quarta-feira, agosto 03, 2022

REINO UNIDO - FILHA ESCAPA A PRISÃO DEPOIS DE TER FEITO UM FUNERAL PAGÃO AO PAI DE FORMA ILEGAL



Uma filha que realizou os desejos do seu pai, dando-lhe um enterro ilegal ao estilo pagão na floresta, foi poupada à prisão.
Eirys Brett, 31, realizou o enterro secreto no campo com o seu parceiro Mark Watson, 46, mas infringiu a lei ao não registar legalmente a morte do seu pai, Donald.
O Tribunal da Coroa de Merthyr Tydfil ouviu que o Sr. Brett tinha pedido para ser enterrado num bosque perto da sua casa de quinta, em estilo medieval não-cristão.
A polícia descobriu que vários itens foram enterrados com o corpo, incluindo materiais artísticos, poemas e flores. 
O promotor Tom Scapens disse que a causa da morte de Brett foi uma doença pulmonar, mas que ele também sofria de câncer de próstata. 
Scapens disse: “Donald Brett revelou-se uma pessoa não-conformista na sua abordagem à vida. Viveu de uma forma única. “Ele não procuraria atendimento médico ou aconselhamento, a menos que fosse completamente inevitável e, se tivesse que procurar tratamento, permitiria apenas a intervenção mínima. Isto é confirmado por notas médicas e declarações ao longo da investigação. 'Donald Brett era uma personagem forte e as evidências mostraram que ele foi firme em expressar os seus desejos aos réus sobre como queria morrer e como desejava ser enterrado.
“Os réus realizaram esses desejos por amor e lealdade a Donald Brett, mas também porque os seus desejos concordavam com os seus próprios pontos de vista sobre uma pessoa que deveria viver e receber atenção médica.
'Eles foram extremamente equivocados, mas não foi mal-intencionado.'
Defendendo, Nicholas Gedge disse: “É claro que isto foi algo que aconteceu por lealdade e amor. Foi mal orientado, mas não nasceu de nada além de amor e lealdade. Ela é de bom carácter.
“Nos dias que antecederam a sua morte, Donald Brett estava, sem dúvida, em condições extremas de saúde e com dores excruciantes. Eles não ignoraram os seus desejos e levaram-no para o hospital quando deveriam ter feito isso, mas, novamente, não fizeram isso com intenção maliciosa, e sim porque tinham opiniões equivocadas e graves e uma lealdade ao Sr. Brett.
O Juiz Gregg Bull QC disse-lhes: 'Você teve todo o cuidado ao enterrá-lo. Este não foi um enterro apressado na calada da noite de alguma maneira dissimulada. A maneira como ele foi enterrado mostrou que você o amava, e eu levo isso em consideração.
"Parece-me que terei de decretar uma sentença de prisão porque o público exige que os mortos sejam tratados de maneira decente."
— Vocês são um casal amoroso que enfrentou a morte do pai de Miss Brett por causas naturais. Por causa dos seus respectivos estilos de vida, esperava-se que ele pudesse ser enterrado com um método não convencional.
— Você escolheu dar-lhe os seus últimos ritos no que pode ser melhor descrito como uma espécie de funeral pagão.
— Toda a gente tem direito às suas crenças e não faço comentários sobre as vossas. Mas você deveria ter feito isso de uma maneira diferente.
“Você poderia ter alcançado o mesmo objectivo seguindo a lei e não é simplesmente onde você acha ou onde ele acha apropriado, mas onde você tem permissão para enterrá-lo e registar a morte – essas foram as duas coisas que você não fez.'
O casal, de St Harmon, perto de Rhayader, Powys, recebeu penas suspensas de quatro meses.
*
Fonte: https://www.dailymail.co.uk/news/article-11070123/Daughter-gave-father-illegal-Pagan-style-burial-woodland-avoids-jail.html