quarta-feira, maio 22, 2024

FRANÇA - POLÍCIA ABATE MUSLO QUE ATIROU COCKTAIL MOLOTOV CONTRA SINAGOGA

A polícia francesa matou a tiro um homem armado que supostamente incendiou uma sinagoga na cidade de Rouen, no noroeste, disseram autoridades.
O ministro do Interior, Gerald Darmanin, postou no X que o homem armado foi “neutralizado”.
“Em Rouen, agentes da polícia nacional neutralizaram esta manhã um indivíduo armado que claramente queria atear fogo à sinagoga da cidade. Felicito-os pela sua reactividade e coragem”, disse ele.
A sinagoga teria sofrido danos significativos no ataque.
A polícia local respondeu às 6h45 a relatos de um incêndio na principal sinagoga de Rouen.
O suspeito saiu da sinagoga ameaçando a polícia com uma faca e uma barra de ferro, segundo o serviço de informação da Polícia Nacional. Um polícia abriu fogo e feriu mortalmente o homem, disse a polícia.
Uma fonte disse à agência France-Presse que o homem “estava armado com uma faca e uma barra de ferro, abordou a polícia, que disparou”.
A sinagoga de Rouen sofreu danos significativos, inclusive nos móveis, mas ninguém ficou ferido, disse o autarca Mayer-Rossignol acrescentou que a cidade ficou "atingida e chocada".
“De alguma forma, um homem armado subiu à sinagoga e atirou um objecto, uma espécie de cocktail Molotov, para a sala principal de orações”, disse o autarca aos repórteres.
“Quando a comunidade judaica é atacada, é um ataque à comunidade nacional, um ataque à França, um ataque a todos os cidadãos franceses”, disse ele.
“É um susto para toda a nação”, acrescentou.
O incêndio foi controlado, segundo as autoridades, mas a identidade e o motivo do agressor ainda não são claros.
Duas investigações separadas foram abertas, uma sobre o incêndio na sinagoga e outra sobre as circunstâncias da morte do suspeito morto pela polícia, disseram as autoridades de Rouen na manhã de Vernes.
“É mais uma vez uma tentativa de impor um clima de terror aos Judeus do nosso país”, tuitou Yonathan Arfi, presidente do grupo de defesa judaica CRIF, em resposta ao incidente.
O rabino-chefe da França, Haïm Korsia, tuitou os seus agradecimentos à polícia e ao autarca da cidade e disse: “Falei longamente com o presidente da comunidade e passarei lá um Shabat muito em breve”.
*
Fontes:
https://www.thejc.com/news/world/police-shoot-dead-suspect-who-threw-molotov-cocktail-into-french-synagogue-tqml1n7o?utm_medium=email&utm_campaign=Israel%20digest%20178%20170524&utm_content=Israel%20digest%20178%20170524+CID_168c114148588e751b5bcc6106aca4bb&utm_source=Email%20marketing%20software&utm_term=Read%20more%20here
https://www.jihadwatch.org/2024/05/in-france-muslim-tries-to-burn-down-synagogue-is-shot-dead

* * *

Mais um episódio de terrorismo «de rua» na Europa que dificilmente motivará grandes mesas redondas televisivas sobre «a violência anti-judaica!!!!!!!!!!!!!!!!!» - pudera, o autor é muslo, não convém ao grosso dos mé(r)dia noticiar de maneira demasiadamente visível seja que crime for que se cometa em solo europeu por mão alógena...