quarta-feira, maio 10, 2006

RELIGIÃO GREGA AUTORIZADA NA GRÉCIA


«Festa no Olimpo»


Demorou quase dois mil anos, mas aqueles que prestam culto aos Doze Deuses da antiga Grécia triunfaram finalmente. Um tribunal de Atenas ordenou que a adoração de Zeus, Hera, Hermes, Atena entre Outros, deve deixar de ser banida, construindo assim o caminho para o retorno dos pagãos ao Monte Olimpo.
Os seguidores, que dizem «Defender as genuínas tradições, religião e ética» dos antigos ao aderirem a uma cultura politeísta pré-cristã, estão dispostos a levar a sua batalha aos templos da Grécia.



«Aquilo que queremos, agora, é que o governo reconheça integralmente a nossa religião» disse Vasillis Tsantilas ao «Guardian». «Iremos fazer uma petição ao parlamento grego, e à União Europeia se isso falhar, para termos a possibilidade de prestar culto em locais tais como a Acrópolis, para podermos ter os nossos próprios cemitérios e, onde necessário, para voltar a inumar os antigos ossos dos mortos.


Moderno altar caseiro de Perséfone


Cerca de noventa e oito por cento dos Gregos são cristãos ortodoxos, e todas as outras religiões foram proibidas, excepto o Judaísmo e o Islão.

No entanto, os pagãos dizem que cerca de dois mil gregos assinaram pelo seu movimento. Tsantilas, de quarenta e dois anos, cientista de computadores que chegou ao Paganismo depois de estudar o Budismo, o Taoismo e o Islão, disse que os cultuantes percepcionavam os antigos Deuses como «personificações do divino».



Mas a poderosa Igreja Ortodoxa Grega tem um ponto de vista menos favorável, acusando os adoradores de idolatria e «venenosas práticas da Nova Era».

O padre Eustathios Kollas, que preside a comunidade dos padres gregos, disse dos pagãos: «São uma mão cheia de miseráveis ressuscitadores de uma religião degenerada e morta que pretende retornar às monstruosas ilusões do passado».