terça-feira, março 19, 2024

ESTÓNIA QUER MAIS APOIO FINANCEIRO EUROPEU À UCRÂNIA

Kusti Salm, secretário permanente do Ministério da Defesa da Estónia, disse que 120 mil milhões de euros por ano em ajuda militar é “uma quantia generosa que deveria ser suficiente para permitir à Ucrânia vencer a guerra”.
A enorme quantia viria invariavelmente quase inteiramente dos contribuintes ocidentais, que já estão em risco de pagar um montante que se aproxima dos 150 mil milhões de euros.
Salm sugeriu que este montante deveria ser fornecido à Ucrânia, pelo menos parcialmente, através de empréstimos conjuntos da UE junto dos mercados financeiros, como foi o caso do fundo de reconstrução e dos 50 mil milhões de euros em ajuda votados este ano. Os políticos estónios têm sido inflexíveis há meses que, para que a Ucrânia ganhe a guerra, basta que os aliados ocidentais gastem 0,25% do seu PIB todos os anos em ajuda militar à Ucrânia. Este valor seria aproximadamente igual ao montante acima referido, de acordo com os cálculos da Estónia. Com este dinheiro, a Ucrânia poderá chegar ao ponto de exaurir a Rússia até 2025”, diz Salm. No entanto, ele diz que não se pode continuar assim, dado que actualmente os aliados ocidentais gastam apenas em guerra metade do que a Rússia gasta, de acordo com o meio de comunicação húngaro Mandiner.
O valor proposto equivale a cerca de dois terços do PIB anual total da Hungria e 15 por cento mais do que a despesa total de todo o orçamento húngaro este ano.
Salm está ciente de que “alguns países disseram que não é acessível”, mas é por isso que sublinham a possibilidade de uma emissão conjunta de obrigações: não haveria necessidade de pagar esta enorme quantia dos orçamentos nacionais se a Comissão Europeia simplesmente pedisse empréstimo em nome dos Estados-Membros. Segundo a Euractiv, o assunto poderá estar na agenda da próxima cimeira da UE, já que a ideia conta com o apoio dos Estónios, dos Belgas, dos Franceses e do presidente da UE, Charles Michel.
“Os apoiantes estão a reunir-se rapidamente”, disse Salm à Euractiv, observando que “o cenário de empréstimos é aparentemente muito mais atraente do que encontrar 120 mil milhões de euros nos nossos orçamentos nacionais”.
No entanto, se algum país ainda achar que o montante é excessivo, o funcionário público estónio oferece uma resposta tranquilizadora: “Parece um montante elevado, mas ainda é uma ordem de grandeza inferior ao risco potencial”.
Foram levantadas preocupações sobre a corrupção na Ucrânia, com muitos dos milhares de milhões já enviados para o país desaparecidosO país, que já era um dos mais corruptos do mundo antes da guerra, é visto como ainda menos transparente do que nunca devido ao caos da guerra.
*
Fonte: https://www.rmx.news/defense/ukraine-needs-e120-billion-per-year-to-win-war-claims-estonia/


1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Esperemos que sim, que a Ucrânia receba mais apoio e continue a resistir à invasão de um Império multiculturalista como a Rússia de Putin.

20 de março de 2024 às 19:26:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home