quarta-feira, setembro 03, 2025

UE - REPRESENTANTE PARA A DIPLOMACIA DIZ QUE ESTÁ FORA DE QUESTÃO DEVOLVER DINHEIRO À RÚSSIA ENQUANTO A RÚSSIA NÃO PAGAR À UCRÂNIA O QUE LHE DEVE PELA INVASÃO

A alta-representante da União Europeia (UE) para a diplomacia disse este Sáturnes que "é impensável" devolver à Rússia o dinheiro proveniente dos recursos russos congelados, a menos que Moscovo recompense a Ucrânia pela invasão.
"É impensável que a Rússia algum dia veja este dinheiro, a não ser que recompense a Ucrânia pela destruição que provocou", disse Kaja Kallas, em conferência de imprensa no final de uma reunião ministerial informal, no âmbito da presidência dinamarquesa do Conselho da UE, em Copenhaga.
A ex-primeira-ministra da Estónia considerou que, apesar dos esforços diplomáticos feitos para tentar alcançar um cessar-fogo, "é óbvio que a Rússia não se está a preparar para a paz, está a preparar-se para mais guerra".
No entanto, Kaja Kallas lamentou que não tenha sido possível consensualizar posições nesta reunião: "Não chegámos à discussão de que precisávamos, mas vamos fazê-lo nos próximos meses. Nas próximas semanas, os Estados-membros vão enviar para a alta-representante para os Negócios Estrangeiros as propostas para o próximo pacote de sanções à Rússia, revelou a representante da diplomacia da UE.
*
Fonte: https://www.msn.com/pt-pt/noticias/ultimas/%C3%A9-impens%C3%A1vel-ue-rejeita-devolver-%C3%A0-r%C3%BAssia-dinheiro-proveniente-dos-recursos-congelados/ar-AA1LxTEO?ocid=msedgdhp&pc=U531&cvid=68b39ffb58e9482baa5479b27d58f732&ei=9&fbclid=IwY2xjawMl1vRleHRuA2FlbQIxMQABHrVH_XyewKnNXzGL1WJYoStBHS9s8z8XeoIJY5JIgAaWez-MAtPQ1qsqwTlW_aem_MNrjkxCH7m1SM7uxcmf_sQ

* * *

Kaja Kallas tem, mais uma vez, toda a razão. Era o que mais faltava que agora o dinheiro do invasor lhe fosse devolvido, quando muito mais dinheiro ainda se lhe devia poder arrancar, até que pagasse cada milímetro dos estragos causados por uma abjecta violação de uma soberania nacional.