terça-feira, junho 04, 2024

ISRAEL DENUNCIA EGIPTO POR TER PONTE QUE FORNECE MATERIAIS AO HAMAS

A operação das Forças de Defesa de Israel (IDF) em Rafah expôs a existência de um viaduto secreto entre o Egipto e Gaza, que o Hamas poderia usar para importar qualquer coisa sem supervisão internacional, segundo o  Jerusalem Post.
O tenente-coronel Amit Yagor (Res.), um ex-oficial de inteligência, escreveu:

[O Egipto] viabiliza toda uma indústria de túneis de contrabando do seu território para o território da Faixa de Gaza e, na prática, constitui o “tubo de oxigénio” da organização e a principal fonte de armas ilegais, munições e materiais proibidos que permitiram o estabelecimento de “Gaza Profunda". O destaque foi a existência de um viaduto entre o Egipto e Gaza – a passagem de Salah al-Din que era utilizada para o movimento de mercadorias do Egipto para a Faixa de Gaza sem qualquer supervisão israelita ou internacional. Não foi amplamente divulgado e funcionou além da famosa travessia de Rafah. Aparentemente, a economia dos túneis/mercadorias/travessias e a indústria que se desenvolveu em solo egípcio contribuíram bastante para o sossego que o Egipto pediu para preservar na Península do Sinai, e daí o interesse egípcio em não eliminá-lo, como o Egipto soube fazer em muitos outros casos.

O Egipto opôs-se a uma operação israelita em Rafah, tal como a administração Biden. É agora claro que o Egipto queria encobrir o seu papel no contrabando e importação de armas por parte do Hamas. A administração Biden também pode ter querido preservar a imagem do Egipto como aliado dos EUA.
Desde que atacou Rafah, no início de Maio, Israel assumiu o controlo de quase todo o Corredor Filadélfia, como é chamada a estrada ao longo da fronteira entre o Egipto e Gaza. Ao fazê-lo, matou terroristas e destruiu túneis e lançadores de foguetes.
-
Joel B. Pollak é editor sénior do Breitbart News e apresentador do Breitbart News Sunday no Sirius XM Patriot nas noites de domingo, das 19h às 22h ET (16h às 19h PT). É o autor do recente e-book “The Sionist Conspiracy (and how to join it)”, agora disponível na Audible. Também é o autor do e-book Nem Livres nem Justas: As Eleições Presidenciais dos EUA em 2020. Foi o vencedor do Robert Novak Journalism Alumni Fellowship 2018. Siga-o no Twitter em @joelpollak.

*

Fontes: 
https://www.breitbart.com/middle-east/2024/06/01/idf-exposes-secret-egypt-gaza-bridge-in-rafah-operation/
https://www.jihadwatch.org/2024/06/idf-exposes-secret-egypt-gaza-bridge-in-rafah-which-hamas-could-use-to-import-anything