POLÓNIA - JOVEM POLACO ASSASSINADO POR GEORGIANOS
Nas primeiras horas da manhã de sábado, ocorreu um trágico incidente no centro de Wrocław, na Polónia, onde um polaco de 21 anos foi espancado até à morte por dois estrangeiros. A polícia prendeu os agressores logo após o incidente.
O confronto teria ocorrido nas primeiras horas do centro histórico de Breslávia. Acredita-se que três pessoas estiveram envolvidas na briga.
“O curso e os detalhes deste trágico acontecimento estão actualmente sob intensa investigação pela polícia”, afirmou a polícia de Wrocław no domingo.
As autoridades revelaram que ambos os agressores tinham 23 anos e que a luta envolveu o uso de armas perigosas, levando à morte do homem.
“Um dos homens usou uma faca e outro uma ferramenta perigosa, resultando em ferimentos no jovem de 21 anos”, informou um polícia ao portal de notícias tuwroclaw.com. A porta-voz da polícia mencionou ainda que estava “proibida de divulgar informações” sobre a nacionalidade dos homens detidos e a localização exacta da briga mortal, citando a investigação em curso.
No entanto, os jornalistas da Gazeta Wrocławska obtiveram informações do Ministério Público que indicavam que os suspeitos eram cidadãos georgianos. Eles já foram interrogados pela promotoria. “Havia dois perpetradores. As acções investigativas que os envolvem estão actualmente em andamento”, disse Anna Placzek-Grzelak, porta-voz do gabinete do procurador distrital em Wrocław.
Nas redes sociais, apareceu recentemente um vídeo de outro incidente em Wrocław envolvendo estrangeiros. Segundo a descrição, os polacos defendiam outro polaco que estava a ser espancado por estrangeiros, quando um dos agressores sacou uma faca.
Um vídeo postado em X foi marcado como conteúdo sensível, mas ainda pode ser visualizado na plataforma no momento da publicação.
O meio de comunicação polaco Kresy.pl observa que, entre os estrangeiros na Polónia, os ucranianos são estatisticamente os que cometem mais crimes. No entanto, proporcionalmente ao tamanho da sua população, os georgianos cometem crimes com mais frequência.
Em Julho passado, o jornal polaco Rzeczpospolita citou dados da Sede da Polícia Nacional que detalhavam estatísticas de crimes relacionados com estrangeiros. Entre os 4695 estrangeiros suspeitos de crimes nos primeiros cinco meses de 2023, os números mais elevados foram os ucranianos com 2288 crimes, seguidos pelos georgianos com 901, pelos bielorrussos com 277, pelos moldavos com 228 e pelos russos com 80.
Outras nacionalidades incluíam romenos (69), alemães (67), búlgaros (63) e checos (51), sendo o restante proveniente da Letónia, Lituânia, Uzbequistão, Eslováquia, Arménia, Azerbaijão e Turquia.
*
Fonte: https://rmx.news/poland/migrants-beat-young-polish-man-to-death-in-wroclaw/
* * *
Um em cada dez georgianos é muçulmano, ainda que neste caso não haja qualquer indício, na notícia, sobre o credo dos homicidas, pelo menos que eu tenha visto. Enfim, muslos ou não, é universalmente verdade que boas fronteiras fazem bons vizinhos...
1 Comments:
Os polacos tambrm já começaram a abrir aos imigrantes?
Enviar um comentário
<< Home