quarta-feira, fevereiro 22, 2023

IRÃO - INSPECTORES INTERNACIONAIS ALERTAM PARA ENRIQUECIMENTO DO URÂNIO A CURTA DISTÂNCIA DE UTILIZAÇÃO PARA ARMA NUCLEAR

Inspectores atómicos internacionais no Irão detectaram urânio enriquecido a níveis pouco abaixo do grau de armas nucleares, arriscando uma escalada sobre o programa de expansão de Teerão. A Agência Internacional de Energia Atómica está a tentar esclarecer como foi que o Irão acumulou urânio enriquecido a 84% de pureza - o nível mais alto encontrado por inspectores no país até hoje e uma concentração apenas 6% abaixo do necessário para uma arma. O Irão diz que o seu programa atómico de décadas é para fins pacíficos, mas as potências ocidentais e Israel acusaram-no de trabalhar para uma bomba nuclear. A construção de uma bomba exigiria mais etapas técnicas que até agora não foram detectadas pela AIEA e uma decisão política de prosseguir.
O desenvolvimento foi relatado pela Bloomberg no Soles, citando dois diplomatas seniores. O Irão tinha dito anteriormente à AIEA que as suas centrífugas foram configuradas para enriquecer urânio a um nível de pureza de 60%. O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disse que viu o relatório e está em contacto próximo com a AIEA e os países europeus sobre o assunto, acrescentando que terá mais a dizer quando tiver mais informações, de acordo com comentários feitos a repórteres na Turquia capital, Ancara, na Lues.
O desenvolvimento ocorre quando o Irão está cada vez mais isolado do Ocidente, as negociações nucleares com as potências mundiais estão suspensas e as tensões regionais se intensificaram. Israel culpou o Irão por um ataque de 10 de Fevereiro a um petroleiro no Mar Arábico, que o Irão negou. Aconteceu cerca de quinze dias depois de um ataque de drones a um depósito de armas perto da cidade de Isfahan, no Irão, que Teerão atribuiu a Israel, o mais recente incidente numa série de suspeitas de ataques na mesma moeda.
O Irão também enfrentou condenação generalizada pela sua repressão mortal em grandes protestos e os EUA e a União Europeia endureceram as sanções contra o Irão por causa do seu apoio militar à guerra da Rússia contra a Ucrânia.
Os inspectores precisam de determinar se o Irão produziu intencionalmente o material ou se a concentração foi um acúmulo não intencional dentro da rede de tubos que conecta as centenas de centrífugas de rotação rápida usadas para separar os isótopos. É a segunda vez neste mês que os monitores detectam actividades suspeitas relacionadas com enriquecimento de urânio.
Em entrevista de 23 de Janeiro, o enviado dos EUA para o Irão, Robert Malley, disse que Teerão estava "a apenas algumas semanas de ter urânio suficiente para armas", mas dar o passo seguinte para desenvolver uma arma real é "uma questão diferente" e até agora os EUA não tinham evidência disso. 
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irão disse que as alegações mostram que a agência atómica das Nações Unidas está-se "a distanciar da sua conduta profissional" e que o Irão está comprometido com os seus acordos com o órgão e com os termos do tratado de não proliferação nuclear.
Nasser Kanaani disse a repórteres na Lues que os planos ainda estão em andamento para organizar uma próxima visita a Teerão pelo director-geral da AIEA, Rafael Mariano Grossi.
No Soles, uma autoridade nuclear iraniana negou que o Irão tivesse enriquecido urânio além de 60% de pureza "até agora" e descartou o desenvolvimento como "uma difamação e uma distorção dos factos". "A existência de partículas de urânio acima de 60% não significa o mesmo que enriquecimento acima de 60%", disse Behrouz Kamalvandi, porta-voz da Organização de Energia Atómica do Irão, à estatal Agência de Notícias da República Islâmica. A AIEA respondeu no Soles e disse que está a discutir com o Irão os resultados das recentes actividades de verificação da agência e informará o seu conselho de administração conforme apropriado, de acordo com um tweet citando Grossi.
A AIEA está a preparar o seu relatório trimestral de salvaguardas do Irão antes de uma reunião do Conselho de Governadores a 6 de Março em Viena, onde o trabalho nuclear da nação do Golfo Pérsico terá destaque na agenda.
O Irão não apresentou os formulários exigidos declarando a sua intenção de aumentar os níveis de enriquecimento de urânio em duas instalações perto das cidades de Natanz e Fordow, de acordo com um diplomata.
Mesmo que o material detectado tenha sido acumulado por engano devido a dificuldades técnicas na operação das cascatas das centrífugas - algo que já aconteceu antes -, isto ressalta o perigo da decisão do Irão de produzir urânio altamente enriquecido, disse o outro diplomata. A AIEA disse repetidamente que níveis de apenas 60% são tecnicamente indistinguíveis do nível necessário para uma arma nuclear. A maioria dos reactores de energia nuclear usa material enriquecido com 5% de pureza.
Um acordo nuclear entre o Irãop e as potências mundiais foi desfeito depois de o então presidente Donald Trump retirar os EUA em 2018 e restabelecer as sanções. Em resposta, as autoridades iranianas expandiram o programa nuclear do país. Teerão nega que esteja a tentar construir ogivas atómicas, mas teme-se que possa desenvolver a tecnologia para fazê-lo, o que impulsionou anos de diplomacia que levaram ao acordo com as potências mundiais.
Grossi chamou ao acordo atómico "concha vazia" no mês passado e disse que o Irão tem material nuclear suficiente para várias armas, caso tome a decisão política de seguir em frente.
*
Fontes:
https://financialpost.com/pmn/business-pmn/iran-nuclear-inspectors-detect-uranium-enriched-to-84-purity
https://www.jihadwatch.org/2023/02/iran-international-nuclear-inspectors-alarmed-to-find-uranium-enriched-to-84-purity-now-in-talks?fbclid=IwAR3MmzUpResToztglo2WI0AQu3ZFdH3cMWOLWO6PjIVX_Hy0gZk5Wy-SQhg

* * *

Israel vai ter de agir rapidamente, se quiser conservar alguma da pouca tranquilidade de que hoje usufrui... para que não haja mais um país muçulmano e apoiante declarado do terrorismo (Hezbollah) a adquirir armas nucleares.

1 Comments:

Blogger lol said...

O impacto dos jews na demografia boreana extinta em 2150 e muito pior o leste nukar juda ny bruxelas ia lavar a honra boreana

24 de fevereiro de 2023 às 06:43:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home