quarta-feira, agosto 31, 2022

ESPANHA - RITUAL EM HONRA DE CERES E PROSÉRPINA


Desta vez, mostramos-vos as fotos da recreação que realizámos em Valeria (Buenca) do culto greco-romano a Ceres e Prosérpina, com a colaboração das Associações de Saguntum Civitas e Asociación Cultural Cruz de Mayo às quais agradecemos por nos ajudarem a preparar e realizar isto.
Este culto consistia na festa celebrada pelas parteiras recordando o encontro de Deméter (Ceres) com a Sua filha Perséfone (Prosérpina), que tinha sido raptada por Plutão. Comemorava-se a festa com vestes pretas ou de luto acompanhada de golpes no peito e lamentos de mulheres por Prosérpina desaparecida. É por isso que em cada cruzamento, se abaixam para gritar o nome da filha de Ceres e procurá-La.
A alusão mais directa de Juvenal deve ser à procissão chamada aniversário sagrado de Ceres, que desde a época da Segunda Guerra Púnica (especialmente depois do desastre de Cannas em Agosto) as mulheres romanas celebravam neste mês quente. Sem dúvida alguma as mulheres que participaram na procissão vestiam-se de sacerdotisas de Ceres e apertavam as suas cabeças com as ínfulas da Deusa. É também este feriado ligado aos elementos de fertilidade, por isso as mulheres mostravam alguns pénis e gritavam obscenidades à Deusa.
Capa a Deusa num andor, vestida de luto, é levada para o local de encontro final, o templo, onde se situaria Prosérpina. Lá, as mulheres usariam o andor para mudar a roupa da Deusa para celebrar a descoberta. Finalmente, celebrar-se-ia o sacrifício de uma porca em homenagem a Ceres, terminando assim o ritual.
(...)
*
Fonte: https://www.facebook.com/mosreligiosusMR/photos/pcb.2443974132424926/2443973855758287/