quarta-feira, agosto 17, 2005

DE QUEM É A TERRA

Esta interessante reflexão sobre o modo como todas as tradições alienígenas são encorajadas na Europa ao passo que as práticas dos Europeus são nalguns casos suprimidas para evitar que as minorias se sintam oprimidas, leva a pensar que, de facto, a «tolerância» politicamente correcta leva à intolerância objectiva. Não me parece que se trate aqui de uma simples opinião, mas sim de um dado objectivo - as tradições alheias têm lugar, as locais não.

Já agora, a título de curiosidade, faço notar que, no princípio do texto cujo elo coloco acima, há um slogan politicamente correcto que faz lembrar qualquer coisa do passado recente de Portugal: a frase «One Scotland, many cultures» («Uma Escócia, muitas culturas»), tem as suas parecenças com o lema imperial salazarista «Uma Pátria, Muitas Raças», ou coisa parecida... isto porque os impérios e os universalismos vão dar todos ao mesmo, tarde ou cedo.

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Caturo :

Sabes bem que no inconscientr colectivo espanhol nao cabe a ideia de que Portugal exista como Nacao e muito menos como Nacao Soberana ! Eles nunca engoliram isto !

Sao por essa razao Inimigos !

Um abraco
Pedro Cacorino Dias

17 de agosto de 2005 às 11:57:00 WEST  
Blogger Caturo said...

São rivais... mas, a prazo, nem sequer aguentam as convulsões bascas e castelhanas, quanto mais...

17 de agosto de 2005 às 12:20:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Quer dizer, Catalãs - sempre lhe poupo o trabalho de emendar.

17 de agosto de 2005 às 12:30:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Ou isso...

17 de agosto de 2005 às 12:38:00 WEST  
Blogger João said...

Por causa do universalismo e do multiculturalismo é que chegámos onde chegámos em certos domínios. Ainda hoje estive a folhear um manual de Língua Portuguesa do 10ºano e deparei-me lá com um poema de Agostinho Neto. Pergunto-me como é possível que esse carniceiro estalinista tenha lugar num livro usado no ensino português.

17 de agosto de 2005 às 16:54:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Muito pertinente este post.
Principalmente em países europeus antigas potencias europeias, como Portugal. Países que têm vínculos com antigas colónias que se traduzem obrigatóriamente por ter que estar sujeito às pressões migratórias e benesses especiais aos seus amtigos colonizados. No curto prazo, esta invasão dado que chega aos magotes sem cumprir qualquer critério pode originar apenas (eufemismo) problemas sociais, a médio longo prazo, após se instalrem e aumentarem a população e a sua influência na sociedade existe a tendência para imporem os seus usos e costumes ao país hóspede (outro eufemismo) os quais colidem com os correntes na Europa, e inclusivamente chegam a afrontar directamente a cultura e os símbolos e identidade da antiga potência colonial- exemplos em Portugal os brasileiros obrigaram cobardemente e hipócritamente os Portugueses a beijarem a bandeira daquele país na Costa da Caparica por ocasião da final do campeonato do Mundo, em Franla num jogo particular queimaram a bandeira francesa e assobiaram o hino francês. Outro exemplo a imposição do véu e as pretensões a impor a sharia em países onde já estão instaladas extensas populações muçulmanas.
Muito em breve esta atitude de confrontação pode muito provavelmente assumir diferentes contornos designadamente no ensino de matérias históricas relacionadas com os passados coloniais, reduzindo ao minimo os ensinamentos sobre a história de potência europeia, relegando paa segundo lugar ou mesmo apagando completamente dos manuais escolares as vitórias, os progreeesos os feitos para não chocar os imigrantes e seus descendentes com este passado colonial e privilegiar aspectos que apresentem as potências europeias como os «maus da festa» saqueadores responsáveis pelo atraso e assim incutir nas novas gerações permanente um sentimento de culpa pelo passado e terem vergonha no seu passado não os equipando com conhecimentos históricos apropriados para se orgulharem dos feitos dos seues antepassados. Portugal com a chegad de milhões de ex colonizados de África e Brasil fica muito susceptivel a ressões por parte destas comunidadades para se afastare a s glórias, porque pode ir contra os seus interesses, e salientar os aspectos que essas comunidades de antigos colonizads pretendem ver de modo mais evidente para assim terem maior permissividade na sua chegada e maiores beneficios explorando um hipotético sentimento de culpa.

Para terminar quero expressar as minhas homengens a quem mantém este blog - Caturo por uma actualização constante, sempre caracterizadas pela inteligência, sagacidade, astucia perseverante, denota sentido de dever, as minhas homenagens. O caturo não é só mais um nacionalista, está muito à frente.
Por favor não se cale.
Obrigado

17 de agosto de 2005 às 17:49:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Muito obrigado, caro camarada.

Braço ao Alto

17 de agosto de 2005 às 18:47:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home