ÁUSTRIA - PARTIDO ANTI-IMIGRAÇÃO ALCANÇA MELHOR RESULTADO DE SEMPRE EM ELEIÇÕES REGIONAIS
A marcha triunfante do Partido da Liberdade Austríaco anti-imigração continua. No domingo, o partido de Direita alcançou o melhor resultado da história do partido nas eleições regionais em Salzburgo, o que consolida uma série de vitórias para um partido que defendeu a imigração estrita, a identidade europeia e o fim das sanções contra a Rússia.
A participação de votos do partido subiu 7,1 pontos percentuais para 25,9%, tornando-o o segundo partido mais forte. O Partido do Povo Austríaco (ÖVP) do governador do Estado em exercício, Wilfried Haslauer, conseguiu defender o primeiro lugar, mas o partido perdeu 7,4 pontos, caindo para 30,4 por cento.
Os parceiros de coligação anteriores do ÖVP, os Verdes e o liberal de Esquerda NEOS, tiveram grandes perdas. O NEOS foi completamente expulso do parlamento estadual depois de garantir apenas 4,1 por cento, o que significa que eles perderam o limite de 5 por cento. Os verdes caíram para 8%, uma queda de 1,3 ponto. Os fracos resultados dos dois partidos significam que a coligação anterior agora não tem chance de se formar.
O já fraco Partido Social Democrata (SPÖ) da oposição continua a perder votos. De facto, os resultados em Salzburgo foram os piores do partido desde 1945. Com 17,9 por cento (-2,2 pontos), perdeu claramente a segunda posição para o FPÖ. No entanto, ainda há uma hipótese de o SPÖ garantir uma maioria de um assento com o ÖVP. Também poderia adicionar os Verdes a esta coligação. A outra opção é governar com o Partido da Liberdade.
O que está por trás do aumento do FPÖ?
O FPÖ é conhecido pela sua forte posição contra a imigração em massa e as sanções contra a Rússia, ao mesmo tempo em que evita soluções de livre mercado propostas por outros partidos de Direita na Europa. Por exemplo, o partido tem planos de combater a especulação imobiliária, impedir que o dinheiro estrangeiro inunde o mercado imobiliário austríaco e apoiar leis que diminuem o poder dos proprietários.
A crise da imigração continua a desempenhar um papel importante no voto do eleitorado, com um número recorde de solicitantes de asilo entrando na Áustria em 2022 . O ÖVP tem sido impotente para impedir um aumento na migração do Médio Oriente, enquanto o seu parceiro de coligação, os Verdes, promove activamente mais imigração para o país.
Ao mesmo tempo, uma crise de custo de vida atingiu a Áustria, em parte devido às sanções contra a Rússia, que o FPÖ lutou para abolir. O partido está até a pedir um referendo nacional sobre as sanções russas e acusa partidos rivais de quebrar a política de neutralidade da Áustria ao dar apoio à Ucrânia.
Estas políticas ajudaram o FPÖ a obter uma série de vitórias em eleições estaduais, como Tirol, Caríntia e Baixa Áustria. Especialistas preveem que o partido tem agora grandes chances de liderar o país após as eleições nacionais de 2024, já que o FPÖ é rotineiramente eleito o partido mais popular em todo o país.
Observadores políticos também observaram que o FPÖ apresenta uma frente unida e, ao contrário de outros partidos de Direita, como a Alternativa para a Alemanha (AfD), não está dividido em várias alas políticas diferentes.
Jovens eleitores lotam o FPÖ
O sucesso do FPÖ foi alimentado por jovens eleitores. Se os eleitores na faixa etária de 18 a 29 anos, bem como de 30 a 59, fossem os únicos grupos votantes, o Partido da Liberdade provavelmente teria garantido a vitória em primeiro lugar. Foi apenas o grupo de mais de 60 anos que o reteve, onde o ÖVP permanece em primeiro lugar.
A outra grande história que saiu de Salzburgo, e que de certa forma até eclipsou a vitória do FPÖ, foi o enorme aumento de votos para o Partido Comunista da Áustria (KPÖ), que não apenas revela o extremo descontentamento entre os Austríacos, mas também a sua vontade de votar em partidos rejeitados pelos grandes média e considerados “radicais” pela imprensa internacional. Os comunistas passaram de basicamente nenhum voto para 11,7%, o que representa um aumento de 11,3 pontos. Os comunistas já têm uma autarca na segunda maior cidade da Áustria, Graz, e tem altos índices de aprovação dos cidadãos.
*
Fonte: https://rmx.news/austria/austrias-anti-immigration-anti-sanctions-fpo-party-continues-victory-run-communists-also-see-huge-vote-surge-in-salzburg-elections/?fbclid=IwAR09llOIAFipToTvKZyKVtrVzXuFxxG614kd50LI7kiXvTLxqTFUiLSYLRs
* * *
Independentemente da lamentável posição do FPO sobre a Ucrânia, do que não há dúvidas é de que a causa anti-imigração alcança cada vez mais apoio popular - porque a Democracia é mesmo assim, tende a dar poder às posições nacionalistas, etnicistas, «racistas»...
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home