segunda-feira, dezembro 25, 2023

MOTIVO HISTÓRICO DA CELEBRAÇÃO «CRISTû DO NATAL A 25 DE DEZEMBRO

Sobre a origem do Natal, a seguinte nota está contida num texto de um bispo sírio do século XII, Jacob Bar-Salibi de Melitini Kilikia:

«A razão para os pais da Igreja mudarem a celebração de 6 de Janeiro para 25 de Dezembro foi a seguinte: os pagãos costumavam celebrar o nascimento do Sol no mesmo dia 25 de Dezembro e acendiam então luzes para exaltar o dia, e convidavam e admitiam os cristãos nestes ritos. Portanto, quando os professores da Igreja viram que os cristãos estavam inclinados a celebrar este feriado, engendraram uma estratégia, marcaram a celebração do verdadeiro Nascer do Sol neste dia e decidiram realizar a cerimónia da Epifania a 6 de Janeiro, e mantêm este uso até hoje, juntamente com o acender das luzes.»

Sim - e, a partir do momento em que a Cristandade, em cima de adoptar a data pagã, ainda proibiu a celebração do culto pagão à(s) Deidade(s) Solar(es), como fez a todos os outros cultos pagãos, pois a partir daí deu um exemplo de pura e simples usurpação.
Só a liberdade autenticamente europeia que posteriormente veio a recuperar terreno em solo ocidental é que permitiu a ascensão, ou até retorno, em certa medida, de cultos e rituais de raiz autenticamente europeia, o que fez com que o Natal actual tenha já muito mais de pagão do que propriamente de cristão, para lamento de cristãos e neo-cristãos, que odeiam o «consumismo!!!» e as luzes natalícias, e o esplendor autenticamente saturnino, por assim dizer, da maior celebração do Ocidente.

31 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Porque convém desmitificar:

https://youtu.be/wk16I1l4uaI?si=YuY_azXbDV3qrjKd

26 de dezembro de 2023 às 00:24:00 WET  
Blogger Caturo said...

É sempre um fartote quando se vê a fé com que alguns cristãos tentam ainda manter aldrabices mesmo diante das evidências. É despudor a mais. Vamos lá então ver...
Antes de mais nada, que fique claro: não, a Saturnália não está «off the table». Uma festa de alegria, igualdade, fraternidade, em que até os escravos comem à mesa com os senhores em sinal de igualdade, e em que se trocam presentes, e que ainda por cima calha de 17 a 23 de Dezembro, e que ainda por cima tem uma figura central trajada de vermelho, não está, nunca esteve e jamais estará «off the table». Se esta gente tem o desplante de argumentar assim agora, que já está a perder terreno, não admira que, durante séculos, tenha feito as mais descaradas reivindicações.
Depois, o 25 de Dezembro... quando o Natalis Solis Invicti se começou a celebrar, os cristãos eram meia dúzia e não mandavam em grande coisa a não ser nas suas catacumbas.
Vejamos então mais em pormenor:
«The festival is recorded in the Chronograph of 354 (or Filocalian calendar), which is also the earliest record of 25 December being the birthday of Jesus Christ.» Ora o Sol Invictus já se celebrava em Roma no ano de 274, senão antes, pois que o Seu culto já tinha sido estabelecido em Roma antes disso...


26 de dezembro de 2023 às 15:52:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

«off the table»

Pois, aqueles malvados dos cristãos quiseram apropriar-se da Saturnália arranjando uma comemoração numa data posterior à dita celebração pagã. Faz todo sentido...não.

"Ora o Sol Invictus já se celebrava em Roma no ano de 274, senão antes, pois que o Seu culto já tinha sido estabelecido em Roma antes disso..."

Se isso fosse verdade, haveria muitos registos de tal evento, mas a realidade é outra.

26 de dezembro de 2023 às 20:52:00 WET  
Blogger Caturo said...

«Pois, aqueles malvados dos cristãos quiseram apropriar-se da Saturnália arranjando uma comemoração numa data posterior à dita celebração pagã»

Exactamente, dado que nem sequer era muito posterior (dois dias).

«Faz todo sentido»

Certo.

«não»

Sim.


"Ora o Sol Invictus já se celebrava em Roma no ano de 274, senão antes, pois que o Seu culto já tinha sido estabelecido em Roma antes disso..."

«Se isso fosse verdade, haveria muitos registos de tal evento,»

E há. A ultrajante reforma religiosa tentada por Elagabalus está documentada bem antes de 274.
Quanto ao resto, logo havia o caraças do bispo sírio de dar com a língua nos dentes, não podia ter ficado calado?, pois, não podia não, que nessa época os cristãos assumiam abertamente que usurpavam cultos pagãos, recomendavam-no abertamente e até se gabavam disso, agora é que, enfim, percebem que lhes fica mal e então tentam um revisionismozito a ver se convencem os ocidentais mais ingénuos...

26 de dezembro de 2023 às 22:13:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Se a intenção dos cristãos foi substituir a Saturnália pelo Natal, fica registado que falharam por dois dias.

Onde estão esses registos todos sobre a comemoração do Sol Invictus em Roma?

Um bispo do XII haveria saber muito sobre os primórdios da Igreja que datam do 1 a.c.

26 de dezembro de 2023 às 23:10:00 WET  
Blogger Caturo said...

Os cristãos não falharam, aproveitaram a estação festiva e oolaram o seu carpinteiro morto ao Sol, que colá-lo a Saturno era mais difícil e menos actual, no século IV.

Onde estarão os registos... não existem, é tudo mentira dos pagãos inventada no século XX, ou então continua a ser verdade que o registo mais antigo do culto ao Sol Invictus é 158...

Acredito que alguns já cheguem ao ponto de acreditar que é impossível um bispo do século XII souber muito sobre os primórdios da Igreja, que de certeza que não datam do século I a.c., quando muito do segundo a.c., e mais ainda do IV d.c,, claro, a transmissão da informação iria mesmo ser completamente interrompida no seio de uma igreja triunfante, e claro que o bispo estava comprado por ocidentais anti-cristãos do século XX e XXI para inventar uma aldrabice que desse jeito para mostrar que a Igreja anda desde sempre a usurpar o que pode à tripa-forra, como um papa ordenou que se fizesse.

31 de dezembro de 2023 às 19:50:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

*d.c.

1 de janeiro de 2024 às 18:12:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Saturnalia is an ancient Roman festival and holiday in honour of the god Saturn, held on 17 December of the Julian calendar and later expanded with festivities through 19 December.

Pois, dois dias...bem, não.

1 de janeiro de 2024 às 18:33:00 WET  
Blogger Caturo said...

Dois dias... bem... sim:

17th-23rd Dec. – Saturnalia * – originally on the 17th Dec. but, by the late republic, the festival extended from the 17th to the 23rd Dec..

Desta vez não se deu o milagre da Santa Aldrabice e Usurpação Sem Vergonha da Saturnália, nem sempre resulta.

3 de janeiro de 2024 às 05:54:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Eu ainda estou para perceber como é que um dia festivo posterior (Natal) consegue substituir 3-a-5-a-7 dias festivos anteriores (Saturnália).

"Onde estarão os registos... não existem, é tudo mentira dos pagãos inventada no século XX, ou então continua a ser verdade que o registo mais antigo do culto ao Sol Invictus é 158..."

Ou seja, o cristão do vídeo tem razão: a primeira referência ao Sol Invictus ser celebrado em Roma aparece num livro que é da mesma altura em que o Natal passou (quase) unanimemente
a ser celebrado a 25 de Dezembro.

5 de janeiro de 2024 às 22:47:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Estranho que uma celebração romana tão importante como o Sol Invictus tenha tão poucos registos.

5 de janeiro de 2024 às 22:48:00 WET  
Blogger Caturo said...

«Eu ainda estou para perceber como é que um dia festivo posterior (Natal) consegue substituir 3-a-5-a-7 dias festivos anteriores (Saturnália)»

É fácil isso acontecer quando se tem o poder político-militar na mão, como foi o caso.



«Ou seja, o cristão do vídeo tem razão: a primeira referência ao Sol Invictus ser celebrado em Roma aparece num livro que é»

Não, o cristão do vídeo nem nisso tem razão, dado que, como eu disse no comentário anterior, a primeira referência ao Sol Invicto celebrado em Roma é de 158 d.c,, ou seja, bem antes de qualquer celebração natalícia cristã. De resto, não tem o Judeu Morto corno a ver com o Sol, dado que nada na teologia cristã aponta para qualquer ligação ao culto solar...

6 de janeiro de 2024 às 00:33:00 WET  
Blogger Caturo said...

«Estranho que uma celebração romana tão importante como o Sol Invictus tenha tão poucos registos.»

Não é assim tão estranho quando se tem em mente o grau de destruição e usurpação levado a cabo pelas autoridades cristãs contra os cultos pagãos. «Estranho», mesmo «estranho», é não haver qualquer prova de uma tão importante celebração «cristã» como o Natal antes de 354 quando se tem em mente o modo como o Cristianismo foi triunfante na Antiguidade... mais «estranho» ainda é que, mesmo depois de um bispo cristão se gabar de a sua igreja ter usurpado o Natal aos pagãos, mesmo assim continua a haver cristãos a tentar dar a volta ao texto e a fazer revisionismo do passado, se calhar à espera de um «milagre das rosas», em que o pão se transforme repentinamente em flores...
As autoridades pagãs romanas não tiveram de facto noção do grau de, digamos, convicção, da hoste cristã, por isso não a perseguiram de forma eficiente e regular; já os Japoneses não foram na fita, cortaram o mal pela raiz e acabou-se a «santidade miraculosa».

6 de janeiro de 2024 às 00:40:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"É fácil isso acontecer quando se tem o poder político-militar na mão, como foi o caso."

Ah, pois, e os pagãos não podiam comemorar a Saturnália subterraneamente como fizeram os cristãos em relação ao Natal quando os primeiros tinham o poder político-militar na mão mantendo tal comemoração viva. Pois! E já não estamos a falar do Natal substituir a Saturnália, mas sim da destruição de tal comemoração pelos cristãos.


"Não, o cristão do vídeo nem nisso tem razão, dado que, como eu disse no comentário anterior, a primeira referência ao Sol Invicto celebrado em Roma é de 158 d.c,, ou seja, bem antes de qualquer celebração natalícia cristã. De resto, não tem o Judeu Morto corno a ver com o Sol, dado que nada na teologia cristã aponta para qualquer ligação ao culto solar..."

E essa referência vem em que fonte?

7 de janeiro de 2024 às 16:46:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"Não é assim tão estranho quando se tem em mente o grau de destruição e usurpação levado a cabo pelas autoridades cristãs contra os cultos pagãos. «Estranho», mesmo «estranho», é não haver qualquer prova de uma tão importante celebração «cristã» como o Natal antes de 354 quando se tem em mente o modo como o Cristianismo foi triunfante na Antiguidade."

Quando o Natal era ilegal, é natural que haja poucos registos sobre tal comemoração nesse período histórico.

7 de janeiro de 2024 às 16:49:00 WET  
Blogger Caturo said...

«Ah, pois, e os pagãos não podiam comemorar a Saturnália subterraneamente»

Não podiam? Quem é que disse que não podiam? Provavelmente até o fizeram, mas, sendo uma actividade ilegal, e sendo verdade que o Paganismo chegou a ser proibido sob pena de morte, torna-se óbvio que o que faziam não é hoje conhecido...



«E essa referência vem em que fonte?»

«the earliest extant dated inscription that uses invictus as an epithet of Sol is from AD 158.»

11 de janeiro de 2024 às 03:10:00 WET  
Blogger Caturo said...

«Quando o Natal era ilegal, é natural que haja poucos registos sobre tal comemoração nesse período histórico.»

Sabe-se algo sobre o que os cristãos das origens diziam sobre o nascimento de Jesus mais cedo do que 330, curiosamente... No leste ortodoxo e no primeiro país cristão da História, a Arménia, o dia do nascimento de JC é o 6 de janeiro (Epifania)... Entretanto, um famoso autor cristão, Orígenes, até dizia que não se deveriam celebrar aniversários, nem sequer o de Cristo, porque fazê-lo era uma prática pagã, e ele disse-o em 245 d.c.... o que interessa, nesta prática cristã inicial, é a data da morte de JC, a Páscoa, porque é na morte de JC que nasce a religião cristã propriamente dita (e é esse o símbolo actual do Cristianismo, o crucifixo, símbolo da morte de JC)... Entretanto, no final do século II d.c., ainda o Clemente de Alexandria cita especulações da época segundo as quais o nascimento de JC poderia ter ocorrido a 19 de Abril ou 20 de Maio, ou até 17 de Novembro segundo o seu próprio cálculo... o Pascha Computus, escrito em 243 DC, alvitrou que a data do nascimento de JC teria sido a 28 de Março...

11 de janeiro de 2024 às 03:24:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

the earliest extant dated inscription that uses invictus as an epithet of Sol is from AD 158.»

E essa inscrição é romana?

11 de janeiro de 2024 às 06:53:00 WET  
Blogger Caturo said...

É.
Soli invicto deo / ex voto suscepto / accepta missione / honesta ex nume/ro eq(uitum) sing(ularium) aug(usti) p(ublius) / aelius amandus / d(e)d(icavit) tertullo et / sacerdoti co(n)s(ulibus)[17]
Publius Aelius Amandus dedicated this to the god Sol Invictus in accordance with the vow he had made, upon his honorable discharge from the equestrian guard of the emperor, during the consulship of Tertullus and Sacerdos.

11 de janeiro de 2024 às 07:29:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Essa inscrição não é uma referência ao facto do Solis Invictus ser celebrado em Roma a 25 de Dezembro

13 de janeiro de 2024 às 17:55:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

E as minhas respostas?

25 de janeiro de 2024 às 23:01:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Ficou para as calendas gregas, estou a ver

28 de janeiro de 2024 às 05:53:00 WET  
Blogger Caturo said...

Não ficou para as calendas gregas mas sim para uns dias depois das calendas de Fevereiro.

A inscrição que apresentei a 11 de Janeiro é testemunha do culto do Sol Invictus bem antes da mais antiga data referente à celebração cristã no Solstício de Inverno.
Quanto à celebração do Sol Invicto no Solstício de Inverno, bem, Aureliano começou a fazê-lo em 274. Que o mais antigo registo que se conhece desta celebração date de 354 não significa que não existisse antes, a menos que o registo esteja a mentir, e, se está a mentir, então também não pode ser tido em conta quando refere a celebração cristã na mesma data...

Acresce que não há rigorosamente nada de teologicamente solar na mitologia cristã. Nada no Novo Testamento liga Cristo ao Sol, nem sequer há ali um «milagre solar» como há o milagre dos peixes. Toda a referência solar relativa a Cristo tem um sentido puramente figurado, uma vez que todo o Abrahamismo (Judaísmo, Cristianismo, Islão) considera «Deus» como Entidade localizada acima de toda a Natureza; este «Deus» não está revelado na Natureza a não ser como um todo («a criação»). Em suma, Cristo nada tem de teologicamente solar.

Entretanto, o facto de, antes da primeira data conhecida que refere a celebração solsticial «cristã», os mais antigos cristãos terem considerado que o nascimento do seu Cristo se deu noutras datas bem diferentes, deixa claro que a ligação do Cristianismo ao Solstício de Inverno é, de facto, uma colagem posterior. Vou relembrar esta parte mais antiga porque parece que não foi lida com atenção:
No leste ortodoxo e no primeiro país cristão da História, a Arménia, o dia do nascimento de JC é o 6 de janeiro (Epifania)... Entretanto, um famoso autor cristão, Orígenes, até dizia que não se deveriam celebrar aniversários, nem sequer o de Cristo, porque fazê-lo era uma prática pagã, e ele disse-o em 245 d.c.... o que interessa, nesta prática cristã inicial, é a data da morte de JC, a Páscoa, porque é na morte de JC que nasce a religião cristã propriamente dita (e é esse o símbolo actual do Cristianismo, o crucifixo, símbolo da morte de JC)... Entretanto, no final do século II d.c., ainda o Clemente de Alexandria cita especulações da época segundo as quais o nascimento de JC poderia ter ocorrido a 19 de Abril ou 20 de Maio, ou até 17 de Novembro segundo o seu próprio cálculo... o Pascha Computus, escrito em 243 DC, alvitrou que a data do nascimento de JC teria sido a 28 de Março...

9 de fevereiro de 2024 às 02:40:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

A inscrição que aqui citaste não fala em nenhuma celebração a 25 de Dezembro e nem sabes se é relativa a Roma. E portanto não serve para rebater a premissa do youtuber cristão.

11 de fevereiro de 2024 às 01:18:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

E isso de várias facções cristãs terem diferentes datas para o nascimento do JC prova que os ditos cujos não tinham nenhuma agenda para se apropriarem de nenhuma celebração pagã, e ainda para mais de uma celebração pouco importante de uma religião síria, mas sim que cada dita facção procurava ter a data Natalícia mais lógica.

11 de fevereiro de 2024 às 01:25:00 WET  
Blogger Caturo said...

Não, não prova nada disso, pelo contrário - prova é que, inicialmente, os cristãos não ligavam puto ao Solstício de Inverno e não localizavam o nascimento de Cristo nessa data; ora, uma vez que mais tarde o fizeram, isso só leva a pensar que, de facto, resolveram posteriormente usurpar uma celebração pagã, que veio a ser das mais relevantes no Império Romano.

13 de fevereiro de 2024 às 07:58:00 WET  
Blogger Caturo said...

Quanto à inscrição citada acima, é da Romanidade, escrita por um romano, logo, prova que o culto do Sol Invictus já se fazia no contexto religioso romano bem antes da celebração cristã no Solstício de Inverno, motivo pelo qual serve para mostrar a falácia do que diz o gajo do vídeo.

13 de fevereiro de 2024 às 08:00:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

O gajo disse que não há registos da celebração do Solus Invictus, em Roma, a 25 de Dezembro antes do aparecimento do Natal, e portanto essa inscrição não serve para refutar isso.

20 de fevereiro de 2024 às 21:57:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Era tão relevante que não há registos da mesma ser celebrada antes do aparecimento da celebração Natalícia.

21 de fevereiro de 2024 às 01:23:00 WET  
Blogger Caturo said...

Já se viu que há registos de a celebração do Sol Invictus já existir antes da celebração do Natal...

21 de fevereiro de 2024 às 05:17:00 WET  
Blogger Caturo said...

«O gajo disse que não há registos da celebração do Solus Invictus, em Roma, a 25 de Dezembro antes do aparecimento do Natal,»

Logo, disse mal. Como eu disse acima, e repito quanto à celebração do Sol Invicto no Solstício de Inverno, bem, Aureliano começou a fazê-lo em 274. Que o mais antigo registo que se conhece desta celebração date de 354 não significa que não existisse antes, a menos que o registo esteja a mentir quando a situa em 274, e, se está a mentir, então também não pode ser tido em conta quando refere a celebração cristã na mesma data...

21 de fevereiro de 2024 às 05:20:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home