quarta-feira, setembro 27, 2023

POLÓNIA - GOVERNO FAZ VÍDEO A DESMENTIR PROPAGANDA IMIGRACIONISTA DE FILME

O governo da Polónia planeia veicular anúncios antes de algumas exibições do premiado drama sobre refugiados "Fronteira Verde" para defender o tratamento dispensado aos imigrantes que cruzam a fronteira vindos da Bielo-Rússia, disse um ministro na Joves.
Dirigido pela veterana cineasta polaca Agnieszka Holland, o filme atraiu uma resposta furiosa dos conservadores na Polónia antes do seu lançamento nos cinemas poloneses na Vernes.
O filme a preto e branco mostra uma família da Síria e uma mulher do Afeganistão atiradas para trás e para a frente através da fronteira por guardas brutais indiferentes ao seu sofrimento, enquanto activistas lutam para tentar trazê-los para um local seguro.
A imigração emergiu como tema principal da campanha antes das disputadas eleições de 15 de Outubro, com o partido nacionalista Lei e Justiça (PiS) a dizer que só o seu governo pode garantir a segurança das fronteiras.
Diz que a representação do filme sobre o que acontece aos imigrantes que atravessam a Polónia vindos do leste desonra aqueles que protegem o seu país.
O vice-ministro do Interior, Blazej Pobozy, chamou ao filme de "calúnia nojenta".
Nos cinemas de arte de toda a Polónia, as exibições serão precedidas por um anúncio especial sobre os elementos que faltam no filme”, disse aos jornalistas.
“Os nossos anúncios mostram o contexto da operação híbrida (na fronteira) e o curso desta operação e que soluções introduzimos para garantir a segurança das mulheres e dos homens polacos.”
Não ficou imediatamente claro com que base os cinemas veiculariam o anúncio.
A Arthouse Cinemas Association, um agrupamento de 241 pequenas operadoras de cinemas, disse que as empresas que administram cinemas “decidem por conta própria sobre todos os aspectos de suas actividades comerciais, incluindo o repertório de filmes e os anúncios exibidos”.
Os imigrantes começaram a chegar à fronteira em 2021, depois de a Bielorrússia, um aliado da Rússia, ter aberto agências de viagens no Médio Oriente, oferecendo uma rota não oficial para a Europa – uma medida que Bruxelas disse ter sido concebida para criar uma crise. A Polónia recusou-se a deixá-los atravessar.
"Green Border", que ganhou o Prémio Especial do Júri no Festival de Cinema de Veneza deste ano, conta a história de refugiados, trabalhadores de caridade, activistas e guardas de fronteira, cujas vidas se cruzam nas florestas frias e pantanosas entre os dois países.
A directora Holland já rejeitou as críticas ao filme, dizendo que é "uma tentativa de dar voz àqueles que não têm voz".
*
Fontes:
https://www.saltwire.com/newfoundland-labrador/news/polands-govt-to-run-ad-defending-migrant-policy-before-screenings-of-critical-movie-100894176/
https://www.jihadwatch.org/2023/09/poland-to-run-ad-campaign-to-counteract-migrant-friendly-propaganda-film

* * *

Dar voz àqueles que não têm voz, diz a cineasta... pois é exactamente isso que o governo polaco está a fazer - está, a nível local, a dar voz a todos os Nacionalistas europeus, pois que, até agora, só a perspectiva das Hollands é que se ouve e vê e guincha e martela por toda a comunicação sucial (de súcia) ocidental.

1 Comments:

Blogger lol said...

Esses paises estariam mais seguros longe do oeste ue nato isso sim

29 de setembro de 2023 às 07:07:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home