quarta-feira, julho 14, 2004

PELO REINO DE FAUNUS - REVOLTA

Pode ver-se uma vergonha escandalosa no site

http://www.faed.udesc.br/professortito/caca.htm


A descrição do modo de matar os animais para lhes arrancar a pele, dá voltas ao estômago. É tão ou mais revoltante do que as descrições do modo como se chacinam os animais, nos matadouros, sem a preocupação de lhes diminuir o sofrimento ao mínimo possível.

Não basta deixar de vestir casacos de pele. É preciso acção directa: protestos junto às lojas onde se vendem peles dessas, enxovalhos públicos da manada que os compra, bloqueamentos de ruas por onde passem camiões transportando tal tipo de mercadorias, etc..

Nunca gostei do estilo activista arruaceiro, típico da Esquerda ideologicamente totalitária: mas isto é um caso de vida ou de morte.

Recordo-me de uma noite em que estava a ver um filme sobre um psicopata assassino, que mutilava, torturava e aniquilava pessoas com a sua serra eléctrica. Ao longo do filme, «Massacre no Texas», era fácil odiar o criminoso; todavia, houve uma cena em que certa perseguição à vítima acabou por ir dar a um matadouro, onde estavam centenas de bovinos esfolados e pendurados. Nesse momento, senti um desconforto: ao comer carne de vaca/porco/frango todos os dias, sem revolta, sem protesto violento, está-se a pactuar com um acto semelhante, em tudo, ao do psicopata asqueroso. Portanto, boa parte da actual humanidade não é assim muito melhor do que ele...


... e ainda há quem se sinta com moral para pregar a superioridade ética da actual civilização sobre a civilização romana que tinha o circo de gladiadores e de feras... que graça.