terça-feira, junho 04, 2024

EUA - TRUMP É A FAVOR DO APOIO À UCRÂNIA

Notícia de Abril:

Pode ser uma imagem de texto

Donald Trump disse nesta Joves que a sobrevivência da Ucrânia é importante para os Estados Unidos, uma mudança de tom dias antes de a Câmara dos Deputados dos EUA, liderada pelos republicanos, votar um pacote de ajuda de 61 biliões de dólares.
O ex-presidente não endossou o pacote e dedicou a maior parte do seu cargo na sua plataforma Truth Social a queixar-se de que os aliados europeus da América não estão a gastar o suficiente para apoiar a Ucrânia. Alguns republicanos de Extrema-Direita interpretaram a postagem como um sinal de que ele se opõe ao actual pacote de ajuda, embora Trump não tenha dito isso explicitamente.
Ainda assim, a postagem pareceu ser um dos primeiros reconhecimentos de Trump de que a sobrevivência da Ucrânia é um importante interesse da segurança dos EUA. Durante uma reunião da CNN no ano passado, Trump recusou-se a dizer se queria que a Ucrânia ganhasse a guerra com a Rússia quando questionado sobre o conflito.
“Porque é que a Europa não consegue igualar ou igualar o dinheiro investido pelos Estados Unidos da América para ajudar um país em necessidade desesperada?” escreveu ele na Joves.
"Como todos concordam, a Sobrevivência e a Força Ucranianas deveriam ser muito mais importantes para a Europa do que para nós, mas também são importantes para nós! MOVER A EUROPA!"
A postagem de Trump veio um dia depois de ele ter elogiado a Polónia, após uma reunião na Trump Tower, em Nova York, com o presidente polaco, Andzrej Duda. O ex-presidente e o líder polaco discutiram a proposta de Duda de que os membros da NATO gastem pelo menos 3% do seu produto interno bruto na defesa, disse um responsável da campanha. Actualmente, são obrigados a gastar pelo menos 2% do PIB.
O presidente republicano da Câmara dos EUA, Mike Johnson, disse que a Câmara votaria já no Sáturnes o pacote de ajuda à Ucrânia, apesar das ferozes objecções da ala direita da sua conferência.
*
Agradecimentos a quem aqui trouxe esta notícia: https://www.reuters.com/world/donald-trump-says-ukraines-survival-is-important-us-2024-04-18/

* * *

É notícia já de há um mês e meio, mas merece bem o devido registo, não apenas para desmentir o grosso ou aliás a totalidade dos «analistas» e «jornalistas profissionais» da tugaria (Portugal é outra coisa), daqueles que de quando em vez andam em choradinho pegado a dizer que já não têm emprego e que as redes sociais os estão a substituir... 
De resto, tem o gordo loiro mais uma vez toda a razão em tudo o que diz, inclusivamente no que tange à alta probabilidade de que nunca a guerra teria começado se Trump não tivesse perdido as eleições. Mal os desgraçados dos Ucranianos sabiam que a vitória eleitoral de Biden seria o início da tragédia ucraniana...