quinta-feira, setembro 26, 2019

VÉNUS, GRANDE RAIZ DA ESTIRPE ROMÂNICA


Como românicos ou parcialmente românicos, não nos fica mal recordar que no dia 26 de Setembro de 45 a.c. (ou 708 A.U.C., ou «Ab Urbe Condita», «Desde a Fundação da Cidade», datação romana), foi dedicado um templo a Venus Genetrix, ou Vénus Geradora, no Forum de César, em Roma.

Vénus Genetrix é a Deusa Vénus como antepassada mítica do Povo Romano (e, em particular, da gens Iulia, a de Júlio César).

«Venus Genetrix, encantadora dos Deuses e da humanidade, Mãe protectora, sob os sinais estelares que brilham ao longo da noite, Tu alegras os mares que carregam os navios e a frutuosa terra, pois que é através de Ti que todas as coisas são concebidas e animadas, levadas a contemplar a Luz do Dia. Deusa, para Ti os ventos abrem caminho, as nuvens celestiais abrem-se à Tua vinda, a miraculosa terra saúda-te com doces flores aromáticas, para Ti a superfície dos mares riem-se, e os pacíficos céus fulgem em luminescência.»
Lucretius Carus, De Rerum Natura, 1.1-9

De acordo com o mito histórico romano, os gémeos Rómulo e Remo, fundadores de Roma, e filhos de Marte, o Deus da Guerra, eram também filhos da vestal Reia Sílvia, descendente de Eneias, vindo de Tróia, o qual por sua vez seria filho de Vénus.

«Como autores da nossa raça, reconhecemos Vénus eMarte - Mãe dos filhos de Eneias, Pai dos descendentes de Rómulo: clemência na vitória tempera a força das armas.»
Dizia o autor Rutilius Claudius Namatianus, na obra «De Reditu Suo», 1, p. 4.


Moeda romana consagrada ao templo de Venus Genetrix

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

A UE a proteger os europeus.lol

https://pbs.twimg.com/media/EFcwvbUVUAAr_Ni.jpg

28 de setembro de 2019 às 19:11:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Pois, notícia de 2016. Entretanto, em 2018, https://www.politico.eu/article/europe-migration-refugees-drop-dead-angela-merkel-matteo-salvini-libya-italy-germany-refugees/

A UE será o que os eleitores dela fizerem. Claro que para isso é preciso votar, porque quem ficar de lado a gemer que «ai, a UE já deu cabo de nós, 'tá mazé tudo fodido!!!!», então aí sim, a totalidade da situação encontrar-se-á efectivamente fornicada.

28 de setembro de 2019 às 21:46:00 WEST  

Publicar um comentário

<< Home