segunda-feira, fevereiro 13, 2006

DIREITO DE NAÇÃO

Os castelhanistas do Minuto Digital crêem ter desfechado um golpe brutal no Nacionalismo catalão ao divulgarem uma sondagem na qual a maioria dos Espanhóis não considera a Catalunha como nação. Assim, de acordo com os dados estatísticos, 76% dos Espanhóis afirma que a Catalunha não é uma nação, enquanto na própria Catalunha essa percentagem desce para 49,4%... a percentagem de Catalães que considera como nação a Catalunha chega aos 46,8%.

Antes de mais nada, é evidente que os referidos setenta e seis por cento não interessam absolutamente nada, porque não cabe aos Castelhanos, aos Galegos e aos Bascos decidir se a Catalunha é ou não uma nação. Seria o mesmo que perguntar aos madrilenos se Portugal tinha ou não razão em Aljubarrota...

Quanto aos quarenta e nove por cento de catalães que não consideram a sua própria nação como tal... teriam bom remédio, duma perspectiva nacionalista: ou aceitavam a independência da Catalunha, mesmo que não a compreendessem, ou então tratavam de abandonar esse território, migrando para oeste, estabelecendo-se em terras de Castela. O mesmo se aplica a Olivença, que é portuguesa.

Serve este exemplo para afirmar que o território duma nação, pertence à Nação, não à maioria numérica dos seus habitantes.

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Pois. A maioria dos Catalães é contra o nacionalismo catalão, e este palhaço acha que a vontade da maioria é para ignorar.

E depois queixam-se que não os respeitam no processo democrático.

13 de fevereiro de 2006 às 14:04:00 WET  
Blogger Caturo said...

Palhaço é quem acha que a maioria tem o direito de vedar à minoria os seus direitos fundamentais. Compreendes, mentecapto das 2:04:54?

13 de fevereiro de 2006 às 15:53:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

" Pois. A maioria dos Catalães é contra o nacionalismo catalão, e este palhaço acha que a vontade da maioria é para ignorar. "

Vou com frequencia a Barcelona ... ainda não conheci um só Catalão que não deseja-se a INDEPENDENCIA da Catalunha ! Sondagens existem para todos os Gostos !

13 de fevereiro de 2006 às 17:19:00 WET  
Blogger Caturo said...

Obrigado, Pedro Dias.

Saudações Nacionais

13 de fevereiro de 2006 às 17:27:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Caro Caturo

Nasceu um novo Blog que recomendo . Nele escrevem entre outros o Dr. Jaime Nogueira Pinto, o Dr. Miguel Freitas da Costa e outros ... . Sei que não corresponde exactamente ao teu pensamento, mas como sei que és um gajo intelectualmente exigente acho vale a pena dares-lhe uma olhada !

O endereço é : www.ofuturopresente.blogspot.com

um abraço

13 de fevereiro de 2006 às 17:27:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

No Blog Letras com Garfos:

Um ex-soldado inglês que cumpriu serviço na Bósnia e no Iraque foi rejeitado pela polícia local britânica porque é branco e do sexo masculino.
O PC diz que não se trata de racismo mas de "selecção integracionista" ou "selecção específica e adequada à comunidade".
Se o dito ex-soldado fosse preto, seria "uma ignóbil, monstruosa e irracional forma de racismo", naturalmente.

Lá chegará a vez dos machos portugueses brancos sofrerem o racismo na pele…em plena Lisboa.
…tic tac tic tac…

14 de fevereiro de 2006 às 00:01:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home