RELEMBRANDO A PRIMEIRA GRANDE VITÓRIA EM BATALHA NAVAL CONTRA O VENENO DO ISLÃO NO ÍNDICO
A 2 de Janeiro de 1501 termina a Primeira Batalha de Cananor, que foi a primeira grande batalha naval portuguesa no Oceano Índico. Neste embate, as forças navais portuguesas em desvantagem numérica, sob o comando do galego João da Nova, bateram as dos Samorim de Calecute.
De notar que os muçulmanos da zona tinham persuadido os mercadores nativos de Kerala a não fazerem comércio de especiarias e têxteis com os Portugueses. A frota de cento e oitenta - ou duzentos e vinte embarcações, incluindo pelo menos quarenta navios de grande porte, enviada de Calecute - Kozhikode - estavam cheias de muçulmanos, apostados em impedir que os navios portugueses carregados de mercadorias regressassem à Europa. Contra tal poderio, as quatro carracas portuguesas provaram a superioridade do seu poder de fogo.
*
Fontes:
- https://en.wikipedia.org/wiki/First_Battle_of_Cannanore
- https://en.wikipedia.org/wiki/Zamorin_of_Calicut#Relations_with_the_Portuguese
* * *
O Samorim até era um monarca hindu e tinha boas relações com Portugal, mas a presença islâmica envenenou o cenário e levou ao conflito. Directa ou, neste caso, indirectamente, o Islão configurou-se sempre como inimigo mortal da Europa.
2 Comments:
Interessante!
https://www.youtube.com/watch?v=WXOjaZZpggM&t=119s
Gente isso foi pior que diu?centenas vs 4?nao e possivel nem 300 da grecia cada navio tuga tinha mil bocas de fogo?os navios do leste nao tinham?
Enviar um comentário
<< Home