quarta-feira, fevereiro 01, 2006

NOVO SINAL DE CONSCIÊNCIA RACIAL NA HOLANDA - ESPERANÇA PARA O FUTURO?

Trago aqui esta interessante notícia publicada no Novo Press e que deve ser tão divulgada quanto possível:

Poderia ser a África do Sul da época do “apartheid”, mas a realidade é em Amesterdão. Embora as aparências enganem, o certo é que se trata de um colégio da simpática capital cultural Holandesa e que tem duas portas, uma para os filhos de holandeses brancos e outra para os imigrantes de outras raças. Será que se implantaram na Holanda as leis de segregação racial que se supunham ultrapassadas? Nada disso. No entanto, a política do multiculturalismo que regeu a vida social deste país nas últimas décadas desaparece pouco a pouco.

O diário De Volkstrant publicou esta semana a história de um colégio público situado no bairro de Oostelijk Havengebied, em Amesterdão, que possuía duas entradas. Uma por onde entravam os brancos e outra por onde entravam os restantes, um aglomerado de raças e mestiçagens. Uma vez conhecido o caso, o mais relevante é que não sucedeu nada.

Naturalmente, não se trata de uma decisão deliberada. Mas sim uma consequência da situação em que se encontravam os distintos grupos étnicos na Holanda.

O colégio em questão encontrava-se sem alunos, precisamente porque a maioria pertenciam a famílias de imigrantes e os pais holandeses resistiam em enviar os seus filhos, argumentando que a qualidade da educação era inferior. Até ao momento em que as aulas apenas possuíam alunos extra-europeus, metade do colégio encontrava-se vazio. Ao mesmo tempo, a conhecida organização “Montessori” queria fundar um colégio e alugou parte das instalações que sobravam do centro público. Porém, para que os pais aceitassem levar os seus filhos, exigiram uma entrada separada que evitasse o contacto com o “outro” colégio.

«A evolução da população»

Robin Gerrits, o jornalista que descobriu esta situação evita chamar-lhe de racismo, porque, diz, que se trata, na verdade, “de uma consequência da evolução da população” neste bairro da cidade.

Os responsáveis dos dois colégios reconhecem abertamente que, inicialmente, os pais brancos tinham abandonado o colégio por pensar que a presença dos imigrantes fazia diminuir a qualidade do ensino e que depois as famílias brancas também tinham imposto que o novo colégio se manteria separado. Podem os filhos de uma família imigrante aceder ao novo colégio? A resposta é que, teoricamente, sim. Mas, na prática, o preço e as condições específicas (não só académicas) que marcam as regras do colégio fazem com que isso seja muito complicado.

Nenhuma integração

E o facto inegável, como referia o De Volkstran, é que “em Amesterdão, há uma escola primária que tem crianças autóctones e não autóctones debaixo do mesmo tecto. Porém, não existe integração entre elas: brancos e não brancos têm cada um a sua porta”. Não houve nenhuma resposta social nem nenhum escândalo público por causa disso. Na Holanda, casos como o terrível assassinato do cineasta Theo van Gogh às mãos de um cidadão de origem marroquina, mas nascido na Holanda, elevou a desconfiança dos cidadãos e a sociedade que durante anos tinha ganho a reputação de ser a mais tolerante da Europa, transformou-se claramente. A tolerância é usada para tudo, até para o que se vê.

A notícia original pode ser vista em:

http://www.abc.es/abc/pg060121/prensa/noticias/Internacional/Internacional/200601/21/NAC-INT-056.asp



Por curiosa coincidência, o apartheid sul-africano foi instaurado e mantido por descendentes de Holandeses, os Afrikaners ou Boers («Campónios)...

17 Comments:

Anonymous Anónimo said...

"Por curiosa coincidência, o apartheid sul-africano foi instaurado e mantido por descendentes de Holandeses, os Afrikaners ou Boers («Campónios)... "

Mas a Holanda foi um dos maiores críticos do apartheid.

É realmente interessante ver-te excitado por uma coisa de nada, como quando um esfomeado vê uma migalha de pão.

Trata-se de dois colégios, e portanto com portas separadas.
E questão dos pais é relevante, e não se trata de branco vs preto, mas sim entre nativos e imigrantes. Provavelmente a reacção dos pais holandeses seria mesma se os imigrantes fossem romenos ou russos e falassem mal o holandes. Por outro lado, como tu referiste, qualquer não-branco holandês pode entrar no colégio dos "brancos"... Não tem nada a ver com apartheid da África do Sul ou do Sul da América dos anos 60.

2 de fevereiro de 2006 às 01:08:00 WET  
Blogger Caturo said...

Os responsáveis dos dois colégios reconhecem abertamente que, inicialmente, os pais brancos tinham abandonado o colégio por pensar que a presença dos imigrantes fazia diminuir a qualidade do ensino e que depois as famílias brancas também tinham imposto que o novo colégio se manteria separado.

Isto só por si já é suficiente para te irritar, embora estejas a querer fazer de conta que não tem importância nenhuma... é que aqui se demonstra que a separação racial aumenta na Holanda, precisamente um dos países mais multirracistas da Europa, o que só significa uma coisa: a população, o Povo a sério, e não a gentalha dos mé(r)dia, já está pelos cabelos com a «integração» e tenta por todos os meios afastar-se dos imigrantes escurinhos.

2 de fevereiro de 2006 às 14:29:00 WET  
Blogger Caturo said...

A questão dos pais é relevante, e não se trata de branco vs preto, mas sim entre nativos e imigrantes. Provavelmente a reacção dos pais holandeses seria mesma se os imigrantes fossem romenos

Especulação tua. O que é facto é que esta situação se passa com os imigrantes não europeus. Quando conheceres um caso similar relativo a imigrantes de leste, diz qualquer coisa...;)

2 de fevereiro de 2006 às 14:31:00 WET  
Blogger Caturo said...

se os imigrantes fossem romenos ou russos e falassem mal o holandes.

Essa é das mais ridículas e imbecis que tens escrito - agora, o problema é «falarem mal o Holandês». Pois eu cá não acredito que os pais tenham medo que os filhos tenham de lidar com alguns colegas que falam mal o Holandês... aliás, as duas entradas nada têm a ver com línguas, mas, grita agora de ódiozinho;), com cores:):):):).

Contra factos, não há argumentos - muito menos pseudo-argumentos como os teus.

2 de fevereiro de 2006 às 14:33:00 WET  
Blogger Caturo said...

Não tem nada a ver com apartheid da África do Sul ou do Sul da América dos anos 60.

Ainda bem que pensas assim. Nesse caso, não terás problemas se um dia destes se fizer uma coisa destas em Portugal... e quem diz uma, diz vinte, trinta, quarenta, todo o País...

::):):):):)

2 de fevereiro de 2006 às 14:34:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"Isto só por si já é suficiente para te irritar, embora estejas a querer fazer de conta que não tem importância nenhuma... é que aqui se demonstra que a separação racial "

Não me irrita coisa nenhuma. Irritava-me se a entrada ao colégio fosse uma questão racial. Mas tu mesmo disseste que é uma questão económica e académica. E aliás, o o próprio jornalista Robin Gerrits referiu que não era uma questão de racismo.

"Essa é das mais ridículas e imbecis que tens escrito - agora, o problema é «falarem mal o Holandês». Pois eu cá não acredito que os pais tenham medo que os filhos tenham de lidar com alguns colegas que falam mal o Holandês... aliás, as duas entradas nada têm a ver com línguas, mas, grita agora de ódiozinho;), com cores:):):):)."

Com alguns, não têm de certeza. Puseste o "alguns" para ver se te safavas, não é? Mas estamos a falar de um número considerável de miudos imigrantes que terão maiores problemas de comunicação que os nativos. E isto sem dúvida afecta a qualidade de ensino. O facto dos imigrantes serem escuros e os nativos brancos, e estarem em dois colégios diferentes não é uma questão de segregação, mas sim da realidade daquele bairro e das condições de aceitação de cada colégio.

E se em Portugal, houvesse um bairro onde houvesse um consideravel números de crianças romenas e russas, havia de preferir que os meus filhos fossem a um colégio onde a maioria fosse portuguesa - pois a comunicação é absolutamente fundamental para garantir a qualidade de ensino. Na tal matriz de identidade que tu e a tua laia tanto falam, a Língua é para mim fundamental.

"é que aqui se demonstra que a separação racial aumenta na Holanda, precisamente um dos países mais multirracistas da Europa"

Multirracistas?

2 de fevereiro de 2006 às 23:41:00 WET  
Blogger Caturo said...

Não me irrita coisa nenhuma. Irritava-me se a entrada ao colégio fosse uma questão racial.

E é. Nitidamente. Mas tu assobias para o lado porque és daqueles que gosta de fingir que está tudo como tu queres e o racismo/nacionalismo não tem hipótese e outras tretas que tu gostas de meter na mioleira para andares mais contente com a vidinha.



Mas tu mesmo disseste que é uma questão económica e académica

Não, não disse... O que disse é que na teoria não é racial, declaradamente, mas na prática, é sim racial, porque acaba por ter esse efeito e porque o aspecto económico serve de pretexto para os holandeses brancos se verem livres de certos indesejados ao pé deles.



"Essa é das mais ridículas e imbecis que tens escrito - agora, o problema é «falarem mal o Holandês». Pois eu cá não acredito que os pais tenham medo que os filhos tenham de lidar com alguns colegas que falam mal o Holandês... aliás, as duas entradas nada têm a ver com línguas, mas, grita agora de ódiozinho;), com cores:):):):)."

Com alguns, não têm de certeza. Puseste o "alguns" para ver se te safavas, não é?

Mais uma parvoíce das tuas. Mas safava-me em que aspecto?



Mas estamos a falar de um número considerável de miudos imigrantes que terão maiores problemas de comunicação que os nativos. E isto sem dúvida afecta a qualidade de ensino.

Isso és tu a inventar uma hipótese para justificares a separação. Nada no texto afirma que o problema tenha a ver com a língua; de resto, nada disto se fez neste ou noutro país relativamente aos imigrantes de leste.

E porquê?

Porque o problema dos imigrantes do sul não europeu é que causam problemas nas escolas e têm especial tendência para agredir os jovens holandeses/europeus em geral. Isto já foi observado não só na Holanda, mas também na Noruega e em França. Toda a gente sabe disto menos a gentinha como tu, que o quer negar ou esconder a todo o custo; ou então são de tal modo alienados que nem reparam nisso.

De qualquer modo, ainda bem que reconheces que a vinda de imigrantes para as escolas europeias piora a qualidade do ensino - já estás a evoluir...;)



E se em Portugal, houvesse um bairro onde houvesse um consideravel números de crianças romenas e russas, havia de preferir que os meus filhos fossem a um colégio onde a maioria fosse portuguesa - pois a comunicação é absolutamente fundamental para garantir a qualidade de ensino

Curiosamente, as crianças de leste aprendem muitíssimo bem o Português e, em geral, são as melhores alunas das suas escolas, em Portugal. Sim, é isso mesmo, os filhos dos imigrantes de leste são, regra geral, os melhores alunos das escolas portuguesas. Sim, os melhores, não os piores. Os piores são os africanos. É assim.



Na tal matriz de identidade que tu e a tua laia tanto falam, a Língua é para mim fundamental.

Ora os de leste aprendem e falam melhor a nossa língua do que os africanos.

Logo, presumo que prefiras os imigrantes de leste.

Certo ou errado?..;):;););););)



"é que aqui se demonstra que a separação racial aumenta na Holanda, precisamente um dos países mais multirracistas da Europa"

Multirracistas?

Queria escrever multirraciais, evidentemente. Mas vejo que te prendeste nesse pormenor - por incompreensão tua, ou por vontade de, por meio de um pormenor sem importância, fugir à conversa?

Ou será mesmo porque, quando o sábio aponta para a Lua, os gajos como tu olham para o dedo do sábio?

:):):):)

6 de fevereiro de 2006 às 02:19:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"Irritava-me se a entrada ao colégio fosse uma questão racial.
E é. Nitidamente."


É uma questão de nativos vs imigrantes, e estamos a falar de dois colégios. Quando encontrares um colégio que não deixe entrar um aluno apenas pela cor da sua pele, diz-me, ok? Aliás, o autor que encontrou esta situação protestou dizendo que quem afirma que é racismo não sabe da realidade holandesa.

"Ora os de leste aprendem e falam melhor a nossa língua do que os africanos.

Logo, presumo que prefiras os imigrantes de leste.


Presumes mal. Não tenho qualquer problema com crianças negras ou da europa de leste que sejam portuguesas, ou seja, cuja lingua mãe é o português. Tenho problemas se a escola tiver como maioria crianças cuja lingua-mãe não é o Português. E isto necessariamente baixa o nível de ensino.

E é precisamente este o ponto dos pais das crianças holandesas.

O vosso problema é que vocês não conseguem discutir estas coisas sem trazer a raça no meio.

"Certo ou errado?..;):;););););)"

Já agora, andas a piscar demasidado... tens algum problema com os olhos ou estás nervoso? :)

"Multirracistas?

Queria escrever multirraciais, evidentemente. Mas vejo que te prendeste nesse pormenor "


É um pormenor interessante: mostra talvez que estás obsecado com o racismo ... teu e dos outros... multirracismo? :)

8 de fevereiro de 2006 às 18:00:00 WET  
Blogger Caturo said...

É uma questão de nativos vs imigrantes,

Ah... presumo então que, para ti, os escuros nascidos na Holanda não sejam holandeses... muito bem.;)



Quando encontrares um colégio que não deixe entrar um aluno apenas pela cor da sua pele, diz-me, ok?

Eu não, que depois vais dizer aos teus donos para irem lá meter o bedelho... Assim como está, está muito bem: a separação racial é feita mesmo nas vossas barbas;), mas, como tem um bom «alibi», vocês são obrigados, não só a deixar passar, mas também a assobiar para o ar como se não fosse nada...;););)



"Ora os de leste aprendem e falam melhor a nossa língua do que os africanos.

Logo, presumo que prefiras os imigrantes de leste."

Presumes mal. Não tenho qualquer problema com crianças negras ou da europa de leste que sejam portuguesas, ou seja, cuja lingua mãe é o português.

Vamos lá a ver se ao menos uma vez consegues fazer figura de homenzinho, depois das figuras tristes que tens feito: preferes imigrantes que falem bem Português ou que falem mal Português?



Tenho problemas se a escola tiver como maioria crianças cuja lingua-mãe não é o Português.

Porquê? Porque baixa o nível do ensino. E porque é que baixa o nível do ensino? Porque exige que o ensino seja mais lento e simplificado para poder ser compreendido por todos.

Logo, preferes que Portugal receba imigrantes de leste em vez de imigrantes africanos, dado que os primeiros aprendem melhor o Português do que os segundos.

Certo ou errado?

;);););););)



é precisamente este o ponto dos pais das crianças holandesas.

Dizes tu, de maneira puramente gratuita.



O vosso problema é que vocês não conseguem discutir estas coisas sem trazer a raça no meio.

O vosso problema é que suam as estopinhas para tirar a raça da «equação» e depois ficam irritadinhos e nervosos quando não o conseguem fazer...;););)



Já agora, andas a piscar demasidado... tens algum problema com os olhos ou estás nervoso? :)

É que, incrédulo perante tanta nabice da tua parte, abro e fecho os olhos muitas vezes para ver se és mesmo real...;););););)

;);););););)

E és mesmo real!....

;);););)););););););)



"Multirracistas?

Queria escrever multirraciais, evidentemente. Mas vejo que te prendeste nesse pormenor "

É um pormenor interessante: mostra talvez que estás obsecado com o racismo ...

Quem tem andado obcecado com o racismo és tu, que só falas nisso... Nós falamos em multirracialismo...;););)

8 de fevereiro de 2006 às 19:52:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"É uma questão de nativos vs imigrantes,

Ah... presumo então que, para ti, os escuros nascidos na Holanda não sejam holandeses... muito bem.;)"


Presumes, mais uma vez mal. É precisamente porque haverá holandeses escuros, filhos de pais holandeses com as mesmas condições dos nativos brancos, terão estes a possibilidade de ir no colegio dos "brancos". E se me disseres que estes não podem entrar por uma questão de raça, então é sim racismo. Caso contrário, é uma questão puramente académica e económica. Duas questões que põe os imigrantes em desvantagem. E isto aplica-se também aos imigrantes russos e outras minórias.

"Quando encontrares um colégio que não deixe entrar um aluno apenas pela cor da sua pele, diz-me, ok?

Eu não, que depois vais dizer aos teus donos para irem lá meter o bedelho"


Tu sim, com este post idiota e sensacionalista.

"Logo, preferes que Portugal receba imigrantes de leste em vez de imigrantes africanos, dado que os primeiros aprendem melhor o Português do que os segundos."

Estas a generalizar. Porque haverá casos de imigrantes africanos das ex-colónias que já falarão português e estarão em vantagem em relação aos imigrantes acabados de chegar da europa de leste. Obviamente que consegues perceber que quando falo em imigrante, não interessa a sua cor ou origem, se não sabe a nossa língua. Mesmo que aprenda mais depressa, existe sempre um processo de aprendizagem que para um nativo já terá ultrapassado.

";);););););)
;);););)););););););)"


Realmente devias ir ao oftamologista. Parece estar a piorar. :)

"Quem tem andado obcecado com o racismo és tu,"

Não, não sou eu que vejo racismo onde não existe. Já pareces um esquerdista politicamente correcto.

8 de fevereiro de 2006 às 22:23:00 WET  
Blogger Caturo said...

"É uma questão de nativos vs imigrantes,

Ah... presumo então que, para ti, os escuros nascidos na Holanda não sejam holandeses... muito bem.;)"

Presumes, mais uma vez mal. É precisamente porque haverá holandeses escuros,

Alto. Porta-te decentemente e responde ao que te foi perguntado, ao menos uma vez na vida.

Preferes ou não imigrantes de leste relativamente aos africanos, uma vez que os de leste falam muito melhor Português?

;:;);););) É para ti uma resposta custosa, eu sei, mas aqui é assim, não te escapas com a retórica imbecil.



"Quando encontrares um colégio que não deixe entrar um aluno apenas pela cor da sua pele, diz-me, ok?

Eu não, que depois vais dizer aos teus donos para irem lá meter o bedelho"

Tu sim, com este post idiota

A idiotia aqui é toda tua, que tens esbracejado violentamente mas ainda não arranjaste um único argumento que te valesse.



"Logo, preferes que Portugal receba imigrantes de leste em vez de imigrantes africanos, dado que os primeiros aprendem melhor o Português do que os segundos."

Estas a generalizar.

Seja - preferes ou não os imigrantes de leste?
É a segunda vez que faço a pergunta no mesmo comentário, o que atesta bem a tua mediocridade em matéria de resposta frontal...



";);););););)
;);););)););););););)"

Realmente devias ir ao oftamologista. Parece estar a piorar.

Mesmo que piorasse, continuava a ver melhor com um olho fechado do que tu com os dois abertos. Até devias era agradecer-me por fechar um dos olhos, para ver se tens mais hipóteses;);););)


"Quem tem andado obcecado com o racismo és tu,"

Não, não sou eu que vejo racismo onde não existe

És sim, sempre foste, porque nunca deixas de chamar «racista» a ideias de pura separação racial e sobrevivência identitária. Mas desta vez, em que o racismo é evidente, assobias para o ar e finges que «são rosas, senhor...»

;);););););)


Já pareces um esquerdista politicamente correcto.

Antes parecê-lo do que sê-lo, como é o teu caso - e, como se não bastasse, ainda dás mostra de cobardia saloia. Enfim, uma desgraça nunca vem só.;)

;;)););););)

9 de fevereiro de 2006 às 16:34:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"Preferes ou não imigrantes de leste relativamente aos africanos, uma vez que os de leste falam muito melhor Português?

;:;);););) É para ti uma resposta custosa, eu sei, mas aqui é assim, não te escapas com a retórica imbecil.
"


Ah. Não consegues rebater a questão do colégio holandês e o racismo, e agora vens com esta pergunta estúpida com a mania que me vais encurralar. A resposta já te dei, e se não percebeste volto a repetir: depende do tipo de imigrante e do seu número nas escolas em relação aos nativos.
Os imigrantes das ex-colónias estarão em vantagem em relação aos imigrantes da europa de leste ou chineses. Por outro, se o número de imigrantes na escola for porporcional a população imigrante em Portugal, então é irrelevante de onde forem (tipo uns 5 ou 6 por cada 100 nativos). Já agora, quando refiro "nativos", incluo pretinhos, castanhos, amarelos e brancos que tenham nascido em Portugal, e cuja lingua-mãe é o Português. E embora queiras por a questão de racismo (branco vs preto), é uma questão de nativos (seja lá a sua cor) vs imigrantes (seja lá de onde vierem).

9 de fevereiro de 2006 às 18:43:00 WET  
Blogger Caturo said...

Ah. Não consegues rebater a questão do colégio holandês e o racismo,

Não, tu é que não consegues rebater o facto de que há uma separação racial clara e flagrante no colégio holandês, e que os teus argumentos relativos à cultura, só agravam o problema: é que desde há muito tempo que existe gente escura na Holanda, e nem por isso há alunos escuros a passar pela porta dos brancos, o que «se calhar» demonstra que, apesar de serem criados na Holanda, lado a lado com os brancos, desde há décadas, mesmo assim a separação permanece.

Para isto, não tiveste resposta.

E agora vamos ver se respondeste à dos imigrantes de leste:
A resposta já te dei,

Não deste. Vamos ver agora:

e se não percebeste volto a repetir:

Se te limitas a repetir, é mau sinal, significa que continuas na mesma, mas a ver vamos:

depende do tipo de imigrante e do seu número nas escolas

Bem, aqui não está a resposta.
Vejamos mais à frente:

Os imigrantes das ex-colónias estarão em vantagem em relação aos imigrantes da europa de leste ou chineses.

Mesmo assim, a diferença de cores permanece no colégio holandês. Já te começas a enterrar... e ainda não respondeste... e já a tua mensagem vai no fim...;););););););):


se o número de imigrantes na escola for porporcional a população imigrante em Portugal, então é irrelevante de onde forem

Também não é resposta para decidir quais os imigrantes que se devem aceitar, se os de leste se os africanos. Prossigamos:

(tipo uns 5 ou 6 por cada 100 nativos). Já agora, quando refiro "nativos", incluo pretinhos, castanhos, amarelos e brancos que tenham nascido em Portugal, e cuja lingua-mãe é o Português. E embora queiras por a questão de racismo (branco vs preto), é uma questão de nativos (seja lá a sua cor) vs imigrantes (seja lá de onde vierem).

Portanto, continuas tão impotente como antes - não respondeste mesmo se preferes imigrantes de leste ou se preferes imigrantes africanos, tendo em conta que os de leste falam melhor Português e que tu preferes imigrantes que falem bem a língua de Portugal.

;););););)

9 de fevereiro de 2006 às 20:54:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"Holanda, e nem por isso há alunos escuros a passar pela porta dos brancos, o que «se calhar» demostra que, apesar de serem criados na Holanda, lado a lado com os brancos, desde há décadas, mesmo assim a separação permanece. "

O teu "se calhar" demonstra que não consegues provar que é racismo. São dois colégios que têm condições de entrada diferentes, e um dos colégios é mais favorável aos imigrantes. Existem leis anti-racismo fortes em Amesterdão, e se um miudo que tivesse as condições económicas e académicas para entrar no colégio "branco" não entrasse pela sua cor - então é racismo, sem dúvida. Mas como não ouviste ninguem a gritar racismo a não ser a ti próprio, então toma tu as tuas conclusões. E o próprio reporter que descobriu este caso, escreveu uma carta a um jornal americano que publicou a notícia dizendo que não é racismo ou apartheid.

Mas enfim, é a primeira vez que vejo um caso triste de racismo imaginário por um nazioracista... uma miragem... para quem precisa de qualquer coisa para ter esperança no futuro (como diz o título do post).

"Portanto, continuas tão impotente como antes - não respondeste mesmo se preferes imigrantes de leste ou se preferes imigrantes africanos, tendo em conta que os de leste falam melhor Português e que tu preferes imigrantes que falem bem a língua de Portugal"

Prefiro imigrantes que saibam falar português: sejam eles imigrantes de leste ou africanos.
O único racismo aqui é o teu ao dizeres que só os imigrantes de leste é que podem falar melhor Português que os outros imigrantes.

Percebes a diferença entre o racismo imaginário e o real? :)

10 de fevereiro de 2006 às 01:45:00 WET  
Blogger Caturo said...

O teu "se calhar" demonstra que não consegues provar

O «se calhar» estava entre aspas - e as aspas eram irónicas...;)
Exemplo: se agarrares numa pistola e deres um tiro na tua cabeça, «se calhar» és capaz de morrer...



São dois colégios que têm condições de entrada diferentes, e um dos colégios é mais favorável aos imigrantes.

E, coincidentemente, as cores dos alunos são diferentes. Portanto, o racismo prático está ali instituído, como consequência natural das más experiências dos Holandeses com os seus imigrantes «coloridos».



Existem leis anti-racismo fortes em Amesterdão, e se um miudo que tivesse as condições económicas e académicas para entrar no colégio "branco" não entrasse pela sua cor - então é racismo, sem dúvida.

Evidentemente. Por isso é que os cidadãos brancos holandeses têm de se defender doutros modos... mais subtis...;)



Mas como não ouviste ninguem a gritar racismo a não ser a ti próprio,

O próprio jornalismo sente-se na necessidade de dizer que «não é racismo».:;)



Mas enfim, é a primeira vez que vejo um caso triste de racismo imaginário por um nazioracista...

Que alívio para um amante-do-outro como tu... sendo assim, repito, não te oporás se a moda pegar pela Europa fora e em todas as cidades europeias passar a haver escolas assim, em que os brancos entram por uma porta e os escuros por outra...;););)

Certo ou errado? É a segunda vez que te digo isto, vamos ver se desta vez comentas....;););)



para quem precisa de qualquer coisa para ter esperança no futuro (como diz o título do post).

De facto, o trabalho que os teus donos andam a fazer não aponta para um futuro de jeito.
Mas pode ser que medidas destas, como a deste colégio, se multipliquem, como forma dos Europeus saudáveis resistirem à Nova Inquisição anti-racista.
E viva a Resistência dos homens livres.


"Portanto, continuas tão impotente como antes - não respondeste mesmo se preferes imigrantes de leste ou se preferes imigrantes africanos, tendo em conta que os de leste falam melhor Português e que tu preferes imigrantes que falem bem a língua de Portugal"

Prefiro imigrantes que saibam falar português: sejam eles imigrantes de leste ou africanos.

Ora, se os de leste falam melhor Português na sua esmagadora maioria, persisto: preferes imigrantes de leste ou imigrantes africanos?



O único racismo aqui é o teu ao dizeres que só os imigrantes de leste é que podem falar melhor Português que os outros imigrantes.

Ahahahahh, que ridícula a tua prestação. Rapaz, não estou a formular uma teoria - estou a a fazer uma constatação. Quem vive em Portugal e anda na rua diariamente, sabe que tenho razão.

Lá está, é o raio dos factos que são racistas...;););););)

10 de fevereiro de 2006 às 11:55:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"Que alívio para um amante-do-outro como tu... sendo assim, repito, não te oporás se a moda pegar pela Europa fora e em todas as cidades europeias passar a haver escolas assim, em que os brancos entram por uma porta e os escuros por outra...;););)

Deixa-me ver se percebo a tua argumentação imbecil. Se os dois colégios estivessem separados fisicamente, já não seria racismo? Todos os colégios têm regras de admissão e não são obrigados de maneira nenhuma a baixar a qualidade do ensino por causa de imigrantes. Se isto faz com que imigrantes escuros fiquem de fora, é uma pena - mas é assim a vida. Portanto não me oponho com isso. Opor-me-ia se um imigrante que satisfizesse as condições do colégio não conseguisse entrar por causa da côr da sua pele ou país de origem.

Mas já estou a perceber a tua lógica. Quando vais a um restaurante e só vês brancos, dizes: ah, novo sinal de consciência racial em Portugal - uma esperança para o futuro!

"Ora, se os de leste falam melhor Português na sua esmagadora maioria, persisto"

Impotente que és - persistes, mas levas com a mesma resposta: não aceito o facto de que a esmagadora maioria dos europeus de leste fala melhor Português que os Africanos, especialmente das nossas ex-colónias, e cujos país já falarão português. Só um racista é que poria as coisas nestes termos. Já te disse que a minha resposta seria de acordo com a situação. Para já, nunca havia de por os meus filhos num colégio onde a maioria não fosse nativa, ou seja, cuja lingua mãe não fosse o Português.

"De facto, o trabalho que os teus donos andam a fazer não aponta para um futuro de jeito. "

Concordo contigo: tudo caminha para um futuro muito "negro" para vocês. Azar, que tivessem uns donos menos incompetentes.

10 de fevereiro de 2006 às 19:05:00 WET  
Blogger Caturo said...

Deixa-me ver se percebo a tua argumentação imbecil. Se os dois colégios estivessem separados fisicamente, já não seria racismo?

Bem se vê mais uma vez qual é a argumentação realmente imbecil: é a de quem se está a querer refugiar num mentecapto jogo de palavras para fugir com o rabo à seringa e não responder, de modo a continuar a esquivar-se a declarar a sua posição relativamente ao separatismo racial que se torna evidente neste colégio. Mas quais colégios separados fisicamente quais quê, rapaz - se os colégios estão ou não separados fisicamente, é de somenos importância - o que te incomoda, embora assobies para o ar como se não fosse nada, é que haja uma separação evidente entre as cores dos alunos que entram nos diferentes colégios.


Todos os colégios têm regras de admissão e não são obrigados de maneira nenhuma a baixar a qualidade do ensino por causa de imigrantes. Se isto faz com que imigrantes escuros fiquem de fora, é uma pena - mas é assim a vida. Portanto não me oponho com isso.

Ah bom - portanto, se por toda a Europa se multiplicarem escolas deste tipo, com estabelecimentos diferentes de ensino nos quais os alunos sejam todos brancos de um lado e todos não brancos do outro, achas bem.

Nesse caso, estamos de acordo...da discussão nasce a luz.;)




Mas já estou a perceber a tua lógica. Quando vais a um restaurante e só vês brancos, dizes: ah, novo sinal de consciência racial em Portugal - uma esperança para o futuro!

Di-lo-ia se os negros não pudessem entrar nesse restaurante «por motivos sócio-culturais» e só pudessem comer no restaurante do lado...

E o que eu diria de certeza era - de facto, a realidade encarrega-se de marcar as diferenças.

Já tu, assobiarias para o ar e, embora o estômago se te revoltasse com tanto «racismo», não darias parte de «fraco» (como se soubesses dar parte de forte:;)) e comerias como pudesses no restaurante dos brancos (partindo do princípio de que és branco).




"Ora, se os de leste falam melhor Português na sua esmagadora maioria, persisto"

Impotente que és - persistes,

Impotente que és, insistes em fugir à pergunta, depois de já te teres estatelado ao comprido e de te enterrares cada vez mais. Não tens sequer dignidade para dar uma resposta frontal.



não aceito o facto de que a esmagadora maioria dos europeus de leste fala melhor Português que os Africanos, especialmente das nossas ex-colónias, e cujos país já falarão português

Não aceitas um facto real, o que é típico dos invertebrados como tu, sempre a quererem esconder ou falsificar a realidade.



Só um racista é que poria as coisas nestes termos.

Pois, o mesmo tipo de racista que criou as entradas diferentes no colégio holandês...

Ah não, espera, aquilo não é racismo, é só «consequências dos diferentes níveis culturais»:):)::):):):):)

De facto, até nisto te afogas por completo.



Já te disse que a minha resposta seria de acordo com a situação. Para já, nunca havia de por os meus filhos num colégio onde a maioria não fosse nativa,

Mais uma atitude racista da tua parte, estranhíssima da parte de quem anda a promover a integração...

Estranhíssima ou nem por isso - agora é que te denunciaste à grande como o estereótipo do politicamente correcto que os nacionalistas combatem: a imigração é muito linda, viva a convivência de todos com todos nas escolas, desde que os meus filhos não tenham de conviver com essa gente vinda de África!, por isso vou é pô-los em bons colégios privados, e o povo branco mais pobre que se lixe, é a vida, e enquanto isso posso continuar a manter as minhas afirmações favoráveis à imigração e à coexistência...

Lindo, perfeito, em cheio. Aliás, vai já ser publicada no blogue como artigo.;););)




"De facto, o trabalho que os teus donos andam a fazer não aponta para um futuro de jeito. "

Concordo contigo: tudo caminha para um futuro muito "negro" para vocês.

Para vocês é que não... mas só enquanto conseguirem manter a maré negra longe das vossas escolinhas privadas. Só que um dia a desgraça bate-vos à porta.



Azar, que tivessem uns donos menos incompetentes.

Não temos donos, ao contrário de vocês, que de tanto serem domesticados já nem coluna vertebral têm. Metem nojo todos os dias. Mas talvez venham a pagar por isso.

12 de fevereiro de 2006 às 18:50:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home