quarta-feira, dezembro 13, 2006

O MASSACRE ESCONDIDO

Coelhos mortos «sem atordoamento eficaz» e a viverem em «condições extremamente pobres» são algumas das situações que investigadores da associação Animal garantem ter encontrado em quintas de peles em Portugal, escreve a Lusa.
Em comunicado, esta associação que defende os direitos dos animais revela que, no final de Outubro, investigadores entraram disfarçados «no mundo da produção e comércio de pêlo de coelho em Portugal». Falaram com «agentes-chave desta indústria, usando câmaras ocultas para captarem em vídeo provas da violência a que as verdadeiras vítimas da moda neste Inverno são sujeitas».
«Coelhos aterrorizados mantidos em jaulas miseráveis são mortos com apenas seis semanas idade, ou com entre três a cinco meses, se criados apenas pelo seu pêlo», segundo os investigadores da Animal.
A associação destaca ainda a morte dos coelhos «sem sequer haver atordoamento eficaz, com os animais ainda conscientes depois de terem sido degolados, sendo o seu pêlo imediatamente separado dos seus corpos». Estas situações constam de um vídeo que a Animal está a divulgar publicamente.
A investigação apurou ainda que «espécies especiais de coelhos (como os coelhos Chinchila Rex) são criados em Portugal para serem vendidos apenas pelo seu pêlo, que é muitas vezes vendido como se fosse pêlo de Chinchila, dada a forte semelhança entre o pêlo destes animais».
O presidente da Animal, Miguel Moutinho, ressalva que esta investigação revela «o sofrimento extremo a que os coelhos são expostos para serem transformados em peças de vestuário de mau gosto ou em acessórios de moda de um luxo sanguinário, para alimentarem a oferta de estilistas e cadeias retalhistas sem ética».
A Animal defende uma «futura proibição em Portugal da captura e/ou criação e morte de animais apenas para extracção do seu pêlo».


Talvez um dia os vindouros olhem para os homens do presente do mesmo modo que os homens do presente olham para os antigos que apreciavam as barbaridades do circo romano, e perguntem, incrédulos «Mas como é que aquela gente podia permitir aquilo???»...

É pois sinal de que a cultura do Ocidental ainda tem muito que andar no caminho que lhe é ditado pela sua própria natureza e que já o fez, por exemplo, legislar um pouco sobre os direitos dos animais, além de ter proibido a escravatura...