quinta-feira, maio 13, 2004

SERÁ....? ...

São muito intrigantes as declarações da mulher soldado americana que é acusada de ter torturado prisioneiros iraquianos, nomeadamente no que diz respeito ao motivo pelo qual ela e outros soldados do seu país procederam do modo monstruoso que se pôde ver nas imagens (e até pior, disse ela): afirma a militar que estava simplesmente a cumprir ordens, que as cenas eram fotografadas, que militares de superior patente as observavam e aprovavam, dizendo algo como «é isto mesmo que queremos».

Daqui donde escrevemos, conhecemos pouca coisa do que se passa no Iraque e, por isso, só podemos especular, por enquanto, sobre a estranha justificação dada pela mulher soldado. Digamos, pois, uns quantos serás:

Será que há gente nas Forças Armadas Americanas interessada em sabotar o esforço de guerra dos E.U.A., criando situações destas, divulgando-as, queimando a imagem do governo yanke que mandou os seus soldados para a guerra e obrigando-o, se possível, a retirar as tropas do Iraque, mediante pressão da opinião pública escandalizada?

Na Bósnia, não houve escândalos destes a respeito dos Americanos.

Porque seria?
Seria porque os soldados americanos enviados para os Balcãs eram moralmente mais bem formados, bons escuteirinhos, enquanto os soldados americanos que agora estão no Iraque são todos tenebrosos carrascos formados pelo «fascista» Bush?

É que nessa altura, quem mandava no governo norte-americano, eram os «democratas», os esquerdistas politicamente correctos de Bill Clinton, ao passo que quem agora lidera o maior império do mundo é a direita conservadora. Portanto, os média estão muito mais atentos a todo e qualque deslize dos «fascistas»...