ITÁLIA - PRIMEIRA-MINISTRA CONSIDEROU COMO «ANTI-TRUMP» A REUNIÃO DE CÚPULA DA UE SOBRE A GUERRA NA UCRÂNIA
Após uma cúpula da UE sobre a guerra na Ucrânia, a primeira-ministra italiana Giorgia Meloni chamou-lhe "anti-Trump", sendo acusada de chegar com uma hora de atraso.
A italiana descreveu a reunião dedicada à Ucrânia como “anti-Trump”. Não gostou do facto de que a maioria dos países da União Europeia não foram convidados e de que os Americanos foram deixados de fora. “Os Estados Unidos estão a trabalhar para alcançar a paz, e temos um papel a desempenhar”, disse.
“Ela chegou por último, depois de todos estarem sentados à mesa há quase uma hora”, é como a agência italiana Ansa descreve a visita de Meloni à cúpula informal em Paris.
Meloni foi um dos líderes convidados a Paris para conversas informais sobre o futuro da Ucrânia e o futuro destino da guerra na Europa Oriental. A primeira-ministra italiana enfatizou que é necessário fornecer aos Ucranianos garantias de segurança apropriadas e continuar a cooperação na dimensão Euro-Atlântica. Neste contexto, ela criticou os organizadores da reunião, que omitiram a maioria dos Estados-membros da União Europeia e políticos dos Estados Unidos. Em Paris, a aliança da UE foi representada pelo chefe da Comissão Europeia e pelo presidente do Conselho Europeu. Também houve um lugar para o chefe da OTAN.
Cimeira de Paris: Meloni apoia Trump. “Trabalhando para alcançar a paz”A primeira-ministra italiana explicou que a administração republicana nos Estados Unidos está “a trabalhar para alcançar a paz” e que os Europeus “têm um papel a desempenhar”. A política não especificou o que quis exactamente dizer.O Secretário de Defesa dos EUA, Peter Hegseth, disse há alguns dias que são os países europeus que devem — após concluir um acordo — manter a paz na fronteira ucraniano-russa. No entanto, Meloni considerou a ideia de enviar tropas europeias para a Ucrânia como “a mais complicada e a menos eficaz”. A Ansa informou que a primeira-ministra italiana apelou para “considerar outras opções”. A sua participação na cúpula de Paris ocorreu após “longa reflexão” para “transmitir todas as preocupações de Itália”, informou a agência de notícias. Meloni foi um dos poucos líderes convidados para a posse de Donald Trump. O republicano já tinha falado muito bem dela. “Estou aqui com uma mulher fantástica, a primeira-ministra de Itália. Tomou realmente a Europa de assalto”, disse ele durante uma reunião em Janeiro na Flórida.
*
Fonte: https://rmx.news/trending/meloni-slams-eu-summit-about-future-of-ukraine-as-anti-trump-shows-up-nearly-an-hour-late/
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home