INGLATERRA - ESTUDANTE DE ENFERMAGEM MUÇULMANO PREPARAVA ATENTADO EM HOSPITAL
Um estudante de enfermagem compareceu ao tribunal acusado de planear um ataque terrorista em base da RAF depois de supostamente ter sido encontrado com uma bomba de panela de pressão do lado de fora de um hospital em Leeds.
Mohammad Farooq, 27, foi supostamente inspirado pelo Islão radical e pela Jihad quando realizou “reconhecimento hostil” da base militar em Yorkshire a 10 e 18 de Janeiro, após realizar pesquisas online.
Os promotores dizem que ele escolheu o alvo por causa do incentivo online para realizar um ataque de “lobo solitário” no local.
Diz-se que Farooq construiu uma bomba viável feita de uma panela de pressão, 13,7 quilos de uma mistura caseira de baixo explosivo e um pedaço de fusível pirotécnico.
Ele foi preso na madrugada da última sexta-feira em frente à maternidade do St James's University Hospital, em Leeds, onde deveria trabalhar em turno.
Diz-se que Farooq disse a um homem que “tinha vontade de matar toda a gente” antes de mostrar-lhe uma arma, depois disse à polícia que tinha uma bomba.
As suas acções no hospital não teriam sido motivadas por terrorismo, mas por rancor contra outro membro da equipa.
Farooq, de Leeds, compareceu ao Tribunal de Magistrados de Westminster na sexta-feira de uma esquadra de polícia em Bradford vestindo um agasalho cinza. Falou para confirmar o seu nome, endereço e data de nascimento, mas não foi solicitado a entrar com os fundamentos das três acusações que enfrenta.
Farooq é alvo de uma acusação de envolvimento em conduta com a intenção de cometer actos de terrorismo entre 12 de Julho do ano passado e 20 de Janeiro.
O promotor Mark Luckett disse que supostamente tinha instruções para montar um dispositivo explosivo caseiro, comprou equipamentos e fez a bomba, pesquisou a base da RAF online e engajou-se no reconhecimento do suposto alvo.
Ele também é acusado de posse de uma substância explosiva – ou seja, 13,7 kg de uma mistura caseira de baixo poder explosivo, uma panela de pressão e um pedaço de estopim pirotécnico – a 20 de Janeiro com a intenção de colocar em risco a vida ou causar ferimentos graves à propriedade.
Farooq enfrenta mais uma acusação de posse de uma arma de fogo de imitação: uma pistola semi-automática Gediz 9mm PAK; com a intenção de causar medo de violência na mesma data.
Não houve pedido de fiança e o magistrado-chefe Paul Goldspring manteve-o sob custódia antes da sua próxima aparição no Old Bailey na próxima sexta-feira.
O detective-chefe superintendente James Dunkerley, chefe do policiamento anti-terrorista do Nordeste, disse, depois de Farooq ser acusado, “Entendemos que as pessoas podem ter preocupações após a detenção da semana passada e as acusações resultantes. “Para o policiamento anti-terrorista e seus parceiros, a segurança pública continua a ser a nossa prioridade em todos os momentos e uma investigação extensa e minuciosa levou às acusações apresentadas hoje.
“Estas investigações confirmaram a nossa avaliação inicial de que este foi um incidente isolado.
“Estamos convencidos de que actualmente não há evidências de um risco aumentado para o público, nas nossas comunidades ou no património hospitalar do Reino Unido, em conexão com esta investigação.
“Apesar disso, o nível de ameaça do Reino Unido permanece substancial e a história mostrou-nos que não podemos ser complacentes.
“A vigilância pública é inestimável no apoio aos esforços do policiamento anti-terrorista e seus parceiros para proteger de danos a nossas comunidades.
“Todos os anos, milhares de relatórios do público ajudam a polícia a responder com antecedência a actividades potencialmente suspeitas.
“Se vir ou ouvir algo que não pareça certo, confie nos seus instintos e aja, relatando à polícia em sigilo em gov.uk/ACT. Em caso de emergência, disque sempre 999.
“Somos gratos pelo apoio que recebemos do público durante esta investigação. Gostaríamos de agradecer particularmente à equipa e aos pacientes do St. James's Hospital pela sua paciência e cooperação durante a interrupção na última sexta-feira.”
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home