terça-feira, janeiro 25, 2005

MEMÓRIA E REPETIÇÃO

O imperador romano Adriano nasceu no dia 24 de Janeiro do ano 76. Notabilizou-se por construir uma imensa muralha no norte da Grã-Bretanha, para defender a Romanidade contra os ataques dos Pictos e de outros bárbaros setentrionais. Enfim, é verdade que Roma não tinha nada que ter dominado nenhum outro território que não o da Itália (ou simplesmente o da própria cidade...), mas o que interessa neste caso frisar é o exemplo da edificação de uma barreira contra os inimigos da civilização. É hoje mais urgente do que nunca.

E é também preciso lembrar que, embora a muralha tenha aguentado os ataques externos, a Britânia (nome romano da Grã-Bretanha) acabou mesmo por ser dominada pelos bárbaros. E porquê? Porque os Romanos, enfraquecidos por dentro, acabaram por ceder. Faltavam-lhes efectivos, homens de combate. E, assim, abandonaram, voluntariamente, essa ilha do norte.

É o que acontece neste momento com os Ocidentais. Perdem terreno na sua própria terra, não só pelo avanço de quem vem de fora, mas sobretudo por falta de vontade de combater e pela cedência continuada.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

E as Legiões eram quase só compostas por contingentes de origem Bárbara.. que minaram o Exército e fizeram pender a balança em seu favor, claro, e não do dos outros!...


Imperador

25 de janeiro de 2005 às 10:52:00 WET  
Blogger Caturo said...

Isso também contribuiu enormemente para a queda de Roma. Uma Nação tem que se defender com gente da sua, não com pessoas a quem a tradição nacional pouco ou nada diz.

25 de janeiro de 2005 às 11:02:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home