quarta-feira, setembro 27, 2023

«KALIFAT»


«Kalifat» é série sueca da Netflix que recomendo. Trata-se de uma obra de ficção sobre jovens filhos de imigrantes a viver na Suécia que, manipulados e incitados por islamistas, e completamente desenraizados no contexto civilizacional europeu, marcham para o califado ou Estado Islâmico do Iraque e do Levante, ISIL, também conhecido como Daesh.
Surpreende o argumento e o enredo pela ausência de maniqueísmo e pelo sabor de realismo que consegue criar, sem exageros nem demasiadas inverosimilhanças - tirando, digo eu, a parte em que os serviços secretos suecos entram e saem do califado quase à vontade do freguês, é um bocadito bizarro, ou talvez signifique qualquer coisa, se na realidade for mesmo assim... 
Surpreende, sobretudo, que em momento algum se diabolize o branco europeu, o que, nesta época, é nada menos que absolutamente notável... Por estranho e «simplista» que pareça, aqui os «maus da fita» são mesmo os terroristas, ou pelo menos alguns, mas, mais uma vez, não há diabolizações de espécie alguma na sua caracterização, pelo contrário, até se lhes consegue representar algumas qualidades - são crentes e matam, e levam a matar, porque são como são, a sua coerência com a sua fé é impecável. pelo que fazem o que, de certo modo, não podiam deixar de fazer, a partir do momento em que escolheram o caminho em que vivem.