FERÁLIA - CELEBRAÇÃO DOS ANCESTRAIS DA LATINIDADE
21 de Fevereiro é, no calendário romano, a data da celebração da Ferália, cerimónia pública destinada a honrar os Manes, os bons espíritos dos antepassados mortos que velam pelos vivos. É o culminar do período de honra aos Manes, período este iniciado com a Parentália (13 de Fevereiro). Oferecia-se comida nas tumbas dos ancestrais.
Fazem-se oferendas de vinho, água, leite, mel, azeite e sal em peças de cerâmica colocadas em santuários localizados em encruzilhadas, decorados com flores.
Ovídio descreve a propósito desta celebração o ritual que nesta ocasião uma idosa alcoolizada fazia oferendas a Tácita, Deusa silenciosa.
Nesta data, último dia da Parentália, os templos de Roma abriam ao meio-dia.
Há quem diga que este dia era consagrado a Júpiter no Seu aspecto de Jupiter Feretrius.
5 Comments:
Isto está bonito, está:
https://www.youtube.com/watch?v=5ldbgCAETpo
O que dizes, Caturo?
Claro que a culpa de não haver mais negros a tirar o curso de Medicina é dos brancos racistas, há que facilitar-lhes a vida e passá-los de qualquer maneira, se depois forem tratar brancos e houver brancos a morrer devido à incompetência de tais doutores, pois paciência, são mais uns quantos danos colaterais da Diversidade dos quais «ninguém» vai ouvir falar...
Eles odeiam existir brancos querem substituir brancos em tudo
Ó Caturo, não vês que a diversidade tem de ser tratada pela diversidade, ou seja, por alguém que está em sintonia com a sua experiência de vida e cultura, e facto de ser vitima do homem branco?
Sim, e ir ser vítima do homem branco na própria terra do homem branco, isso então precisa mesmo de tratamento, porque é masoquismo patológico... ou só despudorada chico-espertice.
Enviar um comentário
<< Home