sexta-feira, junho 24, 2005

INVASÕES, DESCARAMENTOS E CRITÉRIOS DUPLOS

Texto longo, e em Inglês, mas que contém observações interessantes, fazendo notar o ódio que o Islão tem às imagens e o descaramento com que muitos muçulmanos andam a querer destruir estátuas e quadros considerados ofensivos para o Islão, mas que são património da cultura europeia - aquela gentalha mafomética convenceu-se de que está em sua casa: são os chamados «cidadãos do mundo» em versão religiosa.

O autor recorda também que, em 1946, o governo da Checoslováquia expulsou do seu território uma minoria alemã de três milhões de pessoas, cujos antepassados aí viviam desde há seiscentos anos. Nessa altura, ninguém se indignou com essa limpeza étnica feita por meio da extradição; e se agora algum governo europeu quisesse devolver à procedência uma catrefa de imigrantes não europeus, como é que era?...


E aqui, meus amigos, têm mais uma demonstração de tibieza europeia perante o Islão. Desta feita, quem se acagaçou foram uns quantos artistas, que, para evitar a violência muçulmana, baniram uma determinada escultura que deveria ser exposta na quinquagésima primeira Bienal de Veneza. Isto é engraçado porque os artistas costumam ser ousados, atrevidos, caracterizando-se muitas vezes pelo seu prazer em chocar as consciências burguesas, as mentalidades autoritárias e ultra-religiosas... mas, quando correm o risco de ir para o maneta pela mão de alienígenas furiosos, aí refreiam a «irreverência»...

Será pura e simples cobardia? Ou tratar-se-á da constante vontade de dar a outra face ao opressor estrangeiro que põe e dispõe como se estivesse na sua terra?

1 Comments:

Blogger Flávio Santos said...

E também temos a situação do Islão contra o Islão: a Arábia Saudita financia a reconstrução de muitas mesquitas na Bósnia, desde que ela seja efectuada nos moldes wahabitas, mesmo que isso implique a descaracterização da obra original, a destruição de partes da mesquita que não obedecem aos trâmites exigidos, etc.

24 de junho de 2005 às 17:05:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home