quarta-feira, dezembro 13, 2006

«BLOG POWER» - PODER BLOGUEIRO...

Os blogs estão a tornar-se num fenómeno cada vez mais relevante e, dentro de uma década, serão considerados órgãos de comunicação equiparados aos tradicionais, revelam as conclusões de dois estudos apresentadas hoje em Paris.
Dentro de 10 anos, o blog será «um meio de comunicação social como os outros», afirmaram dois investigadores da denominada «blogosfera», Dave Sifry, fundador do motor de pesquisa americano Tecnorati, e Alexis Helcmanocki, responsável do instituto de sondagem francês IPSOS.
Falando no «Web 3», um encontro internacional realizado em Paris, Dave Sifry afirmou: «A ideia de que somos ao mesmo tempo produtores e consumidores, podendo contribuir activamente para as nossas próprias decisões e as dos nossos amigos e vizinhos, será tão natural no futuro como é hoje ler um jornal».
O facto de 60 milhões de blogs estarem catalogados no fim Setembro - sendo criados a um ritmo de três milhões por mês - leva a crer que o blog se vai impor definitivamente junto dos usuários da Internet.
(...)
O mesmo estudo permitiu apurar que os blogs influenciam quem os consulta ao nível dos comportamentos de consumo, tendo 34 por cento dos entrevistados respondido que podem renunciar a uma compra após ter lido comentários negativos sobre o produto num blog.
Já para 52 por cento dos cibernautas europeus questionados, os comentários positivos expressos num blog podem reforçar a escolha do consumidor, revela a sondagem levada a cabo pelo IPSOS
.


O Génio do Homem Ocidental continua a revelar-se - sendo a Democracia um produto exclusivo do Ocidente, produto natural duma mentalidade que se caracteriza pelo culto da Liberdade e, consequentemente, da insubmissão, quer colectiva quer individual (ou em caminho inverso, talvez...), é nada mais do que natural que também a informação - a grande actividade/arma/vivência do mundo actual - se democratize.

Claro que há quem não goste. Mas, queira-se ou não, «os blogs não vão acabar em 2006 nem nunca. Quem difundiu a ideia dos blogs como uma moda foram os meios comunicação tradicionais, quando se aperceberam de que deixaram de ter a administração exclusiva do espaço público de comunicação e da agenda», disse José Luís Orihuela, professor da Universidade de Navarra, pioneiro na utilização de blogues como ferramenta de ensino e aprendizagem, que, na passada sexta-feira, revelou no Porto que a blogosfera está «a crescer a um ritmo que duplica a cada seis meses».

Ora José Luís Orihuela acertou em cheio na sua interpretação do que motiva alguns a dizerem que o fenómeno do «blogue» não passa duma moda - medo de perderem o seu feudo...

Mas este medo não é apenas económico-profissional. É também um medo político, e isto José Orihuela não disse.

E é político porque certa(s) tropa(s) ideológica(s) que controla(m) os meios de comunicação sucial fica(m) previsivelmente irritada(s) ao constatar(em) que a internet veio dar voz a correntes doutrinais que costumavam pura e simplesmente ser silenciadas ou até distorcidas nas suas mensagens. Porque, em sociedades de massas, quem controla a informação controla o poder (costuma-se até falar no chamado quarto poder, o dos média) - e se os militantes de determinada ideologia são continuamente ignorados, caricaturados e/ou demonizados por quem tem por obrigação informar o Povo, é óbvio que nunca poderão disseminar o seu ideal junto da sua própria gente.

Ora a internet veio mudar isto, e, neste campo, o blogue destaca-se particularmente, uma vez que se trata dum site gratuito, de fácil acesso e relativamente fácil manutenção, ao alcance de qualquer indivíduo de classe média ou até de classe baixa.

Doravante, as elites que até aqui tinham controlado as entradas e saídas no poleiro da Voz Pública, perdem com crescente estrépito o seu monopólio, porquanto qualquer cidadão anónimo, desconhecido, talvez mesmo, escândalo dos escândalos!, completamente «out» relativamente aos cânones do Pensamento Correcto E Admissível Tal Como É Determinado Pelos Excelentes Seres Humanos Possuidores da Verdade Humanista E Universalmente Fraternalista Que Como Se Sabe É A Única Possível E Imaginária, qualquer «incivilizado», não domesticado nem previamente castrado, pode agora dizer publicamente de sua justiça, em atitude completamente «despropositada» e imprevisível...

E, de repente, os Excelentes Seres Humanos Possuidores da Verdade Humanista E Universalmente Fraternalista Que Como Se Sabe É A Única Possível E Imaginária ficam apreensivos... ou até mesmo assustados... ou até mesmo raivosamente acagaçados... não esperavam uma «prenda» destas, logo agora que a «coisa» estava a correr tão bem, já praticamente não tinham verdadeiros opositores ideológicos e podiam destarte fazer da praça pública, e até privada, o seu campo de reeducação das massas, transformando-as em plasticina, matéria cada vez mais maleável com a qual poderiam construir o seu novo mundo, habitado somente pela sua nova humanidade sem fronteiras de espécie alguma - nem de raça, nem de etnia, nem de nação, nem sequer de família (uma coisa de cada vez... a fronteira que tem estado sob ataque mais cerrado é a da raça...)...

Eis porém que Mercúrio, Deus da Comunicação, introduz novo elemento nesta história e, subitamente, o Grande Projecto Fraternalmente Urdido Pelos Excelentes Seres Humanos Possuidores da Verdade Humanista E Universalmente Fraternalista Que Como Se Sabe É A Única Possível E Imaginária... começa a ser publicamente contestado por aqueles que, até então, tinham tido de se limitar ao panfleto e ao auto-colante de reduzida visibilidade.

Trata-se pois da entrada em cena dos «racistas».

E os Excelentes Seres Humanos Possuidores da Verdade Humanista E Universalmente Fraternalista Que Como Se Sabe É A Única Possível E Imaginária, que sempre gostaram de bater no peito a gritar que eram democratas dos quatro costados, e de longa data, descobrem de repente que afinal não gostam de brincar à Democracia. Porque a Democracia só era gira quando o Povo tinha de se limitar a pensar sob os parâmetros decididos pelos Excelentes Seres Humanos Possuidores da Verdade Humanista E Universalmente Fraternalista Que Como Se Sabe É A Única Possível E Imaginária.

Acto contínuo, os Excelentes Seres Humanos Possuidores da Verdade Humanista E Universalmente Fraternalista Que Como Se Sabe É A Única Possível E Imaginária perdem as estribeiras - que diabo, um homem não é de ferro! - e começam então a sugerir que tem de haver um controlozito na internet, pois é, tem mesmo de ser, que é para evitar a pedofilia, a violência, a pedofilia, a pedofilia também, o racismo, a pedofilia...

Mas espera... o racismo... aí metido?...

Pois, é que o «racismo» tem de ser considerado como um crime ideológico, um «delito de opinião», isto segundo a perspectiva dos Excelentes Seres Humanos Possuidores da Verdade Humanista E Universalmente Fraternalista Que Como Se Sabe É A Única Possível E Imaginária - e por «racismo», já se sabe, entendem que é todo o pensamento que faça discriminação com base na raça, porque, conforme ensina o Sagrado Dogma da Igreja dos Excelentes Seres Humanos Possuidores da Verdade Humanista E Universalmente Fraternalista Que Como Se Sabe É A Única Possível E Imaginária, dar direitos diferentes a pessoas de origens diferentes, ou dar primazia a pessoas da sua própria Estirpe em sua própria casa, constitui nefando pecado mortal...

E da incomodidade, passam à indignação!!! quando os «racistas» mostram que há todo um modo de pensar, de sentir, de agir e de falar que é visceral e integralmente coerente e que se opõe ponto por ponto a praticamente tudo o que é pensado, sentido, feito e dito pelos Excelentes Seres Humanos Possuidores da Verdade Humanista E Universalmente Fraternalista Que Como Se Sabe É A Única Possível E Imaginária.

Por conseguinte, os «racistas» demonstram que nada obriga a acreditar que amar o «outro» é um dever ético e que a solidariedade para com povos alienígenas é moralmente obrigatória; e quando os «racistas» declaram entretanto, sem qualquer falha lógica, que não dar primazia à sua própria gente é profundamente errado e aberrante. E que, por isso, os Donos da Boa Moral Humanista bem podem é limpar as mãos à parede com os seus ideais - porque, por mais surreal que possa parecer, praticamente tudo o que os Excelentes Seres Humanos Possuidores da Verdade Humanista E Universalmente Fraternalista Que Como Se Sabe É A Única Possível E Imaginária pensam, dizem, sentem, fazem e dizem aos outros para fazerem, pura e simplesmente pinga de sujidade, mete nojo aos cães e constitui o próprio símbolo do que deve ser combatido e destruído sem contemplações.



Curiosidade engraçada: já existe um «dia do blogue»., que calha, em 2007, no dia 31 de Agosto, quando cada blogueiro indicar no seu blogue cinco outros blogues como forma de divulgação da blogosfera.

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

"tem mesmo de ser, que é para evitar a pedofilia, a violência, a pedofilia, a pedofilia também, o racismo, a pedofilia...

Mas espera... o racismo... aí metido?..."


Não fizeram o mesmo quando foram lá fazer a manifestação contra a pedofilia? Misturaram a questão da pedofilia com a homosexualidade.

É. Mete nojo este tipo de tácticas.

14 de dezembro de 2006 às 19:16:00 WET  
Blogger Caturo said...

De certeza que a homossexualidade tem mais a ver com a pedofilia do que o racismo...

14 de dezembro de 2006 às 19:30:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Bem, isto na tua opinião. Na minha, não há nada de errado com a homosexualidade - é um direito que veio com o nosso liberalismo europeu. Estas táticas do PNR são dignas de um país muçulmano que oprime as suas minórias. Excepto que vocês não têm qualquer poder.

Pelo contrário, a pedófilia e o racismo podem levar ao abuso de terceiros: sexual por um lado, e violência pelo outro.

No entanto, não havia de misturar as duas coisas, porque é baixar ao vosso nível.

14 de dezembro de 2006 às 20:33:00 WET  
Blogger Caturo said...

Não é minha opinião... pedofilia é sexo, racismo não... e muitos homossexuais têm sexo com crianças.

E nem sequer estou com isto a dizer que a homossexualidade é errada ou que conduz necessariamente à pedofilia.

14 de dezembro de 2006 às 21:05:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

" Cada gota de sangue derramada sobre um território, sob a bandeira do qual não se nasceu, é uma experiência recolhida por aquele que sobrevive, a fim de aplica-la, em seguida, à luta pela libertação de seu lugar de origem. E cada povo que se liberta é uma etapa ganha da batalha pela libertação de seu povo".

15 de dezembro de 2006 às 00:38:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home