segunda-feira, abril 25, 2005

APOIO À CULTURA ÉTNICA PORTUGUESA

Assine-se esta petição pela preservação de um bastião da autêntica cultura nacional.

Não ao fecho do Centro Sons da Terra em Sendim

Ao Ministério da Cultura; Câmara Municipal de Miranda do Douro; Instituto das Artes; Delegação Regional da Cultura do Norte.

O Centro de Música Tradicional Sons da Terra, em Sendim (Miranda do Douro) corre o risco de fechar as portas, devido à cessação de apoios por parte do governo.
O Centro de Música Tradicional Sons da Terra tem sido responsável em Miranda do Douro, pelo desenvolver de actividades ligadas à música tradicional Mirandesa, que incluem palestras, cursos de instrumentos mirandeses e possui ainda uma biblioteca dedicada aos temas da música tradicional mirandesa e internacional.
O seu fundador, Mário Correia, é um dos "históricos" da música tradicional e "Folk" em Portugal. Colaborou com a MC - Mundo da Canção, fundou o Festival Intercéltico de Sendim e a Editora Sons da Terra (que tem publicado uma colecção discográfica dedicada aos gaiteiros portugueses contemporâneos, de valor documental inestimável) para além de ter colaborado na organização das primeiras edições do Festival Intercéltico do Porto, organizado pela MC. A notícia do eventual fecho do Centro Sons da Terra em Sendim tem sido recebida com choque e surpresa, por representar o fim de uma instituição que é de alto valor para o reconhecimento da cultura transmontana e sobretudo porque era um espaço orientado para a população mais jovem, que agora se poderá ver privada dele.

Os signatários desta petição vêm por este meio protestar contra a situação assim criada, que a ocorrer terá um forte impacto num sector da cultura já de si debilitado.