terça-feira, janeiro 31, 2023

BÉLGICA - MAIS UM «MALUQUINHO» DE MAFOMA ESFAQUEIA ENQUANTO GRITA POR ALÁ

Conforme confirmado pelo Ministério Público de Bruxelas nesta noite, Lues, 30 de Janeiro, um homem de 30 anos está sob custódia da polícia depois de esfaquear três pessoas. O incidente ocorreu na estação de metro Schuman, na capital belga, Bruxelas.
Um dos atacados está em estado crítico, os outros dois estão feridos. O ataque com faca ocorreu na estação localizada logo abaixo da sede da Comissão Europeia na cidade.
O Ministério Público disse que não há suspeita de terrorismo como motivação. Isto foi contradito por outros relatos de testemunhas que afirmaram que o suspeito gritou 'Allahu Akbar' antes de cometer os ataques.
Segundo o euronews.com, os serviços de emergência receberam um pedido de envio de duas ambulâncias às 17h48 locais. Os polícias foram até ao local e o suspeito foi detido.
A STIB-MIVB, empresa de transporte público da cidade, confirmou que a estação tinha sido fechada ao público após o incidente.
Philippe Close, autarca de Bruxelas, twittou: “Ataque com faca na estação Schuman: a cooperação com várias forças policiais federais e @zpz_polbru garantiu que o perpetrador pudesse ser preso rapidamente”.
Uma testemunha disse à Euronews que o ataque se desenrolou dentro de um vagão do metro quando o agressor esfaqueou uma mulher com uma faca e pediu aos passageiros que saíssem.
Uma testemunha ocular chamada Salaheddine disse à Euronews: “Entrei no vagão do metro, as portas fecharam-se e, num momento, vi uma multidão a sair e a gritar”. Continuou: “O que aconteceu foi que era um homem com uma faca. Ele esfaqueou, pelo que entendi, uma mulher e depois quis-nos atacar. O que ele queria, principalmente, era que descêssemos da carruagem e ele ficasse sozinho esperando a polícia”.
“Mas apesar de tudo, como sabem, nesta estação há muitas tensões, etc., por isso as pessoas, os passageiros, descem e por isso encontram-se à frente deste senhor e por isso torna-se um pouco violento”, acrescentou.
“Emoção no distrito europeu. Pensamentos calorosos para as vítimas. Obrigado às forças de segurança @zpz_polbru”, tuitou o presidente do Conselho Europeu,  Charles Michel. Os seus escritórios estão localizados no prédio logo acima da estação de metro onde ocorreram os ataques.
*
Fonte: https://euroweeklynews.com/2023/01/30/three-injured-in-mass-stabbing-incident-at-brussels-metro-station-in-belgium/