DEZASSEIS DE FEVEREIRO DE 1267 - QUANDO O CINÉTICO FICOU DO LADO PORTUGUÊS
O Tratado de Badajoz foi assinado a 16 de Fevereiro de 1267 por Afonso III de Portugal e Afonso X de Leão e teve como objectivo estabelecer a quem pertencia o Reino do Algarve, se ao Reino de Portugal se ao Reino de Leão e Castela. O rei de Castela e de Leão alegava direitos devido à posse de feudos no Algarve, mas com a assinatura do tratado foram estabelecidas bases de cooperação e de amizade entre ambos os reinos.
Pelos termos deste texto, o rio Guadiana tornou-se a fronteira entre as duas coroas a partir da foz do Caia, cedendo o rei português Aroche e Aracena ao rei castelhano em troca do reconhecimento dos direitos ao Algarve português e o fim da vassalagem, com o dever de “auxilium” militar associado.
*
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tratado_de_Badajoz_(1267)
* * *
O Algarve, cujo nome romano, anterior, era Cyneticum, assim designado porque era habitado pelos Cinetes, arcaico Povo indígena de origem eventualmente indo-europeia...
3 Comments:
Então a esquerda universalista não gritava aos 7 ventos que a população do sul de Portugal ( Algarve ) era meio moura, afinal estes até estão geneticamente mais próximos de um Austríaco, ou até de um Russo ou Norueguês, que de qualquer Marroquino:
https://pasteboard.co/LZJGncwiLMf4.jpg
Como é bom ver as imaginações da esquerda apátrida ruir.
Os portugueses pouco ou nada mudaram nos últimos 2000 anos:
https://pasteboard.co/AoYwOEbZ7tV8.jpg
No PCA acima, vemos o que ocorreu, no Neolítico e depois na Idade do Cobre, Portugal era habitado pelos tipos que construíram os monumentos Megalíticos, depois há a expansão Indo-Europeia dos Yamnaya (indirectamente) e directamente dos CordedWare vindos da Europa Central na Idade do Bronze e temos um Shift genético para "Norte" que continua na Idade do Ferro, onde estabiliza no sitio que estamos hoje. Os portugueses são practicamente a mesma população que vivia cá nos século I, II e III Idade do Ferro e Império Romano - amostras de Conímbriga e do Miroiço.
caput
Boa...
Já agora, porque dizes que a influência dos Yamnaya foi indirecta? Creio que em 2016 se noticiou que gente oriunda da estepe oriental europeia teria chegado à Hispânia por volta de 3200 a.c. e substituído quase por completo a população masculina. Já se alterou esta conclusão?
De uma forma geral pouco mudou na teoria (datas e contexto), o que se acha é que o input dos Yamnaya na Europa Ocidental (França, Ilhas Britânicas, Espanha, Suíça, Portugal, Itália etc) derivou de um estágio intermédio, ou seja, os Ymanya entram na idade do bronze na Europa, e são os supostos filhos destes, os Corded Ware ou os "bell beakers" da Europa Central que depois invadem o resto da Europa e fazem o que os pais deles fizeram na região da Alemanha, Holanda. Diz-se isto, porque quem entra nas ilhas britânicas e França ou Espanha e Portugal, já tinha também alguma percentagem de adn dos agricultores do neolítico, ou seja, tiveram que se misturar com eles algures, e foi na Europa central, com os funnel beakers. É algo confuso, porque a cultura Bell Beaker é nativa da Península Ibérica, e de cá é que vai para a Europa Central, mas são eles que depois vêm para cá, acho que isto resume:
https://pasteboard.co/kEJ8SGn8DT9w.jpg
Enviar um comentário
<< Home