sexta-feira, outubro 07, 2005

VISLUMBRE DA MAIS AUTÊNTICA EUROPA




Na pequena cidade escocesa de Clackmannan, uma pedra da fertilidade na qual se crê estar vivo o espírito do Deus céltico Mannan, foi deixada no lugar que ocupa há incontáveis séculos, contrariando uma decisão dos membros do conselho, que queriam movê-la para onde fosse mais visível mas que tiveram de enfrentar o furioso protesto por parte das mulheres e, em geral, de toda a população.

Alguns dos membros ficaram chocados por se depararem com uma reacção popular inesperada, como não se via «há que tempos!».

A rocha em questão, teria a qualidade de conferir fertilidade às mulheres e virilidade aos homens.

Mannan é um Deus celta do Mar e da Fertilidade, bem como da Magia, tendo também uma função guerreira. Filho de Lir, é por isso mesmo chamado Manannan Mac Lir.
Na mitologia irlandesa, possui um elmo magnífico, um barco que desliza sobre as ondas sem tocar na água e que, depois da sua utilização, pode ser guardado num bolso, uma armadura que torna invulnerável quem a usa e uma espada mágica que nunca falha o alvo. É rei do Outro Mundo, isto é, das Ilhas que ficam para lá do Mar Ocidental, a Tir Nan Og (Terra da Juventude) ou Mag Meld (Planície da Alegria). É o padroeiro da Ilha de Man.


Daí que a bandeira da Ilha de Man (Eilin Vannin) tenha ao centro uma tríscele que se considera nessas paragens como símbolo do Deus:

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Este símbolo da Ilha de Man surge noutros contextos: já o vi num escudo dum guerreiro grego na mini-série "Helena de Tróia", e surge também, imagine-se, no francesíssimo Brasão de Armas do célebre Marechal Murat!... Etc. E assemelha-se àqueles símbolos Solares de origem Ariana, como aqueles que são utilizados por um Movimento Nacionalista Neo-Pagão da Rússia já aqui referido (aquele que parece uma suástica com várias pernas), bem como a própria suástica dos nazis e o símbolo dos supremacistas sul-africanos, enfim... não percebo essa adoração e essa ligação da parte destes últimos.

7 de outubro de 2005 às 18:56:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Julgo que eram símbolos de perpetuidade, daí a relação entre as pernas que caminham em círculo e os símbolos solares, também do Hinduísmo.

7 de outubro de 2005 às 18:57:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home