quinta-feira, novembro 18, 2004

NACIONALISMO, PATRIOTISMOS IMPERIALISTAS E PATRIOTISMOS SEM IMPÉRIO

Recentemente, tomei conhecimento de que o Dr. António Cruz Rodrigues, no seu blogue Aliança Nacional, continuou a tecer considerações sobre o meu Nacionalismo, motivo pelo qual passo a responder às suas asserções.

Começou o segundo dos seus comentários (ao primeiro, já respondi) por me desafiar a provar que ele, ACR, tivesse alguma vez defendido a ideia do «ressurgimento» do Império Ultramarino. Pois bem, antes que eu tenha de fazer isso, terá ACR de provar que haja algum racismo da minha parte, como anteriormente afirmou, e continua, aliás, a afirmar.

Fico à espera.

Uma coisa, é certa: ACR continua a querer fazer crer que a única Portugalidade «de futuro» implica uma ligação às ex-colónias. E, em nome disso, critica o etnicismo. Ora, isso não é Nacionalismo – é Universalismo cristão que se serve da Pátria como ferramenta para alcançar um desígnio que terá como resultado a sua, da Pátria, dissolução.

Isto é, a destruição da Nação.

É pois indiferente que queira ou não reerguer um império – o ideal de ACR, com império, seria uma utopia perigosa; sem império, é tão somente um perigo sem utopia.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O ACR que seja homemzinho e ponha comentários no seu blogue!

19 de novembro de 2004 às 10:54:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home