terça-feira, junho 28, 2005

GALIZA MENOS CASTELHANA?

Enfraquece-se a unidade espanhola. Parece ser um bom prenúncio para que, um dia, se estabeleça uma verdadeira Ibéria das Nações, se/quando algum dia todas as nações hispânicas forem todas soberanas, como o são hoje Portugal e Castela.

E, já que sonhar é de graça, quem sabe se um dia a Galiza não vem parar a Portugal, de modo a que todo o extremo ocidente hispânico integre um só Estado, fazendo assim justiça à sua comunidade de origem... uma Portugaliza livre e solidária com o resto de uma Hispânia realmente grande e livre (em vez da actual «España, una grande y libre»...).

5 Comments:

Blogger Suevo said...

Eu estou satisfeito. É mais uma machadada no imperialismo castelhano.

Galiza ceive!

29 de junho de 2005 às 10:20:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Dividindo o Ocidente face ao avanço iminvasório...

29 de junho de 2005 às 12:46:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Não necessariamente, caro anónimo. As nações do Ocidente podem e devem estar todas unidas sem que tenham de perder a sua soberania.

29 de junho de 2005 às 15:03:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

E não são todos da mesma etnia, os espanhóis (e os portugueses)? (Onde há menos mouros é em certas regiões de Portugal, uniformemente, excepto no Algarve, no Norte de Espanha e Galiza e na Catalunha.)

29 de junho de 2005 às 17:13:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Claro que os Espanhóis não são todos da mesma etnia, caro anónimo. Os Bascos, por exemplo, nem sequer são latinos, nem são sequer Indo-Europeus.

Em Espanha, há várias nações: Castela, a dominante; Galiza; Catalunha. E há também quem fale nas Astúrias e na Cantábria...

No tempo de D. Manuel I, os Castelhanos resolveram chamar «Espanha» ao seu reino. O monarca português, não gostou, porque, naquela altura, «Espanhóis» eram todos os Ibéricos... «espanhol» deriva de «hispânico» (tal como «Bretanha» deriva de «Britânia»), e Hispânia é o nome de uma unidade geográfica que inclui Portugal, sendo assim sinónimo de Ibéria (os Gregos, chamavam-lhe Ibéria, ao passo que os Romanos diziam «Hispânia»).
D. Manuel pressentiu por isso a intenção hegemónica de Castela sobre toda a Península Ibérica, e, efectivamente, não se enganou.

29 de junho de 2005 às 20:53:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home