quinta-feira, fevereiro 02, 2006

IMBOLC, DIA DE BRÍGIDA


Brígida

Como diz o velhinho Borda D'Água, dia 2 de Fevereiro é, no calendário céltico irlandês, data de uma das quatro maiores celebrações religiosas - Imbolc.

Não há provas concretas de que os povos célticos continentais (Gálatas, Gauleses, Celtiberos, Celtici) também celebrassem este dia; mas, tendo em conta que as investigações no campo da Celtologia vão actualmente no sentido de encontrar cada vez mais semelhanças religiosas e culturais entre os Celtas de ambos os lados do Canal da Mancha, é mais que provável que o Imbolc fosse igualmente festejado por todo o Ocidente Céltico, desde Évora até Lausanne.

Imbolc é uma festa de purificação levada a cabo no fim do Inverno.
A presidi-la está Brigit, ou Brígida, Divindade feminina apresentada muitas vezes sob forma tríplice.
Na Irlanda, Brigit é considerada como mãe dos poetas, dos ferreiros e dos médicos, o que indica o Seu carácter como Senhora das Artes. Por conseguinte, é certamente Dela que Júlio César fala quando na obra «A Guerra das Gálias» refere Minerva como uma das cinco principais Divindades gaulesas (interpretação romana). Tal era a Sua relevância e a força do Seu culto na Irlanda pagã, que os cristãos evangelizadores da verde Erin resolveram «adoptá-La», criando a figura de Santa Brígida (sabiam-la toda, os missionários...), uma das padroeiras dessa nação céltica (a par de «São» Patrício).

F. Le Roux e C.-J. Guyonvarc'h aduzem (em «A Civilização Celta») um dado que me parece digno de menção: segundo eles, BRÍGIDA é ao mesmo tempo filha do grande Deus dos druidas (DAGDA), e também mãe dos Deuses primordiais (entre os quais se conta DAGDA...), bem como esposa e irmã de todos Eles. Esta genealogia aparentemente contraditória e absurda tem um valor meramente simbólico, pois que, no caso da natureza dos Deuses Imortais, só serve, no dizer dos autores «para situar os Deuses em relação uns aos outros».


Cruz de Brigit, em forma de suástica


Cena de um moderno Imbolc.
Mais imagens deste ritual.

---

E agora, caros leitores, amigos e inimigos, camaradas, simpatizantes, observadores neutrais e escumalha-à-espreita, só volto no dia 5 à noite. Até lá, boas leituras e melhores pensamentos.

8 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Caro Caturo :

Tantop quanto sei a Igreja não inventou nenhuma Santa Brígida no seu combate ao Paganismo ! A Igreja, isso sim, beatificou e canonizou uma mulher chamada Brígida real que viveu no seculo V, baptizada por Saint Patrick, que foi uma mulher notável e por isso adoptada como Copadroeira da Irlanda !

Aqui vai um texto sobre quem foi e como viveu Santa Brígida :


Santa Brígida

Padroeira da Irlanda junto com São Patrício e São Columbus.

Também conhecida como Brígida de Kildare.

Ela nasceu em Faughart perto de Dundarlk na Irlanda cerca de 450.Seu pai era Dubhthach, um chefe do vilarejo de Leinster e sua mãe eram Brocca, uma escrava da corte. Ambos foram batizados por São Patrick.Brígida foi criada por Brocca e recebeu o véu de São Macaille em Croghan. Ela foi ensinada por São Mel de Armagh.

Após se instalar com outras sete mulheres no sopé da colina de Groghan Hill, Brígida seguiu São Mel para Meath em 468, mas em 470 ela voltou e fundou o duplo monastério de Cill-Dara, em Kildare. Ela tornou-se Abadessa da comunidade, a primeira da Irlanda, e começou a construção de uma catedral e um centro de aprendizado e espiritualidade. Brígida fundou ainda a uma escola de arte e ficou famosa pelos seus iluminados manuscritos especialmente “o Livro de Kildade” escrito em 1600. Brígida foi uma das notáveis mulheres da Irlanda. Muitas são as tradições e lendas atravessaram os séculos e vários seriam os milagres que ela teria feito.

Mesmo quando criança Brígida mostrava grande amor os pobres, e certa vez foi dar água a um menino que queria leite e a água se transformou em leite. De outra vez um barril de leite enviado por ela a um vilarejo próximo, em lá chegando, o barril não esvaziava e somente após todas as crianças se fartarem com o leite, dele passou a jorrar cerveja e somente após todos se fartarem, ele esvaziou-se. Os presentes calcularam que só de cerveja seria o equivalente para 17 barris. Várias outras historias a relacionam com a transformação de água em leite e água em cerveja. D’outra feita a água tornou-se cerveja para matar a sede de um bispo que chegou inesperadamente ao local. A tradição diz que as vacas de Brígida davam leite três vezes ao dia para prover leite para os pobres.

Chamada a “Maria de Gaels”, Brígida demonstrou uma extraordinária vida religiosa, interminável compaixão e um vigor para espalhar a fé. Ela morreu em Kildade em 25 de fevereiro de 525, e foi enterrada em Downpatrick com São Colombus e São Patrick, todos padroeiros da Irlanda.

A sua túnica teria sido dada a Gunhilda, irmã do Rei Harold II e estaria no Santuário de São Donatian em Gruges, Bélgica. Uma relíquia do seu sapato está no museu de Dublin. Em 1283 três cavaleiros levaram sua cabeça para a Terra Santa, mas eles morreram em Lumier (perto de Lisboa, Portugal ) onde uma igreja contem um Santuário com sua cabeça em uma Capela especial.

Na Inglaterra existem 19 igrejas dedicadas a ela. A mais importante é de Santa Brígida em Londres. Na Escócia temos duas, e a igreja de Santa Brígida em Douglas lembra que ela é a padroeira da família Douglas. Em vários locais em Wales tem o nome “ Llansantaffraid” que significa “Igreja de Santa Brígida”. Finalmente temos a igreja de Santa Brígida em Piacenza e Fiesole, na Itália. Na igreja de Piacenza a “Paz de Constance”foi ratificada em 1185.

Na arte litúrgica da Igreja ela é usualmente mostrada: 1)com uma vaca ao seu lado; ou 2) segurando uma cruz ; ou 3) expulsando o demônio.

Seu emblema é uma lâmpada acesa ou uma vela ( não confundir com a de Santa Genoveva que não foi uma Abadessa). As vezes ela é mostrada com uma chama como véu, ou perto de um celeiro, ou perto de um curral, ou restaurando a mão de um homem (um dos seus vários milagres foi recolocar no lugar a mão cortada de um homem).

Sua festa é celebrada no dia 1° de fevereiro.

2 de fevereiro de 2006 às 13:21:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

http://en.wikipedia.org/wiki/Imbolc
http://en.wikipedia.org/wiki/Brigid_of_Ireland

Ler com calma antes de dizer disparates.

2 de fevereiro de 2006 às 18:58:00 WET  
Blogger vs said...

Em diversos santuários da Tailândia também aparece abundantemente a suástica.

Parece ser originária daquela região da Ásia oriental.

3 de fevereiro de 2006 às 19:35:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

A suástica é de origem indiana. E é utilizada em templos hindus e budistas. Por conseguinte, ela aparece nos santuarios budistas da Tailandia. Mas obviamente, a suastica hindu/budista não tem a conotação racista/racial da suastica nazi.

3 de fevereiro de 2006 às 20:52:00 WET  
Blogger Nacionalista said...

Caturo, não te esquives a esta (http://vanguardanacional.blogspot.com/2006/02/manias.html).

4 de fevereiro de 2006 às 03:35:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

A Santa Brigida não é uma pessoa inventada . Existiu ! Chamava-se brigida pois os Pais eram Pagãos e o nome era popular ! Converteu-se e o facto de não ter mudado de nome após o baptismo so abona a favor da forma como se deu essa conversão !

O Cristianismo aproveitou muitas datas e ritos Pagãos ! Sim Aproveitou ! Isso só mostra que muito, aliás o essencial, do processo de conversão e Cristianização da Europa não veio suprimir Religiões ancestrais mas sim dar-lhes uma Ordem Superior ! O Cristianismo foi um passo em frente em termos Religiosos com consequencias Civilizacionais à vista ! Manteve-se o essencial dos ritos antigos ( Porque não se haveria de manter ? ), acrescentaram-se novos valores Religiosos ! As sociedades evoluem , a forma como o ser humano que acredita numa Criação e no sobrenatural, encara Deus tambem evolui ! O Cristianismo apresentou-se maioritariamente como algo que acrescentava mais do que retirava ! Por isso foi e é tão bem aceite ! Ate ao Cristianismo a Religião ( Os diversos paganismos ) eram o Homem à procura de Deus ! A uma dada altura da Historia Deus veio ao encontro dos homens ... nem todos ainda o reconheceram .. mas hão-de reconhecer ! O correcto Cristianismo não foi aquele que perseguio os Pagãos ! O correcto foi aquele que os aceitou e converteu pela positiva ! A adopção das suas datas e dos seus simbolos e dos seus Ritos foi o acto mais elevado dos Cristãos !

Santa Brigida e Brigida .... representam no essencial o mesmo ! Brigida é o Homem à procura de Deus ! Santa Brigida é a resposta ... Deus veio a procura do Homem e o Homem reconheceu-o , Santa Brigida reconheceu-o !

Saudações Nacionais

5 de fevereiro de 2006 às 20:32:00 WET  
Blogger Caturo said...

Camarada do Vanguarda, assim que puder respondo ao tal inquérito, talvez amanhã, ou ainda hoje, não sei.

Saudações Nacionais

6 de fevereiro de 2006 às 01:44:00 WET  
Blogger Caturo said...

Caro Pedro Caçorino Dias, não achas que é, no mínimo, uma grande coincidência que essa tal mulher santificada fosse tão parecida com a Deusa do seu nome?

Não achas que é muito mais verosímil que a igreja tenha pura e simplesmente agarrado na história de uma dada freira e a tenha «composto» à sua maneira muito especial, para liquidar a questão, por assim dizer, tudo «a bem da verdade suprema», por assim dizer?


Dizes que:
Isso só mostra que muito, aliás o essencial, do processo de conversão e Cristianização da Europa não veio suprimir Religiões ancestrais

Veio sim, caro Pedro Dias, veio sim. Abolir o culto de várias Divindades, ou adoptar esse culto, mas tirando-Lhes o estatuto de Divindade para as fazer serviçais de um Deus estrangeiro, semita, isso é de facto suprimir religiões ancestrais, dito com todas as letras; e, de resto, os cristãos nunca o negaram, antes pelo contrário, até afirmavam que essas religiões eram ou falsas ou demoníacas.



mas sim dar-lhes uma Ordem Superior !

Ora isto não me parece nada correcto. Mas qual ordem superior? Em que é que o Cristianismo é superior às religiões ancestrais da Europa?


O Cristianismo foi um passo em frente em termos Religiosos com consequencias Civilizacionais à vista !

Passo em frente? Em que aspecto?
Consequências civilizacionais? Nenhuma que não existisse já, no seu melhor. De facto, a Europa é o portento civilizacional que é, não graças ao Cristianismo, mas sim apesar do Cristianismo.



Manteve-se o essencial dos ritos antigos ( Porque não se haveria de manter ? ), acrescentaram-se novos valores Religiosos !

E esses novos valores religiosos acrescentados pelo Cristianismo foram os piores que imaginar se possa:
- intolerância religiosa;
- dogmatismo;
- universalismo.



As sociedades evoluem , a forma como o ser humano que acredita numa Criação e no sobrenatural, encara Deus tambem evolui !

Não vejo evolução nenhuma do Deus cristão relativamente aos Deuses antigos, antes pelo contrário. Não se tratou aliás de uma evolução, mas sim de uma substituição.



O Cristianismo apresentou-se maioritariamente como algo que acrescentava mais do que retirava ! Por isso foi e é tão bem aceite !

Quanto a mim, foi aceite porque se disfarçou com roupagens que não eram as suas e porque se conseguiu impor pela força e pela intimidação ou até pelo aproveitamento da pobreza (auxílio aos mais pobres em troca da sua conversão, troca que é declarada ou pelo menos tácita). Precisamente as mesmas tácticas que usa agora na Índia.



Ate ao Cristianismo a Religião ( Os diversos paganismos ) eram o Homem à procura de Deus !

De modo algum. O homem pagão não andava «em busca». Essa ideia de andar em «busca da verdade (religiosa)», é uma concepção cristã. Nos tempos do Paganismo, quem queria ir em busca da verdade, metia-se na Filosofia. A Religião era outra coisa - era a relação do homem com o Divino, de acordo com rituais de origem ancestral e quase sempre nacional.
Assim, os diversos Paganismos não eram o homem à procura de Deus - eram o homem que conhecia os Deuses tal como Estes Se revelavam, quotidianamente ao Seu povo.

Por conseguinte, os Paganismos, perante o novo Deus cristão, respondiam simplesmente «Não, muito obrigado, já temos os Nossos.»



A uma dada altura da Historia Deus veio ao encontro dos homens ... nem todos ainda o reconheceram .. mas hão-de reconhecer !

Mas porque é que há-de haver um só Deus para toda a gente?
E porque é que esse Deus foi revelado apenas aos Judeus e por intermédio dos Judeus?
E porque cargas de água é que toda a gente se há-de vergar ao Deus dos Judeus?
Nada disto tem o menor sentido.


Saudações Nacionais

6 de fevereiro de 2006 às 02:30:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home