quarta-feira, junho 21, 2023

PROXIMIDADES GENÉTICAS - PORTUGUESES, LUSITANOS, CELTAS, ITÁLICOS, ILÍRIOS E OUTROS EUROPEUS

https://postimg.cc/1441xtr0



https://postimg.cc/1441xtr0


Agradecimentos a quem aqui trouxe estas listas, baseadas neste estudo: https://www.exploreyourdna.com/studies.aspx
A fazer fé nestes dados, conclui-se que há de facto uma notória semelhança genética entre os actuais Portugueses e os antigos Lusitanos, o que atesta, em certa medida, uma continuidade da população no extremo ocidente europeu desde antes da presença romana. Pode ainda ver-se nesta lista uma proximidade de outros Povos indo-europeus da Europa meridional, nomeadamente do norte de Itália, o que, de algum modo, parece confirmar que a tese de Martins Sarmento tinha um fundo de verdade, a saber, que os Lusitanos «descendiam» dos antigos Lígures (noroeste de Itália).
A proximidade seguinte, dos Iápodes, ou Jápodes, dá também que pensar, visto ser este um Povo que mitologicamente se considerava descendente das Serpentes, o que faz lembrar os Sefes, que por volta de 900 a.c. entraram na Ibéria e vieram a fixar-se onde é hoje o centro de Portugal, e que têm sido identificados com um simbolismo reptilíneo. Sendo os Iapodes da região da Croácia e da Ilíria, tendo sido considerados por Estrabão como uma fusão de Celtas com Ilírios, isto traz-me à memória que uma das teorias sobre a origem dos Lusitanos os relaciona com populações traco-ilírias.
As duas reconstituições seguintes fizeram parte da exibição intitulada  "Japodi, nedovoljno poznati narod" do Museu Arqueológico de Zagrebe. São imagns baseadas nos achados arqueológicos de sepulturas japodes e de tatuagens do folclore usadas pelas mulheres croatas que vivem no território outrora habitado pelos Japodes: 


Atente-se no escudo redondo preso ao peito, como os Lusitanos usavam (segundo Estrabão) e como se pode ver, grosso modo, nas estátuas dos guerreiros lusitano-galaicos; repare-se ainda no punhal à cintura, cujo formato muito o aproxima da chamada «falcata» celtibérica, usada por Lusitanos e não só, arma de tamanho médio-curto em que o corte da lâmina, que é curva, se encontra na parte de dentro da curvatura, como numa foice.

Ainda na lista dos Povos arcaicos, pode verificar-se, como disse acima, que os treze que se seguem aos Lusitanos são praticamente todos da Europa central-meridional, entre a Ilíria e o Danúbio: Iapodes, Panónios, Ilírios, Dácios, que viviam onde é hoje a Roménia e eram parentes dos Trácios, que viviam onde é hoje a Bulgária e que na lista estão um pouco mais abaixo. Uma das principais Deidades trácias é Bendis, Cujo nome é excepcionalmente semelhante ao da Divindade de Cujo culto mais testemunhos se encontraram na área lusitana dos Lusitanos propriamente ditos, a norte do Tejo, que é Bandua/ia; Bendis foi associada à Lua e à caça. É sabido que quando o romano Sertório se tornou líder dos Lusitanos, dizia receber mensagens da Deusa Diana através de uma corça branca, e que isso muito impressionava os Lusitanos, e Bendis tem sido identificada com a grega Ártemis e com a romana Diana, como se sabe.
No que respeita à lista dos Povos contemporâneos, confirma-se a proximidade maior dos Galegos, depois de outros hispânicos, como é natural, a seguir de suíços, o que me parece particularmente interessante visto que, segundo descobri há uns meses, o som «ão», que eu julgava exclusivo do Português, existe, em forma muito aproximada, no Romanche, língua latina falada em parte da Suíça. Na sequência da lista, bate certo que os Galeses estejam perto, seguidos da gente da Cornualha, sendo ambos, Galeses e Córnicos, de origem céltica e do substrato da Europa Ocidental antiga.

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

A segunda imagem, é boa para mostrar aos "iluminados" que dizem que os portugueses são mouros. Nada temos a ver com os marroquinos, até um russo está mais perto.

22 de junho de 2023 às 10:40:00 WEST  
Blogger betoquintas said...

Vê-se como erra grosseiramente. Lusitanos compreende os povos que habitavam a Lusitânia, entre estes os Vascões. Mas não se pode esperar coerência com gente fascista e racista.

24 de junho de 2023 às 21:44:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Essa ainda foi mais estúpida do as tuas barracadas do costume, o que era difícil. Os Vascões estão no outro lado da Ibéria, mais concretamente no actual País Basco ou Euskadi, e nem sequer são indo-europeus. Andas aqui há anos e não há maneira de aprenderes um real caralho, parece que o desespero de me quereres desmentir te afecta a pouca racionalidade que pudesses ter inicialmente na cachola.

24 de junho de 2023 às 22:25:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Lusitanos compreende os povos que habitavam a Lusitânia, entre estes os Vascões."

Para dizeres disparates mais vale não dizeres nada. Tinha que ser do brasil, nunca falha.

24 de junho de 2023 às 23:08:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Bastante interessante, uma notícia/estudo que nunca vamos ver os média a divulgar.

14 de dezembro de 2023 às 17:53:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home