segunda-feira, janeiro 24, 2005

SUÁSTICA, OU «BOA SORTE» EM SÂNSCRITO, LÍNGUA ARIANA DA ÍNDIA





O que pode ser um símbolo do mal para uns, pode ser algo sagrado para outros. A comunidade hindu lançou uma campanha no Rreino Unido para falar sobre o simbolismo da cruz suástica. Num momento em que se fala em proibir o uso do emblema nazi na Europa, os hindus lembram que para a sua religião, a suástica é um amuleto da sorte que não deve ser proibido.
SIC
No mundo ocidental, a cruz suástica é simbolo de racismo e xenofobia. Hitler usou-a como emblema do regime nazi que espalhou o terror por toda a Europa.
No início do mês, a polémica em torno da cruz suástica voltou a acender-se depois de o príncipe Harry ter aparecido numa festa mascarado de soldado nazi.
No Parlamento Europeu, os deputados alemães chegaram mesmo a sugerir que a suástica fosse proibida por toda a Europa. Mas o que para uns representa o pior da humanidade, para outros é um amuleto protector.
Há milhares de anos que a suástica é considerada pela religião hindu como um símbolo sagrado e de grande espiritualidade, por isso a ideia de proibir o uso da cruz é algo que desagrada à comunidade hindu no Reino Unido.
Os religiosos hindus vão fazer conferências pelo Reino Unido e tentar sensibilizar os políticos de forma a evitar uma eventual proibição da cruz suástica.


Fonte: SIC

É bom sinal que pelo menos os hindus façam por honrar esse arcaico e venerável símbolo árico, e que o usem frequentemente, o que até pode ter como consequência que o poder ígneo da cruz gamada acenda a memória de alguns europeus relativamente às suas próprias origens pré-cristãs...