quarta-feira, junho 29, 2005

FEIRA INTERNACIONAL DE ARTESANATO

Decorre no Parque Expo, em Lisboa, mais uma edição da Feira Internacional do Artesanato. O certame iniciou-se no dia 25 de Junho e encerrar-se-á a 3 de Julho.

Consiste em três grandes áreas, cada qual com seu pavilhão: a primeira, é dedicada ao artesanato português de todas as regiões do país; a segunda, ao artesanato do resto do mundo, contendo uma secção para cada continente; a terceira, à parte grastronómica do folclore, com vários restaurantes típicos, bem como as chamadas «tasquinhas», onde se podem comprar vinhos, presuntos, queijos e doces tradicionais.

Chamo a atenção para a expositor «Arte Medieval», de José João Besugo, de Setúbal. Aí, pode o visitante adquirir belas réplicas de artefactos de outras épocas, sobretudo a medieval, mas não só: destaco as singelas falcatas, espadas tipicamente ibéricas, usadas pelos indígenas Celtiberos e Lusitanos...

Na área internacional, recordo em especial os «soldadinhos de chumbo» de alguns dos expositores russos; algumas dessas peças, representam guerreiros celtas, nórdicos, romanos e gregos.
Na mesma área internacional, são dignas de menção as peças de âmbar da Polónia.

Na feira, encontram-se ainda pelo menos dois expositores de candeeiros de sal, que têm o quase sobrenatural aspecto de pequenos rochedos luminosos.

Realço ainda o excelente trabalho em metal de um expositor português, bracarense, cujo nome lamentavelmente não me vem à mente, mas que faz reluzentes peças (predominantemente em prata) com um sabor arcaizante, entre as quais se contam uns quantos anéis com suásticas.