quarta-feira, fevereiro 14, 2024

ALEMANHA - NACIONALISTAS DUPLICAM A SUA VOTAÇÃO NA CAPITAL, AINDA DOMINADA PELA ESQUERDA

Depois de um tribunal de Berlim ter ordenado a repetição das eleições em distritos seleccionados, a Alternativa para a Alemanha quase duplicou o seu apoio na votação de Setembro de 2021.
No Soles, 550 mil cidadãos puderam votar, o que representa um quinto da população da cidade em 455 distritos, com a AfD a obter 12,6% dos votos. Em 2021, a sua participação global era de apenas 7 por cento.
Num distrito oriental, Marzahn-Hellersdorf, a AfD recebeu o maior número de votos de qualquer partido, totalizando 33,1% dos votos. Em 2021, a AfD conseguiu apenas 18,5 por cento dos votos neste distrito. A União Democrata Cristã (CDU) recebeu 21,5 por cento dos votos no mesmo distrito, ficando em segundo lugar.
No entanto, existem algumas ressalvas quanto aos resultados. Por um lado, as eleições não decorreram em toda a cidade e a participação nas eleições repetidas foi muito mais baixa, com apenas 51 por cento dos eleitores elegíveis a dirigirem-se às urnas, o que representa uma queda de 25 pontos na participação.
Dito isto, a AfD foi o único partido que não só aumentou a sua quota de eleitores, mas também aumentou o número total de votos que recebeu, saltando 5326 votos para 159000 no total.

SPD e FDP são os maiores perdedores
Muitos especialistas eleitorais consideram o resultado uma derrota para os social-democratas (SPD), no poder, que registaram a maior queda no apoio, passando de 22,4 por cento em 2021 para 14,6 por cento. No entanto, os Verdes obtiveram um ligeiro ganho para atingir 27,7 por cento.
Os Democratas Livres (FDP) viram a sua noite transformar-se num desastre, passando de 9,1 por cento dos votos em 2021 para apenas 3,3 por cento, enquanto o Partido da Esquerda saltou 0,7 pontos para 12,9 por cento dos votos.
Num artigo de análise para a Welt intitulado “Um aviso final para o semáforo”, com o “semáforo” referindo-se ao governo liberal de Esquerda da Alemanha composto pelo SPD, os Verdes e o FDP, o autor escreve: “Vários sinais podem ser derivados para as quatro grandes eleições deste ano, especialmente para o governo federal. Se a repetição das eleições (em Berlim) foi o ensaio geral para as eleições europeias e as eleições estaduais na Saxónia, Turíngia e Brandemburgo, então falhou o semáforo. O SPD e especialmente o FDP têm de temer as próximas eleições. Ambos os partidos estão entre os grandes perdedores nas pesquisas nacionais em comparação com as eleições federais. O SPD do chanceler Olaf Scholz está de volta ao campo intermediário cinzento. A situação parece ainda mais drástica para o FDP: se os 455 distritos eleitorais forem divididos, os liberais falhariam claramente na barreira dos 5 por cento. Eles sabem disso por causa de muitas eleições anteriores, mas as perspectivas para os liberais, que são tradicionalmente mais fracos no Leste, não são boas.”
Indiscutivelmente o maior vencedor geral em Berlim são os Democratas-Cristãos (CDU), passando de 13,7% dos votos em 2021 para 20,6%.
A votação não mudou muito em termos dos resultados globais das eleições de 2021, embora a AfD esteja agora à frente do FDP em termos de total de votos.
*
Fonte: https://rmx.news/germany/germany-afd-nearly-doubles-support-in-repeat-berlin-elections/