terça-feira, novembro 30, 2021

ISRAEL - MUSEU DO HOLOCAUSTO SUPRIME FOTO DE MUFTI COM HITLER

Gostaria de apresentar um notório general da SS nazi, um importante clérigo muçulmano e pai de uma nação - tudo em um. Esta pessoa é Haj Amin al Husseini.
Husseini foi o poderoso patriarca do principal clã árabe da Palestina na primeira metade do século XX. Usou o seu poder político e influência religiosa com o motivo da sua vida - o assassinato de judeus.
Numa tentativa de "popularizar" o Mufti de Jerusalém", os Britânicos nomearam-no para uma posição oficial de poder e responsabilidade. Não funcionou. Isto apenas lhe deu a plataforma e o prestígio para prosseguir na sua paixão de matar judeus."
Conseguiu-o em várias ocasiões, principalmente ao instigar o massacre bárbaro de dezenas de famílias judias em Hebron em 1929. (Observação: em 1929, não havia "ocupação do apartheid" sionista, nem "territórios ocupados" nem "colonos"; apenas judeus de todas as idades que vivem em Hebron e foram horrivelmente mortos pelos seus vizinhos).
Simpatizante do Nazismo, fugiu da Palestina controlada pelos Britânicos durante a guerra. Liderou um golpe nazi em Irag, onde instigou o sangrento pogrom "Farhud" contra a comunidade judaica do Iraque.
Fugiu então para a Alemanha, onde foi nomeado general honorário da SS por Himmler e começou a fazer tudo o que podia para ajudar o regime de Hitler a matar judeus. Dirigiu-se ao mundo árabe pela rádio de Berlim, ganhando enorme apoio para os nazis. Levantou divisões de muçulmanos que lutaram no exército nazi. Uma das suas tarefas era vigiar para que os judeus não escapassem dos comboios para os campos de extermínio.
Husseini interveio num acordo que teria economizado um comboio cheio de crianças judias para um suborno. Husseini não permitia que uma criança judia escapasse das câmaras de gás.
Juntamente com Himmler, visitou os campos de extermínio e traçou planos para construir uma "instalação" no vale de Dotan, em Samaria, onde meio milhão de judeus da Palestina seriam gaseados assim que Rommel derrotasse os Britânicos. Eichmann foi citado como tendo dito: "Sou um amigo pessoal do Grande Mufti. Prometemos que nenhum judeu europeu entraria na Palestina."
Após a guerra, o general SS Husseini encontrou refúgio na Síria contra o julgamento de crimes de guerra. Onde quer que aparecesse no mundo árabe, era recebido como um herói e mentor. As suas credenciais nazis juntamente com a sua posição clerical foram o cartão de visita que abriu todas as portas no mundo árabe.
Yasar Arafat chamou-lhe "o pai do Povo Palestino". O presidente da autoridade da AP, Abbas, repetiu este elogio.
Yad Vashem, o mais importante museu e memorial do Holocausto do mundo, tinha uma grande foto de Husseini com Hitler numa das paredes. Do lado oposto havia uma foto de soldados judeus da Palestina a oferecerem-se como voluntários no exército britânico na "Brigada Judaica". O contraste era claro.
Eu digo que sim, porque quando o Yad Vashem foi reformado e ampliado em 2005, a foto de Hitler-Husseini não entrou no novo museu.
Como guia turístico desde 1980, visitei o antigo museu várias vezes e lembro-me claramente como os meus turistas ficaram chocados com a dupla na foto.
No novo museu, em vez da foto de Husseini-Hitler, há uma bem menor, de Husseini e Himmler, num canto escuro que ninguém vê.Finalmente localizei-o.
Quando escrevi ao Yad Vashem e perguntei porque removeram eles a foto do novo museu, disseram-me que o novo museu "se concentra mais nas vítimas e menos nos perpetradores". No entanto, a poucos metros da pequena foto de Husseini-Himmler está uma parede inteira de perpetradores - os arquitectos da "Conferência de Wannsee" que traçou os planos para o Holocausto.
Perguntei a vários guias oficiais locais do Yad Vashem sobre a foto. Ou eles não sabiam ou disseram que era político e não discutiram o assunto com os visitantes. Ficaram incomodados com a minha pergunta.
Perguntei-me se associar árabes palestinos aos nazis já não era politicamente correcto desde os acordos de Oslo com Arafat em 1993.
Tudo isto aconteceu há alguns anos. Senti então que estava lutando contra moinhos de vento sozinho e deixei então os meus esforços em pausa.
Hoje há um novo presidente do Yad Vashem,
O Sr. Dani Dayan assumiu o cargo com credenciais de "Direita"; renovei então os meus esforços. Escrevi-lhe a pedir-lhe que devolvesse a foto e solicitei uma reunião com ele sobre o assunto. Foi-me recusado um encontro e disse-me que não haveria alterações.
Em seguida, incentivei as pessoas a escreverem para Yad Vashem e pedirem que a foto fosse devolvida. Os escritores das cartas foram feitos para entender que nunca existiu tal foto. Os e-mails começaram a voltar para os remetentes. Perguntei ao Yad Vashem e fui informado que eles mudaram o endereço de e-mail. Disseram-me o novo e a campanha de cartas foi retomada.
Em meados de Novembro de 2021, o Sr. Dayan discursou numa sinagoga bem conhecida e rica em Westhampton, NY. Meu irmão, um membro da comunidade, abordou o Sr. Dayan e contou-lhe sobre a minha preocupação. Disse que estava ciente disso e assegurou-lhe que não é político. O meu irmão perguntou se ele se iria encontrar comigo. Ele concordou e recebi um telefonema do seu escritório para uma reunião. Na reunião, Dayan disse-me que não se encontrou comigo antes porque não gostou do tom das cartas que lhe foram escritas. Disse-me que "ninguém lhe dará um sermão sobre sionismo e amor a Israel. As suas credenciais falam por si mesmas". Isto é verdade, por isso eu tinha expectativas.
Alegou que eu não estava interessado em registos históricos, mas na política do conflito árabe-judaico. Disse-lhe que eram as duas coisas, que ele não aceitou. Acrescentou que Yad Vashem não é um museu do conflito árabe-judaico, que Husseini desempenhou apenas uma pequena parte no Holocausto e não garantiu mais espaço do que tem no museu.
Disse-me que está no comando e não vai trazer a foto de volta, se é que alguma vez houve uma. A sua assessora acrescentou: “Nunca existiu uma foto assim.” Perguntou-me se eu tinha prova fotográfica e eu lembrei-lhe que é proibido trazer câmaras para o museu. Perguntei-lhe se os muitos testemunhos assinados de guias veteranos que eu reunir é prova suficiente e ela disse que era uma possibilidade.
O Sr. Dayan estava frustrado por eu me manter firme na minha posição. Disse-lhe que há um número crescente de pessoas, judeus e não judeus, que querem que a verdade não seja escondida no Yad Vashem e a foto foi devolvida. Pediu que eu deixasse o seu escritório.
Pretendo continuar os meus esforços para trazer toda a verdade de volta ao Yad Vashem. A correcção política não me vai me impedir. "Judeus, israelitas e árabes" é meu novo livro que lança luz sobre o actual estado das coisas em Israel e em lugares como "Yad Vashem".
*
Fonte: https://www.israelnationalnews.com/News/News.aspx/317677

* * *

Um mufti é uma suprema autoridade religiosa do Islão. Este, necessariamente um grande conhecedor e sacerdote, tem a sua própria noção do que é ser-se pacífico, se for verdade que o Islão é religião dos fortes...
Todavia, nada disto se diz, tudo se isto se oculta, porque só os Europeus é que têm de ser «envergonhados» pelo passado...