisito essencial para muitos processos de planeamento.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

"um povo sem memoria é um povo sem futuro"
frase que se aplica na perfeiçao aos galegos do norte de portugal.
Nao tem futuro nenhum enquanto povo, o seu futuro sera a sua morte

4 de janeiro de 2007 às 17:16:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home